Artigos

15 jun 2007

UMA TRAJETÓRIA ÓBVIA


Compartilhe!           

SEM EXAGERO
As noticias que não param de chegar da Venezuela já permitem uma conclusão definitiva daquilo que há pouco tempo atrás uma grande maioria de brasileiros não levava a sério, sobre os atos do neoditador-populista Hugo Chávez. Muita gente preferia acreditar que havia muito exagero nas minhas opiniões, ao prever, com lógica e raciocínio, que tudo acabaria como está agora.
AÍ JÁ É TARDE
Mas, infelizmente, nestes casos é sempre assim que tudo acontece: aos poucos a liberdade vai sumindo e, quando as pessoas se dão conta e percebem o quanto estavam equivocadas, aí já é tarde demais.
DECISÕES ARDILOSAS
Lá na Venezuela foi bem assim. Muita gente também não levou muito a sério o que Chávez afirmava que faria e que acabou fazendo mesmo. Aqui no Brasil, pela menor exposição dos atos do maluco, houve quem não percebesse as decisões ardilosamente tomadas com o objetivo de impedir revoltas e manifestações do povo venezuelano a qualquer tempo.
POLÍCIAS
Uma delas é a fantástica e maciça contratação de policiais militares. Dizendo que o objetivo é dar segurança à sociedade, o povo comemorou. Só que, na realidade a meta é outra: proteger o próprio governo para impedir qualquer tentativa de revolução ou manifestação do tipo. O povo venezuelano, hoje, já está completamente acuado e sem possibilidade de reação. Tudo igualzinho a Cuba. Que sirva de exemplo, embora isto nunca consiga ser bem entendido a tempo útil.
MAIS COMPLICAÇÃO
Agora vejam também mais esta fantástica notícia, que para nossa tristeza deixou bem impressionado o nosso ministro do Trabalho, Calos Lupi ? autodeclarado, publicamente, um grande admirador de Hugo Chávez : a Venezuela vai (não é uma pretensão, mas decisão tomada) implementar uma carga de trabalho de 36 horas semanais. A declaração foi dada pelo ministro, del poder popular para el trabajo, José Ramón Rivero, na Assembléia da OIT, em Genebra.
MINISTRO APAIXONADO
O nosso ministro, Carlos Lupi, presente ao encontro, como era mesmo de se esperar considerou interessante o plano de redução da jornada para seis horas por dia, considerando que lá o trabalho é de seis dias por semana. Portanto, um recado para os empresários dos setores coureiro, calçadista, moveleiro, têxteis, além de todos os demais: esqueçam qualquer medida que possa melhorar a competitividade por aqui. O Brasil não quer ser competitivo. Entenderam???
FESTA GROSSA
Estamos, portanto, diante da seguinte situação, que está nos matando: quando não são os impostos que aumentam é o custo de produção que cresce. Ou ambos, como é o caso da pretendida redução da carga de trabalho que prospera também por aqui. Pelo que imagino vai haver festa grossa em vários países, principalmente na China, que certamente vai comemorar as nossas fantásticas besteiras latinas.
AINDA EM TEMPO
O senador Epitácio Cafeteira e os demais senadores protetores do seu presidente Renan Calheiros, além de querer arquivar o processo e inocentar totalmente o amigo, com toda a certeza ainda vão exigir punição exemplar a Rede Globo, pelas investigações apresentadas, ontem, nos tele-jornais. As provas documentais não deixam dúvidas da safadeza, mas, mesmo assim, nas barbas da sociedade que foi educada para cumprir leis, nada vai acontecer. É uma passividade incrível.
CARTA
No documento -Carta de Gramado-, aprovado ontem, 14, pelos quatro governadores do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul I (Codesul), os estados do RS, SC, PR e MS defenderam 11 propostas comuns. A primeira delas é o envio de carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitando a inclusão de novos investimentos na infra-estrutura econômica e social dos quatro estados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
NOVA DIRETORIA
O presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Giancarlo Mandelli, promove coletiva de imprensa no dia 18 de junho, segunda-feira, para apresentação da diretoria da entidade para a gestão 2007/2008. Além de Mandelli, compõem a nova diretoria o vice-presidente Rafael Sá, e os diretores Gustavo Ene, Luiz Leonardo Fração, Gabriel Barbosa e Eduardo Sampaio. Às 11h, no Ritter Hotel, 10º andar
CONGRESSO
A Fundação Escola Superior de Direito Tributário está promovendo a sexta edição do Congresso de Direito Tributário em Questão que se realizará nos dias 28, 29, 30 e 01 de julho, no Hotel Serrano Resort Convenções e Spa, em Gramado. O congresso abordará questões polêmicas como a Super Receita, Super Simples, a Reforma Tributária, Substituição Tributária, Responsabilidade Tributária dos administradores e Código Civil, Medidas de garantia do crédito tributário, entre outros. Informações e inscrições no site: www.fesdt.org.br.
COLETIVA
A Vialak, especializada em negócios e produtos para mundos virtuais, convida os jornalistas para encontro de lançamento da empresa no mercado. Voltada para a execução de estruturas e produtos para espaços virtuais, como o programa Second Life, e para o treinamento de colaboradores para atuarem nestes ambientes, a empresa lança, também, a primeira ilha corporativa voltada ao RS ? a Ilha Brasil Sul. A entrevista acontece no dia 21/06, às 9h30, na sede do Grupo e-Core, ao qual a empresa pertence (Av. Carlos Gomes, 466 - 9º andar).