Artigos Anteriores

A GALINHA BRASIL É GORDA

ANO XIV - Nº 007/14 -

IDENTIDADE

Quem, não importa a distância, acompanha de perto o desempenho da economia brasileira, já deve ter percebido o quanto o seu deslocamento se identifica com os voos das galinhas.

ERRO DE PROJETO

Mesmo providas de asas, como se sabe, as galinhas, por um erro de projeto, de construção ou mesmo da natureza, no máximo conseguem alçar voos curtos e rasantes, que mais se parecem com pulos.

MUITO GORDA

Pois, se nesses dois últimos anos, 2011 e 2012, compararmos o desempenho do PIB brasileiro com o voo das galinhas, uma reparação importante se faz necessária: a galinha que retrata o comportamento da nossa economia está gorda. Muito gorda. Daí que mal e mal consegue se mover.

PESO DA CARGA

O peso dos impostos, da burocracia, da corrupção, da enorme incompetência governamental e muitas outras coisas mais, sequer estão possibilitando os voos rasantes da pobre Galinha Brasil. Como está muito gorda e nem pulos está conseguindo dar, só lhe resta mesmo ciscar. No mesmo lugar.

800 AEROPORTOS

Pois, ontem, para mostrar o traço forte da incompetência e da enganação do atual governo, que segue os passos do anterior, chefiado por Lula, a presidente Dilma escolheu a França para dizer ao mundo todo que vai construir mais 800 aeroportos no Brasil. Pode?

CONCURSO DE MENTIRA

Confesso que ainda não me recuperei do impacto da absurda e jocosa declaração da presidente. Estou, portanto, em estado de torpor. Primeiro, porque Dilma deu a impressão de que estava participando de um concurso mundial de mentira. Se for o caso, Dilma já ganhou. Esta é, indiscutivelmente, a maior mentira dos últimos cinco séculos.

ENSINANDO A VOAR

Em segundo lugar, porque fiquei imaginando que com a construção desses aeroportos Dilma está querendo ensinar a Galinha Brasil a voar. Ela imagina, certamente, que o problema não está na natureza da ave, mas na falta de treino. Os 800 aeroportos servirão para tanto. Só pode

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • VENDAS DE NATAL
    As duas semanas que antecedem o Natal devem representar 70% das vendas do mês de dezembro e o maior movimento de consumidores do ano, segundo expectativa da CDL Porto Alegre. Entre os principais fatores, além da tradicional data, estão o pagamento da segunda parcela do 13º salário e as festas de confraternização de amigos e de empresas. Segundo informa o presidente da entidade, Gustavo Schifino, tem crescido muito a procura por cheque presente, pois atende a lembrança do amigo secreto e também é uma boa opção para quem não sabe o que escolher como presente.
  • PESQUISA
    A expectativa da CDL Porto Alegre é de um crescimento de 9% em relação ao Natal do ano passado, movimentando mais de R$ 1,3 bilhão. A pesquisa de intenções de compras está disponível, na íntegra, no site www.cdlpoa.com.br/pesquisas.
  • FARSUL
    Segundo estimativa do Sistema Farsul, apresentada ontem, 12, o PIB do RS deve ter queda de 2,02% neste ano e crescimento de 6,37% ano que vem.
  • MENTIRA?
    Operador do mensalão e condenado a mais de 40 anos pelo caso, o empresário Marcos Valério disse à Folha que entregou ao Ministério Público Federal documentos comprovando acusações feitas em seu novo depoimento, que envolvem o ex-presidente Lula no escândalo. E agora, Lula?

FRASE DO DIA

ENTRE UM BOM MARKETING PESSOAL E A ARROGÂNCIA NÃO PASSA UM FIO DE CABELO.

Victoria Bloch