Artigos Anteriores

A OEA É UM DEMÔNIO

ANO XIV - Nº 007/14 -

BOA VONTADE

Ontem, em Honduras, todos os chanceleres dos 34 países da OEA admitiram, num gesto de boa vontade, o retorno de Cuba ao sistema interamericano. Agora, para que isto se confirme, só depende do ditador Raúl Castro.

FERRAMENTA AMERICANA

O governo ditatorial cubano, por coerência, para manter o discurso e a inimizade com os EUA, já deixou claro que não quer saber da OEA, intitulada de Ferramenta Americana.

CAVALO DE TRÓIA

Para arrematar, o líder comunista Fidel Castro disse, categoricamente, e até mandou publicar no único jornal de Cuba, que a OEA não deveria existir, uma vez que para ele o papel da organização é um só: abrir as portas para o Cavalo de Tróia (EUA) devastar a América Latina.

DEMÔNIO

Na realidade, o demônio é outro. O governo de Cuba sabe, perfeitamente, embora a imprensa aberta esconda ao máximo, que a condição para o reingresso à OEA impõe uma série de compromissos começando pela democratização do país e o respeito aos direitos humanos. Isto, como se sabe, é o diabo para Fidel e Raul.

EMBARGO

Por agir assim, tudo leva a crer que o governo comunista cubano também relutará ao máximo quando os EUA vierem a propor o já possível fim do embargo comercial. Para Fidel e Raul, qualquer coisa nesse sentido é um sinal decisivo de fraqueza do regime instalado na Ilha.

ÓDIO MAL CHEIROSO

Vamos acompanhar os próximos passos depois da célebre atitude tomada pelos líderes da OEA. Por enquanto quem está vibrando mesmo são, exclusivamente, os convencionais. O eventual beneficiado preferiu se manifestar através de um ardente e mal cheiroso ódio.

COMUNISMO ADORADO

A Ilha do Dr. Castro está simplesmente falida. Como já me referi em outra ocasião, os apagões elétricos são tantos que o pobre povo cubano já está festejando quando acontece algum acendão. Mesmo assim tem gente por aqui que adora o comunismo.Por oportuno, vale registrar que o advogado Juan Almeida García, filho do histórico comandante da revolução cubana Juan Almeida Bosque, foi detido e interrogado pelo governo de Raúl Castro, na semana passada, depois de uma tentativa de sair de Cuba para fazer um tratamento médico no exterior. Que tal?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • INADIMPLÊNCIA
    Consumidores cuja renda está acima de R$ 1.660,00 foram considerados os mais inadimplentes entre os meses de janeiro e abril deste ano. Eles concentraram 49,21% das dívidas do período. No entanto, o perfil que mais se destacou entre os inadimplentes foi aquele cuja renda está acima de R$ 2.490,00. O crescimento da inadimplência entre esses consumidores foi de 64,24%. Os dados são da pesquisa de inadimplência da TeleCheque.
  • APRESENTAÇÃO
    O gerente de Tecnologia Florestal da Aracruz, Fernando Bertolucci, fará uma apresentação sobre inovação tecnológica sustentável na IX Conferência da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), que acontece de 8 a 10/6, em Porto Alegre (RS). A palestra será no dia 9/6, na Fiergs, dentro da programação de cases de sucesso.
  • CURSO
    A Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional RS (ABRH-RS) promove, nos dias 8 e 9 de junho, o curso de Formação Finanças para não Financeiros. Os encontros acontecem das 18h às 22h na sede da entidade ? Rua dos Andradas, 1234, conj. 1802. As inscrições podem ser feitas no site: www.abrhrs.com.br
  • AGASALHO
    A Panvel, em parceria com o Governo do RS, promove a Campanha do Agasalho 2009, que pretende superar os 2 milhões de itens e 90 toneladas de alimentos coletados em 2008. Com a ação, a Panvel espera atender cerca de 240 entidades de todo o estado até o final de julho.

FRASE DO DIA

A POBREZA É UMA EXPERIÊNCIA QUE NÃO DEU CERTO.

Desconhecido