Artigos Anteriores

ANALFABETISMO VIRTUAL

ANO XIV - Nº 007/14 -

OPINIÃO

O PONTOCRITICO.COM, há quase dez anos atrás, teve o seu domínio registrado na poderosa rede de comunicação virtual (internet), com um único propósito: ser um meio de comunicação de pura opinião. Uma e-opinion, no jargão dos internautas. Esta decisão teve como motivo maior o fato de que a internet, mais do que sabido hoje, fez com que as notícias se transformassem em meras commodities, encerrando, assim, um período em que um ou outro meio de comunicação fosse o dono de alguma novidade.

TEMPO REAL

Uma vez que todos os meios de comunicação que se destinam a dar notícias passaram a informá-las em tempo real, os fatos e fotos noticiados passaram a exigir, por parte dos leitores, o máximo de opiniões sobre os assuntos explorados, ou não, pela mídia.

GRUPO SELETO

Esse grupo seleto de leitores, que passaram a usar preferencialmente a internet, tanto por formação educacional quanto por renda, mesmo com o crescimento fantástico que vem acontecendo a cada ano, ainda é considerado um público reduzido, elitizado. O que, em princípio, dava uma idéia de que essas pessoas deveriam ter maior capacidade de discernimento sobre os temas mais importantes.

ANALFABETISMO FUNCIONAL

No entanto, diante de certas manifestações que recebo, pontualmente, principalmente quando as minhas opiniões tratam de temas que envolvem decisões de governo, ou por falta delas, percebo uma preocupante presença de analfabetismo virtual, nos mesmos níveis do analfabetismo funcional, de leitores que imaginava bem mais esclarecidos.

IDEOLOGIA E PAIXÃO

Um sinal que reputo muito grave, pois a ideologia impregnada, somada à paixão por governos e governantes socialistas, impede a interpretação correta dos textos editados no Ponto Crítico. Mesmo com exemplos gritantes de inúmeros países que já desistiram das idéias do atraso.

CONTESTAÇÃO ABSURDA

O que me espanta mais neste contexto de contrariedade, que em tese deveria ser algo normal e pacífico, é a desconsideração e a confusão. Há quem, depois de ter lido a opinião publicada não peça mais esclarecimentos. Ao contrário, pela forma contestada, fica claro que não conseguiu interpretar a edição depois de lida.

LULA E FHC

Confesso que nesses caso fico com grande dificuldade para explicar o que o leitor contrariado não aceita. Mesmo que exponha uma verdade incontestável, provada ? TIM TIM por TIM TIM-. Alguns exigem que faça críticas a FHC da mesma forma com que critico o presidente Lula. Como se já não tivesse feito isso lá atrás, quando o ex-presidente ainda estava à frente do Executivo.

ELITE PENSANTE

Ou seja, Lula deve errar só porque FHC também errou. Esses analfabetos virtuais, ideologicamente apaixonados, querem uma competição de erros e não de acertos, como exige a sociedade pensante. Aquela elite que outrora imaginei navegando na internet.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • PROGRAMA ESTRUTURANTE
    A governadora Yeda Crusius, do RS
  • SINMETAL
    No dia 02 de agosto, na Ass. Leopoldina Juvenil, P.Alegre, às 20h, acontece a solenidade de posse na diretoria do Sinmetal, com Gilberto Petry na presidência.
  • BASILÉIA 3
    O Comitê de Supervisão Bancária da Basiléia, que integra os principais reguladores mundiais, chegou a mais um acordo sobre um novo pacote de regulação do setor bancário, denominado Basiléia 3, com o objetivo de aumentar a resistência a possíveis crises. Com isso, certos ativos, como participações minoritárias em companhias financeiras, podem vir a ser aceitos para determinar o capital dos bancos.
  • DÉFICIT JÁ COMENTADO
    Dias atrás fiz um comentário sobre o perigoso Déficit das Transações Correntes. Ontem saiu o resultado do primeiro semestre, cujo rombo é de US$ 23,7 bi, contra US$ 24,3 bi de todo o ano passado. Que tal?

FRASE DO DIA

É TRISTE FALHAR NA VIDA. PORÉM, MAIS TRISTE AINDA É NÃO TENTAR VENCER.

Roosevelt