Artigos Anteriores

A MURALHA

ANO XIV - Nº 007/14 -

TRIPÉ

O Congresso Nacional, de forma definitiva, conseguiu provar o tamanho da sua impressionante e indestrutível estrutura. Apoiada num poderoso tripé, composto por inabalável corporativismo, farto clientelismo e terrível patrimonialismo, a muralha se revela como algo absolutamente intransponível.

A + B

O presidente do Senado, José Sarney, por tudo que estamos assistindo, provou por A + B que o problema não é ele. Tanto isso é uma verdade incontestável que, se substituído, o novo ocupante deverá manter tudo como está, ou como sempre esteve.

TRIPÉ MANTIDO

Explico: Pelo comportamento demonstrado pela maioria dos senadores, de não tomar a atitude determinante de tirar o homem da presidência, mostra o quanto estão de acordo com os vícios existentes na casa. A dedução, portanto, é lógica: Com Sarney ou sem ele o poderoso tripé será mantido.

MESMOS VÍCIOS

Mesmo que neste momento as atenções estejam muito voltadas para o Senado, a Câmara dos Deputados não fica um milímetro atrás. Para não deixar dúvidas de que os vícios são os mesmos, ontem a Comissão de Ética assinou o atestado da existência do tripé acima mencionado: absolveu o deputado Edmar Moreira. É preciso mais?

MURALHA INTRANSPONÍVEL

Da mesma forma como os congressistas mostram o que querem e podem, o povo brasileiro também mostra que reação é fazer meros desabafos verbais, dentro de suas casas, ou por escrito, via internet. A postura identifica que não há mais o que fazer. Com esta apatia a muralha do Congresso se tornou simplesmente intransponível.

SALADA

Aquela idéia de atirar ovos e tomates nos congressistas ao descerem nos aeroportos das capitais, perdeu sentido. Vamos fazer a salada e comê-la antes que os produtos apodreçam. Enquanto o povo se mantém covarde, o repórter Danilo Gentili, do Programa CQC da Band TV, é agredido pelos seguranças de Sarney. Tá vendo?

GOSTAMOS DE APANHAR

Pois é, gente: quem deveria ser agredido é preservado. Mas os covardes precisam mesmo apanhar. E muito. Só por serem covardes. Nós estamos apanhando porque não reagimos. Vamos nos convencer de uma vez por todas: gostamos mesmo é de levar pau. Ai.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • POSITIVO
    A produção industrial brasileira registrou alta de 1,3% em maio, na comparação com abril, informou hoje o IBGE. Trata-se do quinto resultado positivo consecutivo, o que representa um acúmulo de 7,8% de ganho entre janeiro e maio.
  • GOVERNANÇA
    Estão abertas as inscrições para o curso: Melhores Práticas de Governança Corporativa, em parceria com o IBGC.O curso acontecerá nos dias 03 e 04 de agosto. Informações pelos fones:(11) 3233-2004 / 2003.
  • COPA DE 2014
    O secretário extraordinário da Copa 2014, José Fortunati, de Porto Alegre, reuniu-se ontem com o responsável pelas alianças estratégias do BID, Matias Bendersky. Na pauta do encontro, possíveis parcerias para viabilização de ações de preparação para o evento.
  • VOCÊ SABIA...
    ... que, em 2008, foram dedicadas mais de 207 mil horas a atividades de formação e desenvolvimento profissional pelos empregados da Aracruz? A média por funcionário foi de 78 horas.

FRASE DO DIA

O CÉREBRO É COMO UM PARA-QUEDAS. SÓ FUNCIONA QUANDO ESTÁ ABERTO.

Sir J. Dewar