Artigos Anteriores

A ARTE DE MAL INFORMAR

ANO XIV - Nº 007/14 -

MANCHETES EQUIVOCADAS

Os jornais brasileiros, na sua grande maioria, de forma muito errada, deram como manchete que haverá um aumento do preço da gasolina devido a uma menor adição de álcool na mistura do combustível. Uma burrice sem tamanho, pois a gasolina, só por isto não aumentará de preço coisa alguma. O que pode acontecer, caso o governo não compense a medida com uma diminuição do percentual da CIDE, é o encarecimento da mistura, não da gasolina. A Petrobrás, para deixar claro, não está fazendo qualquer reajuste com a decisão.

ONDE FALTA A COMPETÊNCIA

Reafirmando o que escrevi ontem, coisas assim bastam para provar o quanto a nossa imprensa está muito despreparada ou tendenciosa. Notícias como estas, de forma tão equivocada, educam mal e influenciam negativamente o povo. Que, por ser pouco educado, acaba sempre se revoltando contra quem tem menos culpa. Este é o jornalismo que precisa de um Conselho? Nao. Só precisa ser competente.

COPA DO MUNDO

Pelo mau futebol que vários atletas brasileiros estão apresentando nos últimos jogos na Europa, exceção feita a Ronaldinho Gaúcho e Kaká, a seleção brasileira de futebol vêm diminuindo muito as chances de chegar ao hexa. Como a torcida prefere comemorar tudo por antecipação, vai acabar entrando numa forte frustração em caso de desclassificação do Brasil na competição. Para evitar este mal há uma esperança: basta não acontecer o Mundial. Sem dramatizar, observem o que está acontecendo no país-sede da Copa:

NOTÍCIA DE BERLIM

Uma notícia veiculada hoje, no jornal Bild, de Berlim, deixou o governo alemão muito preocupado. Tudo por conta dos rumores de que a Copa do Mundo está ameaçada por um possível surto de gripe aviária. O Partido Verde, e vários especialistas em doenças infecciosas do país, estão chamando a atenção para esta possibilidade. O certo, porém, é que a propagação do vírus H5N1, da gripe aviária, ainda pode ameaçar a realização da Copa. O temor de especialistas é que o vírus se torne transmissível de uma pessoa para outra nos próximos meses - uma hipótese considerada improvável, mas possível.

ESCONDER O VEXAME

Por ora, o governo alemão garante que a Copa do Mundo não está ameaçada e que não há motivo para pânico. E o comitê Organizador do Mundial sequer quis comentar as afirmações do Partido Verde. Do nosso lado, caso os nossos atletas não melhorarem muito as suas aparições, a idéia de cancelamento pode ajudar para esconder o vexame. Que tal?

MANIFESTAÇÃO COMPLICADA

Tenho acompanhado as manifestações, protestos e os desdobramentos com relação a cobrança de pedágio na rodovia RS-40, em Viamão. A Brigada Militar do RS, que tem falhado em muitas coisas, pelo menos neste caso está coberta de razão ao impedir que os usuários deixem de transitar livremente na estrada. O que mais me chama a atenção, no entanto, é que boa parte da imprensa, de forma inexplicável, deixa de revelar que a grande maioria dos manifestantes se compõem de pessoas ligadas ao MST, do PT, do PSOL e de funcionários da Prefeitura. O número de usuários é mínimo. Ou seja: os baderneiros entram para dar a impressão de que o correto sempre está errado.

SINAIS DE VIDA

De acordo com Sérgio Lewin, presidente do Instituto Liberdade do RS, o pensamento liberal tem mostrado sinais de vitalidade, intensificando atividades com este tema no formato de congressos, colóquios, debates, entre outros eventos. O sucesso no estado gaúcho está ligado ao envolvimento direto de formadores de opinião intelectuais, empresários e profissionais liberais de diversas classes e setores sociais com as idéias libertárias. Por este motivo, é que o RS foi escolhido para sediar o 1º Congresso Anual da Rede Liberal da América Latina (Relial), que será realizado de 31 de março a 2 de abril, que reunirá representantes de movimentos liberais de 14 países, além dos presidentes das principais instituições liberais do Brasil.

INVESTIMENTO

A Pólo Indústria e Comércio anunciou investimento de R$ 100 milhões em uma nova linha de produção de polipropileno biorientado (BOPP), no Distrito Industrial de Montenegro, RS. Serão produzidas 30 mil toneladas/ano de BOPP, que serve de matéria-prima para fabricação de embalagens plásticas.

VENTURE CAPITAL

O mercado brasileiro de Private Equity e Venture Capital deve crescer em 2006, estimulado pelo surgimento de novos fundos e pela aprovação da MP 281, que garante isenção de impostos aos investidores estrangeiros. Essa é a opinião de Bernard Appy, Secretário de Política Econômica do MF, que participou em Porto Alegre do Congresso ABVCAP 2006, promovido pela Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital.

EVENTO

Já estão abertas as inscrições para o evento ?Desafios e Soluções de Crédito Imobiliário no Brasil ? Palavras Construtivas: Edição Especial 2006? promovido pela Companhia Província de Crédito Imobiliário no dia 24/03, na FIERGS em Porto Alegre/RS, das 09h às 18h.Estão confirmadas as presenças do presidente do STF, Ministro Nelson Jobim, e a vice-presidente, Ministra Ellen Gracie Northfleet, que discutirão aspectos jurídicos do crédito imobiliário, como as regulamentações do Sistema Financeiro da Habitação - SFH e Sistema Financeiro Imobiliário - SFI e a segurança jurídica dos contratos como fator de crescimento econômico.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.

Mário Quintana