Artigos Anteriores

A SOCIEDADE FOI DERROTADA

ANO XIV - Nº 007/14 -

EQUÍVOCO DA IMPRENSA

Ao contrário do que a imprensa do RS está informando, a derrota imposta, ontem, pela Assembléia Legislativa do RS, na pretendida redução de gastos para o próximo governo, não foi à governadora Yeda Crusius. Quem foi derrotado, mais uma vez, foi a sociedade gaúcha que vai precisar pagar a conta. Salvo, naturalmente, os imperiais políticos e os funcionários do Ministério Público e Judiciário.

DEMOLIÇÃO

Com esta penalidade orçamentária, a demolição do Pacto pelo Rio Grande já começou. O governo eleito nem tomou posse e o Pacto já está reduzido a 88% das diretrizes propostas. Esta facilidade para o desmonte, e a fraca intenção dos políticos em perseguir objetivos importantes, necessários e minimamente indispensáveis, identificam o nosso preparo para o caos. E tem gente que acredita que uma boa reza resolve.

FALTA DE PROPÓSITO

Esta falta de propósito para enfrentamento das doenças crônicas que afetam as contas públicas do RS, por incrível que pareça não é percebida com clareza pelos nossos políticos. É curioso que todos se juntam para dizer que precisamos renegociar a dívida do Estado junto à União. Para não pagar as contas, ou prorrogá-las, sempre há entendimento.

ADEPTOS DO CALOTE

Ora, os credores estão muito vigilantes e percebem tudo o que acontece. Quem não mostra qualquer capacidade para atuar em defesa das contas públicas não pode demonstrar autoridade suficiente para pedir qualquer tipo renegociação. São muito mais adeptos do calote e da má gestão. Estado assim não merece crédito nem investimento.

INTEIRO SUL CAÓTICO

Atitudes como estas que estamos vivenciando no RS registram e explicam a situação da metade sul do Estado. Metade? Hoje o território complicado já representa mais de 2/3 do RS. E a cada dia a participação do caos regional é maior. Em breve, o que é hoje chamado de metade sul subdesenvolvida será o inteiro sul caótico. Já, já.

PAÍS DAS ONGs

Não sei se vai sair a CPI das ONGs. Mas que a coisa está séria e complicada, isto é uma verdade. Segundo consta nos levantamentos feitos recentemente, mais de 160 mil ONGs recebem dinheiro público, da União. Foram gastos mais de R$ 14 bilhões só nos últimos quatro anos. No governo Lula. Só para esclarecer: o crescimento do número dessas instituições foi de 1180% desde 2002. Vamos montar uma ONG para viver às custas da Petrobrás e do Banco do Brasil?

BORRACHA

Será realizado na próxima terça-feira, 28, na Churrascaria Barranco, Porto Alegre, às 12h, o almoço de lançamento, para a imprensa, da IX Jornadas Latino-Americanas de Tecnologia da Borracha. O RS foi escolhido para sediar o encontro devido ao fato de contar com o único Arranjo Produtivo Local (APL) da borracha da AL, compreendendo as áreas de tecnologia, formação profissional, fabricação de matérias-primas, máquinas e equipamentos, indústrias transformadoras e insumidoras finais.

POSSE NOVA DIRETORIA

Dia 30, em jantar festivo, o Simecan empossa a nova diretoria. No Salão Nobre da CICS, em Canoas , RS, às 20h.

ANGUS

Dia 30, a festa comemorativa dos 100 anos do ingresso da Raça Angus no Brasil. A Associação Brasileira de Angus fará, na ocasião, o III Leilão Angus Nova Era. No Country Club, Porto Alegre, às 20h.

HOMENAGEM A FRIEDMAN

Nesta segunda-feira, 27, o economista norte-americano Milton Friedman, ganhador do prêmio Nobel de Economia de 1976, falecido neste mês, será homenageado pelo Instituto Liberdade do RS (IL-RS) e pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) em um jantar-debate que será realizado, às 19h30, no Ritter Hotel, em Porto Alegre. O evento terá palestra do economista gaúcho Roberto Camps Moraes ? professor universitário com Ph.D. in Economics Vanderbilt University USA, que falará sobre ?As contribuições de Milton Friedman ao pensamento moderno?.

FACULDADE

Robôs, equipamentos de automação industrial, sistemas de telecomunicação e computadores de última geração vão fazer parte da rotina dos estudantes da Faculdade de Tecnologia Senai POA (Fatec), inaugurada ontem, 23, pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Aprovada pelo Ministério da Educação, as atividades iniciarão em 2007 com dois cursos: Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e Tecnologia em Automação Industrial.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

SABER PENSAR É SABER MELHORAR...

Desconhecido