Frase do dia

  A PIOR DITADURA É A DO PODER JUDICIÁRIO. Contra ela, não há a quem recorrer.  

- Ruy Barbosa

Artigos


23 abr 2024

INFLAÇÃO: OBRA DE MAUS GOVERNANTES


INFLAÇÃO

Antes de tudo, tomara que entendam, da mesma forma como a EMISSÃO DE MOEDA, tanto À VISTA (papel moeda, ou moeda escritural) como A PRAZO- (emissão de títulos de endividamento público), produz INFLAÇÃO, os já costumeiros AUMENTOS DE IMPOSTOS propostos sistematicamente por maus governantes com o propósito de irrigar os COFRES PÚBLICOS, também resulta, de forma invariável, em AUMENTO GENERALIZADO DE PREÇOS. Ou seja, sem tirar nem pôr, ambas providências geram INFLAÇÃO.


GOVERNADORES PRESSIONAM A INFLAÇÃO

A propósito deste importante assunto, hoje cedo, ao ler a Gazeta do Povo me deparei como o texto do jornalista Vandré Kramer -COM PROBLEMAS DE CAIXA, OS ESTADOS SOBEM ICMS E PRESSIONAM AINDA MAIS A INFLAÇÃO - apontando o seguinte: - Para tentar melhorar as contas, governadores recorreram a aumentos no ICMS, o principal tributo estadual. Um levantamento da Mix Fiscal, empresa especializada em monitoramento de tributos para o varejo, mostra que só neste ano 11 unidades da federação já elevaram as alíquotas do imposto – BA, CE, DF, GO, MA, PB, PE, PR, RJ, RO e TO.


ACACIANO

Segundo informa o -ACACIANO- Fabrício Tonegutti, diretor-executivo da Mix Fiscal, especialista em tributação no varejo, -O aumento dos impostos força os supermercadistas a repassar os preços dos alimentos ao consumidor e, consequentemente, diminui o poder de compra das famílias brasileiras”. Quem sofre mais, obviamente, é a população de baixa renda, que gasta proporcionalmente mais com alimentos. Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que as famílias com rendimento domiciliar de até R$ 3.158,99 (renda baixa e muito baixa) foram as mais prejudicadas.


ESTADOS PERVERSOS

Mais: Pernambuco é um dos estados que está sentindo maiores impactos. A alíquota básica do ICMS foi majorada em 2,5 pontos percentuais, passando de 18% para 20,5%. Somado ao adicional de 2% do Fundo de Combate à Pobreza, a medida pode gerar um AUMENTO DE ATÉ 10% NOS PREÇOS DE ALGUNS ALIMENTOS NAS GONDOLAS. 

- Outro estado, Goiás,  também deve promover sério aumento de preços, ou INFLAÇÃO, por força da elevação de 18% para 20% da alíquota geral do ICMS  “Na prática, o consumidor acabará pagando 4% mais caro”.


TERCEIRO ANO CONSECUTIVO

Este é o terceiro ano consecutivo em que as unidades da federação reveem as alíquotas do ICMS. Em 2022, as discussões e a majoração foram impulsionadas pelas leis complementares (LCs) 192 e 194, que reduziram o imposto sobre os combustíveis e energia, que estão entre as principais fontes de arrecadação.

Na ocasião, governadores e secretários da Fazenda alegaram que as RECEITAS ESTADUAIS PODERIAM DIMINUIR. Que tal?



Leia mais

Patrocínio:

22 abr 2024

BASEADO EM FRACASSOS REAIS


RETROSPECTIVA DOS 15 ANOS DE GOVERNOS PETISTAS

Quem se dispõe a fazer uma RETROSPECTIVA dos 15 anos de MEDÍOCRES GOVERNOS PETISTAS (2003 a 2010 com Lula; de 2011 até maio de 2016 com Dilma; e, 2023 até abril de 2024 novamente com Lula), terá em mãos um farto DOCUMENTO BASEADO EM -FRACASSOS REAIS-. 


RESULTADO

A rigor, se levarmos apenas em conta mínima que os PROGRAMAS DE GOVERNOS PETISTAS não são obras do acaso, mas muito bem PENSADOS, PLANEJADOS E EXECUTADOS, obedecendo fielmente a CARTILHA elaborada e devidamente fiscalizada pelo FORO DE SÃO PAULO, aí o resultado da RETROSPECTIVA não tem como provocar um sentimento de SURPRESA. 


