Espaço Pensar +

CHINA - 27.01.21


Compartilhe!           

por Roberto Rachewsky

 

Sabe-se que a pessoa é ignorante ou é dogmática quando ela desconsidera o que a China fez em apenas 40 anos, e ainda a chama de comunista. De comunista, na China, só restou o nome do partido único que a governa. Partido este que tem 90 milhões de membros, várias vertentes ideológicas e que agora está sendo liderado por um sujeito autoritário.

 

Esses mesmos dizem que a liberdade econômica não produz liberdade política. Mas o que é a liberdade econômica se não liberdade política? Liberdade de expressar o que se pensa e agir como se pensa também enseja manifestações econômicas que resultam na criação de valores. Comunismo foi o sistema social, político e econômico vivido pelos chineses entre 1949 e 1978, ano em que o povo chinês foi liberado para produzir e prosperar.

 

A China possui um governo autoritário que limita os direitos individuais? Sim. No entanto, apesar disso, se é muito mais livre para florescer e prosperar lá do que aqui no Brasil, um país governado por uma elite parasitária e patrimonialista que quer controlar todos os aspectos da vida dos cidadãos brasileiros impedindo-os de criarem e manterem os valores que os permitiriam buscar e realizar a felicidade que almejam.

 

Aqui temos mais de 30 partidos e não um, mas o que se vê é que no poder alternam-se partidos que desenham um governo ainda mais autoritário do que o chinês. Ou vocês acham que ser governado por social-democratas e petistas é o auge do exercício da liberdade? Então, para os ignorantes e dogmáticos ressalto que ninguém está exaltando o regime autoritário que se criou a partir de 2008.

 

O que eu estou oferecendo aos recalcitrantes é a chance de perceberem duas coisas: que a China não é comunista, ainda que viva sob um regime autoritário; e, que liberdade econômica é produto e parte da liberdade política. Dizer que a China está melhor depois que abandonou o comunismo não significa dizer que eles já alcançaram a plena liberdade, mas que a liberdade mais importante que é poder ser produtivo para realizar seus sonhos e não morrer de fome, foi devolvida desde 1978.