Artigos

09 dez 2005

MERCOMUNISMO


Compartilhe!           

NOVO CONCEITO
O Mercosul começa a ressuscitar. Depois de mostrar que seus membros mais tinham capacidade para discutir em voz alta e menos vontade para fazer alianças, a 29ª Cúpula do Mercosul está trazendo novidades. Com o ingresso da Venezuela, a partir de hoje, pode estar iniciando uma forte mudança neste conturbado ambiente. Não que sejam mudanças para melhor, absolutamente. Sendo mudanças de conceito, onde saem de cena os interesses econômicos e entram para valer os interesses puramente ideológicos socialistas, a coisa vai piorar. Gente, acaba de ser criado o MERCOMUNISMO.
RADICAL
O grande líder do novo mercado ideológico comunista latino-americano será, sem dúvida, Hugo Chávez. Entusiasmado e entusiasmando, Chávez já afirmou que a América Latina deve ser cada vez mais socialista e mais radical para avançar, desenvolver-se e superar as dificuldades de seus povos. Fantástico. Vejam bem, não estou fazendo interpretações das declarações do maluco venezuelano. O que estou publicando é -ipsis literis- o que foi dito ontem por Hugo Chávez.
ENTERRO DA ALCA
A história mostra que todos aqueles que enveredaram por este caminho social-comunista ficaram muito mais pobres e perderam espaço na competição global. A própria Venezuela, que tem vasta produção de petróleo mantém 70% de seu povo em grande miséria. Este, gente, é o novo país agregado do Mercosul, que com o seu ingresso e discurso de seu líder, acabará definitivamente com alguma imaginada pretensão do Brasil vir a participar da ALCA. Um horror.
IMBATÍVEL
A felicidade dos atuais governantes latinos, e daqueles que serão governantes a partir das eleições em curso em alguns países, é indisfarçável. Haverá, como se presume, a famosa guerra de vaidades, onde muitos vão querer liderar o processo e a Aliança Comunista. Por enquanto, devido ao maior cacife oriundo dos petrodólares, Hugo Chávez é imbatível. Mas, passada esta euforia outros vão querer ganhar espaço.
O ARTIFICIAL
Sem qualquer constrangimento, ou fazendo questão de mostrar pouco conhecimento, o pobre governador Rigotto voltou a ataca o câmbio dizendo que o preço da moeda americana no Brasil é artificial. Coitado do governador, que mal sabe que câmbio artificial é o fixo. Estas pessoas com suas versões equivocadas é o que nos levam a ter taxas de juros altas e câmbio valorizado. Falam todos os dias da China sem perceber que quando o Brasil é o problema, a China é a solução. Por ter feito a lição de casa é acusada por ser competente. Pode?
CARTA A PAPAI NOEL
Já escrevi a minha carta a Papai Noel. Pedi que o bom velhinho traga luzes suficiente para iluminar a cabeça dos nossos governantes. Tudo para que façam as reformas necessárias e consertem as reformas mal feitas. E que informe a todos que o tal Investment Grade, tão necessário, só poderá ser obtido com reformas bem feitas. Afinal, se quisermos competir com a China e outros países que estão vindo com força, só será possível com mudanças. Grandes mudanças.