RECUPERAÇÃO DO TEMPO PERDIDO

Agora, se o pesquisador, eventualmente cansado, achar por bem deixar de lado os FRACASSOS OBTIDOS no período 2003 A 2016, ficando apenas naquilo que foi PENSADO, PLANEJADO E EXECUTADO nesses últimos 16 meses, com o retorno de LULA na presidência (2023 a abril de 2024), só no que diz respeito 1- às CONTAS PÚBLICAS; e, 2- aos terríveis DESMONTES DOS AVANÇOS OBTIDOS sob as batutas de Temer e Bolsonaro, o DOCUMENTÁRIO mostrará que o PROJETO -PÉ NA TÁBUA- visava uma RECUPERAÇÃO RÁPIDA DO TEMPO PERDIDO (maio de 2016 até o final de 2022).  


INDIGNADOS INOFENSIVOS

Mais: desta vez A COLEÇÃO DE NOTÓRIOS FRACASSOS REAIS, além de contar com FORÇAS SUPREMAS IMPLACÁVEIS, do tipo que NÃO TEM O MENOR COMPROMISSO COM A CONSTITUIÇÃO, também contam com FORTE COLABORAÇÃO DO CONSÓRCIO FORMADO PELA MÍDIA ABUTRE. Este quadro sombrio e preocupante, infelizmente, faz do POBRE POVO BRASILEIRO que AMA A LIBERDADE, um BANDO DE -INDIGNADOS INOFENSIVOS-. 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: O PAÍS DENTRO DE UM PRECIPÍCIO!, por Alex Pipkin. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

19 abr 2024

A HUNGRIA DÁ SHOW E MERECE SER SEGUIDA


HUNGRIA

Da mesma forma como a decadente MÍDIA TRADICIONAL não mostra mínimo interesse em analisar e/ou comentar o que acontece na Hungria, presidida pelo excelente, porém pouco conhecido, Viktor Orbán, quase nada também é noticiado nas REDES SOCIAIS. Assim, infelizmente, pouco ou nada se sabe sobre as boas e importantes realizações que acontecem naquele belo país localizado no Leste (ou centro) europeu. 


EMBAIXADA DA HUNGRIA

A rigor, a Hungria só foi mencionada pela MÍDIA ABUTRE depois que foram vazadas algumas imagens -divulgadas pelo NYT- de câmeras de segurança (??) mostrando a movimentação do ex-presidente Jair Bolsonaro, nos dias 12 e 14 de fevereiro último, que resultou na demissão de dois funcionários brasileiros. Fora disso, absolutamente nada. 


VIKTOR ORBÁN

Hoje, no entanto, o atento pensador Thomas Korontai, depois de assistir a boa e esclarecedora matéria produzida pelo BP- BRASIL PARALELO, compartilhou o seguinte vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=xTWtoOPJqn4) sobre VIKTOR ORBÁN - O GRANDE HERÓI DA RESISTÊNCIA CONTRA O AVANÇO SOCIALISTA EUROPEU-. Viktor Orbán -Primeiro-Ministro da Hungria desde 2010- é um grande líder de alcance global que defende abertamente os valores da vida comum, que os militantes de diversas ideologias insistem em afirmar que se trata da "ideologia conservadora". 


IDEOLOGIA CONSERVADORA

A tal -IDEOLOGIA CONSERVADORA-, aponta Korontai, é tudo aquilo que busca perverter ou subverter a ordem natural das coisas. Como chamar de "ultradireita" alguém que defende a VIDA, A EDUCAÇÃO, SEM DOUTRINAÇÃO ANTINATURAL, O LIVRE MERCADO, A SOBERANIA DO POVO E DO PAÍS, dentre outros valores que trouxeram as sociedades humanas até aqui? 
Mais: não tenho nenhuma dúvida, o grande herói deste século, até agora, é este obstinado húngaro, exatamente como Donald Trump o adjetivou, "não há melhor", porque Orbán consegue segurar toda a pressão europeia sobre um pequeno país de 10 milhões de pessoas, tornando-se o último baluarte cristão e dos valores naturais da vida. Vale a pena ver os 22 minutos deste pequeno documento.


