Artigos

19 dez 2005

O GRANDE ESTADO BOLIVARIANO


Compartilhe!           

PEDRA FUNDAMENTAL
Enganam-se aqueles que pensam ter sido lançada a pedra fundamental da mais nova refinaria de petróleo, em Pernambuco, na última 6a feira. O que foi selado na ocasião foi a instalação definitiva do Grande Estado Bolivariano, com a presença do seu grande líder, Hugo Chávez. Junto com o Brasil, Argentina, Cuba, Bolívia, Uruguai, numa lista que ainda deverá aumentar, a Venezuela definiu a aliança latino-americana socialista.
BLOCO SOCIALISTA
Por enquanto a organização, ou bloco, continuará sendo chamado de Mercosul. Mero disfarce, diga-se de passagem. Em breve, com certeza, o nome do novo Bloco Socialista, formado nos termos da falecida URSS, vai mudar mesmo para MERGEB ? Mercado Comum do Grande Estado Bolivariano. Vai ser um sucesso, e deverá durar 70 anos ou mais. Afinal, com a cabeça podre dos habitantes latinos, o nosso destino já está definido.
IMPRENSA CULPADA
Depois que o governo brasileiro resolveu dizer que vai antecipar o pagamento da dívida junto ao FMI, o presidente da Argentina, alinhado com os mesmos princípios, se apressou em dizer que vai fazer o mesmo. Pela forma com que foram feitas as declarações de Lula e Kirchner, muito antes de pretender um novo posicionamento junto aos credores, o interesse foi outro: a vontade de ser dono do próprio nariz. Quem tomou conhecimento do discurso de Lula e Chávez , na 6ª feira, não pode ter dúvidas. A imprensa foi chamada a atenção como culpada. Mas, como a maior parte dela é adepta do socialismo, vai ficar quietinha da silva. Viva.
ACREDITEM
Para quem acompanha o lado ideológico destes governos, muito identificados com a Venezuela, e em breve com a Bolívia, pelo estreito relacionamento de Hugo Chávez com Evo Morales, nada de novo. Gente, mesmo que não queiram acreditar no que escrevo, e que vão me contrariar de todas as formas, acreditando que sou um exagerado ou lunático, o certo é que o Grande Estado Bolivariano está sendo montado.
CORTINA DE FERRO
Liderados por Chávez, pelo dinheiro do petróleo venezuelano, os presidentes Kirchner, Fidel Castro, Lula, Evo Morales e ouros mais, a mais nova - Cortina de Ferro do século 21 - está praticamente pronta. A estrutura está formada. Se algum país precisar de algum dinheiro, a Venezuela, graças ao petróleo, segura as pontas. O importante é que todos pensem igual e contra o capitalismo.
QUERO ACORDAR
Tem horas que eu preciso me beliscar muito para ter certeza de que estou bem acordado e fazendo parte deste mundo. Enquanto o governador Rigotto, do PMDB, diz e repete que não vai privatizar coisa alguma no RS, o governo federal, do PT, conseguiu derrubar, no STF, a liminar que impedia a venda do Banco do Estado do Ceará, hoje nas mãos do BC. Diga-se de passagem que o PCdoB, aliado do PT, foi quem obteve a liminar impedindo a privatização. O que é isto?
NÃO ENTENDI
O governador Rigotto anunciou que enviará carta à assembléia de credores da Varig, que ocorre hoje, no RJ, ressaltando a importância da empresa para o RS e para o país. "O Governo do Estado tem se mantido atento às negociações que ocorrem em torno da Varig. Não por ser sócio minoritário da empresa, mas por tudo que ela representa não só regionalmente, mas nacionalmente. É muitoimportante que as conquistas que a empresa obteve ao longo de sua história sejam mantidas, assim como os postos de trabalho", declarou Rigotto. Não entendi. Deve estar brincando.
CURIOSIDADE
As mulheres, ao longo de sua vida, passam em média quatro anos e nove meses falando ao telefone, segundo um estudo publicado pela revista alemã "Bild". O estudo, realizado por cientistas britânicos, indica que os homens passam 18 meses a menos do que as mulheres ao telefone. Uma mulher, durante a sua vida, faz 288 mil telefonemas com uma duração média de 10 minutos. Homens e mulheres alegam pretextos semelhantes para encerrar a comunicação e habitualmente se referem à campainha que tocou ou à urgência de necessidades fisiológicas.
CANAL 20 DIGITAL
Desde sábado, 16 de dezembro, o Canal 20, da NetSul, passou a gerar toda a sua programação com equipamento digital. Maravilha.
JUROS
A Petrobrás aprovou na última sexta-feira uma complementação de distribuição deproventos na forma de juros sobre o capital próprio no valor de R$2,193 bilhões. O pagamento ocorre em março de 2006.