Artigos

20 jul 2021

SOU PARLAMENTARISTA RAIZ


Compartilhe!           

LIBERAL E PARLAMENTARISTA

Além da LIBERDADE INDIVIDUAL, coisa que é pra lá de sabido e confirmado por todos que me acompanham nesta minha longa trajetória como comunicador, desde sempre também tenho me colocado como um fiel defensor do PARLAMENTARISMO. Sou, portanto, um PARLAMENTARISTA RAIZ! 


TOLERÂNCIA

Como tal, obviamente, sou um defensor ferrenho do VOTO DISTRITAL. Ainda que seja totalmente a favor do VOTO DISTRITAL PURO, admito que para ver prosperar a possibilidade do Brasil optar pelo PARLAMENTARISMO sou capaz de tolerar o VOTO DISTRITAL MISTO. 


NOVA CONSTITUIÇÃO

Na realidade, o melhor que poderia acontecer para o nosso empobrecido Brasil seria uma NOVA CONSTITUIÇÃO, como já referi em diversos editoriais. Uma CONSTITUIÇÃO realmente CIDADÃ, e não uma peça SINDICALISTA e/ou CORPORATIVISTA como a atual, que de forma abjeta e injusta divide os brasileiros em DUAS CLASSES BEM DISTINTAS, onde 11 milhões gozam de privilégios enquanto que aos restantes 200 milhões cabe apenas o DEVER de pagar a conta da nobreza.


ESTABILIDADE POLÍTICA

Pois, neste clima de pouco interesse nacional por uma necessária NOVA CONSTITUIÇÃO, o presidente da Câmara, Arthur Lira, preocupado com os recorrentes pedidos de impeachment de todos aqueles que são eleitos para PRESIDENTE DO PODER EXECUTIVO, está acenando com a possibilidade de implantar um REGIME PARLAMENTARISTA ou SEMIPRESIDENCIALISTA, com o propósito de alcançar a estabilidade política.


APROVEITANDO O CLIMA

Aproveitando o clima ruim que está instalado no país, onde o povo dá sinais de apoio ao presidente enquanto que os Poderes Legislativo e Judiciário mostram o contrário, desde já encaro a ideia de Lira como um avanço importante. Detalhe: o melhor para o Brasil seria o PARLAMENTARISMO e, obviamente, com a existência do VOTO DISTRITAL, PURO OU MISTO. Seria, no meu claro e estudado entender, um passo e tanto para o bem do Brasil.


QUEM MANDA

Aqui entre nós e o mundo: o presidente do Brasil, de forma mais do que comprovada, tem poder limitado. Quem manda é o PODER LEGISLATIVO. E olhe lá, pois acima dele está o PODER JUDICIARIO, notadamente o STF, que nos últimos anos assumiu o PODER DECISÓRIO BRASILEIRO. Portanto, ao invés de um CENTRÃO para dar condições ao presidente da República para governar, quem assume este papel é o PRIMEIRO-MINISTRO, que é um dos eleitos para o ocupar o LEGISLATIVO.


ESPAÇO PENSAR +

Leia no ESPAÇO PENSAR + de hoje, O FENÔMENO BOLSONARO, por YPOJUCA PONTES. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar