AUTOCENSURA
Se a CENSURA por si só já é algo ruim, devastador e prejudicial aqueles que se expressam e manifestam opinião, a AUTOCENSURA consegue ser ainda pior, uma vez que, por força do medo e/ou pressão de editores, autoridades ou instituições, censura o próprio discurso.
CALA BOCA GERAL
Este assunto, que já deveria estar definitivamente sepultado, por incrível que possa parecer, pela enésima vez está sendo motivo de discussão no nosso empobrecido Brasil. E, para desespero geral, quem resolveu promover um CALA BOCA GERAL foram os ministros da CORTE SUPREMA, justamente a instituição que foi concebida, constitucionalmente, para GARANTIR o DIREITO DE EXPRESSÃO e MANIFESTAÇÃO. Pode?
VISITA CORDIAL
O curioso, para não dizer nojento e preocupante, é que o CALA BOCA serve para todos aqueles que criticam as decisões e/ou comportamentos dos ministros do STF. Basta que alguém diga qualquer coisa, com ou sem graça, mencionando no seu texto um ou mais ministros, ou mesmo a instituição, para que agentes da Polícia Federal façam uma visita -cordial- na sua residência.
A AUTOCENSURA PERCEBIDA
Portanto, além da CENSURA imposta pelos "GUARDIÕES DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO" muita gente, com receio de ser surpreendida, ou mesmo por aconselhamentos, tanto de editores quanto de superiores, já não sabe o que pode dizer e escrever. Esta terrível AUTOCENSURA, infelizmente, já está se fazendo percebida.
DOIS CONTEÚDOS
A propósito deste que já se tornou um tema indigesto, mas de necessária abordagem por ser algo muito sério, sugiro a leitura dos conteúdos no PENSAR +(https://www.pontocritico.com/espaco-pensar) . O primeiro é do pensador e cientista político Paulo Moura - "POLÍTICA E SOCIEDADE - A nova censura é privada", que foi publicado na revista Esmeril; e o segundo é do pensador e conselheiro de administração Mateus Bandeira - "A FAKE NEWS DO STF".