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: AGORA O MUNDO INTEIRO SABE SOBRE AS ILEGALIDADES QUE ACONTECEM NO BRASIL, por J.R.GUZZO. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

18 abr 2024

O ESPÍRITO DO CAPITALISMO


STEPHEN KANITZ

Como leitor assíduo dos textos produzidos pelo mestre em administração Stephen Kanitz, dos quais até poucos dias atrás não via razões para discordar, ao ler seu último artigo -O BRASIL NÃO É UM PAÍS CAPITALISTA- https://blog.kanitz.com.br/o-brasil-nao-e-um-pais-capitalista/. confesso que fiquei muito decepcionado. Já na primeira linha, Kanitz afirma que esse é um dos maiores ERROS cometidos por nossos intelectuais, economistas e marxistas de esquerda. Disse mais: -NÃO TEMOS CAPITAL MÍNIMO E NECESSÁRIO PARA FUNCIONAR, -CAPITALISMO SEM CAPITAL- SIMPLESMENTE NÃO FUNCIONA, NEM CAPITALISMO É-.


CARACTERÍSTICA DO CAPITALISMO

Ora, em qualquer livro de Economia, o CAPITALISMO TEM COMO CARACTERÍSTICA A LIBERDADE ECONÔMICA, (LIVRE INICIATIVA), O DIREITO À PROPRIEDADE PRIVADA, A ACUMULAÇÃO DE RIQUEZAS E O TRABALHO. Como se vê, o CAPITAL NÃO SE RESTRINGE A RECURSOS FINANCEIROS, que antes de tudo podem ser PRÓPRIOS OU DE TERCEIROS. Bem diferente, portanto, do que afirma Stephen Kanitz. 


CAPITALISMO E SOCIALISMO

Para que fique bem claro, vou mais além: o CAPITALISMO é um SISTEMA ECONÔMICO que DEFENDE O INDIVÍDUO, A PROPRIEDADE PRIVADA E TEM COMO PROPÓSITO A BUSCA PELO LUCRO. Diferente do SOCIALISMO, que DEFENDE A DISTRIBUIÇÃO DA RIQUEZA PRODUZIDA DE MANEIRA IGUALITÁRIA E SE OPÕE À PROPRIEDADE PRIVADA.  


INSEGURANÇA JURÍDICA

De novo, portanto: CAPITAL FINANCEIRO, para tornar um negócio possível, exige o cálculo do RISCO e do RETORNO DO VALOR INVESTIDO. Como tal, pouco importa se o CAPITAL É PRÓPRIO OU DE TERCEIROS, pois em ambos os casos é preciso levar em conta a TAXA DE RETORNO. O que realmente afugenta os interessados é a INSEGURANÇA JURÍDICA que, infelizmente, está em franco crescimento no nosso empobrecido Brasil.


ESPAÇO PENSAR +

Assistam o maravilhoso discurso do Dep. Federal Marcel van Hatten. https://www.instagram.com/reel/C54aI_QKTrr/



Leia mais


Espaço Pensar +





GILBERTO SIMÕES PIRES

Formado em Administração, o comunicador de PENSAMENTO LIBERAL, nome de grande credibilidade na comunidade gaúcha, com ideias próprias e firmes, é defensor da economia de mercado e do fim de qualquer subsídio por parte do governo.

 

Gilberto Simões Pires iniciou sua carreira na área de comunicação em 1986, no Rádio. A seguir atuou como comentarista econômico na TVE (Mercado em Ação); na TV Guaíba (Câmera 2); no Grupo RBS (Rádio Gaúcha, RBS TV e Jornal Zero Hora); na TV Pampa (Pampa Boa Noite).
Após, na Rede Bandeirantes Porto Alegre, ancorou os programas -PRIMEIRO PLANO- na Band AM, e CONTROLE REMOTO na Band TV.
Por oito anos ancorou Programa -PONTOCRITICO.COM- no canal 20 da NET e, desde 2009, escreve diariamente a E-OPINION LIBERAL - PONTOCRITICO.COM- .


Em ambientes associativos é membro efetivo do Clube de Editores e Jornalistas de Opinião e coordenador da Sociedade Pensar+.

 

EQUIPE EDITORIAL

 

Editor: Gilberto Simões Pires
Assinaturas: Lúcia Pedroso
Para Anunciar: Cristina Sacks

Sites Interessantes