Artigos

12 nov 2007

REPARAÇÕES E O CALA A BOCA


Compartilhe!           

COMEMORAÇÕES
Passada a primeira euforia promovida pela notícia do descobrimento (?) da enorme reserva de petróleo na Bacia de Campos, algumas reparações já precisam ser feitas para o bem da verdade. O que, de antemão, não significa que o fato de o Brasil possuir esta vasta jazida não é algo que se deva mesmo comemorar.
EXPLORAÇÃO COMPLICADA
O fato, entretanto, é que a notícia foi requentada. O descobrimento não é uma novidade, pois a jazida foi descoberta em 2005. Porém, diante dos preços de então da commodity, e da ainda falta de tecnologia adequada para uma possível exploração do óleo, o preço de extração torna-se extremamente elevado. O que, em última análise, diz que a exploração é complicada.
COERÊNCIA
Sem querer desqualificar a esperteza do governo Lula por ter dado grande publicidade ao fato, cuja noticia chegou aos noticiários do mundo todo, o certo é que fomos de alguma maneira enganados. Coisa que, de resto, identifica a grande coerência deste nosso governo.
JOGADA DE MARKETING
O que todos esperamos, enfim, é que a notícia ainda possa trazer bons resultados nesta importante negociação do gás já faltante para o nosso desenvolvimento. Se isto vier a acontecer, esta grande jogada de marketing promovida pelo governo poderá ser considerada como atitude estratégica. Tomara.
CALA A BOCA!
Mesmo sabendo que muitos brasileiros ficarão bastante contrariados com o meu comentário, o certo é que gostei demais da atitude de Zapatero, e mais ainda do ? cala a boca! ? desferido pelo rei Juan Carlos, ao estúpido ditador tirano da Venezuela, Hugo Chávez.
FOTOS
Infelizmente, atitudes assim não acontecem com os nossos Chefes de Estado, que mais preferem aparecer em fotos ao lado do maluco ditador. Uma demonstração de louca paixão pelos tiranos e pelas atitudes por eles tomadas.
GRITO
Aqui, para deixar bem claro, já não há corajosos para coisa alguma. Basta lembrar, por exemplo, o caso do maluco francês, José Bové, que há poucos anos atrás esteve no RS e promoveu uma vasta depredação num laboratório experimental. O meliante, incrivelmente, foi embora intacto. Não levou um tapa sequer. E ainda há quem imagine que o Grito virá do RS. Bobagem pura.