Artigos

07 dez 2005

ENCONTRAMOS UM NOVO INIMIGO


Compartilhe!           

A MELHORA PIORA
Bastou o Brasil melhorar o seu conceito no mercado internacional, pelos acertos macroeconômicos obtidos com a rigidez da política monetária, e o risco-país entrou numa trajetória consistente de queda. É possível, inclusive, que fique abaixo dos 300 pontos ainda neste mês. Isto é bom para os brasileiros? Se olharmos sob o ponto de vista da confiança, da credibilidade, decididamente que sim.
A BOA SAÚDE É RUIM?
Só que esta melhora vem acentuando cada vez mais o interesse de investidores internacionais pelo Brasil. E o resultado é a entrada maciça de dólares, que provoca, por sua vez, mais desvalorização cambial. Como a maioria dos brasileiros ainda não aprendeu a viver com mecanismos de mercado, com certeza devem estar deplorando a melhora da nossa fisionomia no exterior. Criamos assim um novo inimigo: a melhora da confiança. Pode?
PENSANDO O FUTURO
Hoje foi a vez da Fecomércio/RS fazer o seu balanço, a sua análise de 2005 e as projeções para 2006. O principal foco da entidade para 2006 está em propor aos governantes uma agenda de futuro. Chega de apagar incêndios. Assim como a família e as pessoas pensam e fazem para atingir um objetivo de longo prazo, chegar a algum lugar, a governança governamental também precisa pensar no futuro. A hora é de propostas para a próxima geração e não para a próxima eleição.
CENÁRIO POLÍTICO
O cenário político mais provável, e desejado, segundo a entidade: a atual crise política perde força, a economia melhora, Lula concorre e vai para o segundo turno com Alckmin ou Serra. O pior cenário: candidatura de Garotinho cresce e vai ao segundo turno contra o PT ou PSDB. Vale lembrar que Garotinho é risco econômico puro, tal qual o de Lula em 2002. A razão é o programa assinado por Carlos Lessa. Um horror.
CENÁRIO ECONÔMICO
Quanto ao cenário econômico para o próximo ano, a Fecomércio tem as seguintes percepções: As variáveis macroeconômicas estão muito mais sólidas; as reservas internacionais, idem; o déficit público é menor, a dívida pública interna está desatrelada do dólar; o saldo comercial está elevado; e, a relação dívida externa/importações menor. Sobram os riscos políticos eleitorais e uma ainda pouco provável crise econômica externa. Já a taxa de câmbio pode estar perto de seu limite inferior. Assim, a economia brasileira deve crescer em 2006.
O ESTADO DO RS
Sem uma nova seca a economia gaúcha deve crescer em 2006. A base, baixa como está, admite que qualquer coisa já melhora a situação. A arrecadação de ICMS que estava prevista para este ano em R$ 9,6 bilhões deve chegar a R$ 11,5 bilhões. O curioso é que mesmo havendo aumento tão expressivo da receita, o governo gaúcho não tem dinheiro para pagar o 13º salário dos funcionários. Só tem uma explicação: gasta demais e mal.A propósito: se o câmbio para o RS é o mesmo para os demais Estados, qual a razão para que empresas do RS dizem que estão fechando suas portas por causa do câmbio? Não seria por causa do governo?
EVENTO
Porto Alegre será sede de mais um evento internacional em 2007. Com apoio do Convention & Visitors Bureau, a capital gaúcha receberá a IX Jornada Latino-Americana de Tecnologia da Borracha. O evento tem previsão de trazerà cidade um público de 600 participantes vindos de países da América do Sul, América do Norte e Europa. Quarta cidade brasileira que mais sedia eventos internacionais no Brasil, Porto Alegre atraiu, em 2005, um público superiora 212 mil pessoas em 47 eventos locais, nacionais e internacionais.
LIMPEZA
Estimular a cultura do voluntariado e despertar a comunidade para a importância da preservação do patrimônio histórico. Estes são alguns dos objetivos da ALL Service ? empresa mais jovem do Grupo Puras ?, especializada em serviços de limpeza e manutenção predial, que no dia 10 de dezembro, sábado, das 9h às 13h, juntamente com a Prefeitura de Porto Alegre e a ONG Parceiros Voluntários, promoverá trabalhos simultâneos de remoção de lixo, limpeza e pintura de monumentos na Praça da Alfândega, no Parque Farroupilha e na Praça da Matriz.
CONCERTOS COMUNITÁRIOS
Música erudita e popular, canções natalinas e o melhor da MPB serão os ingredientes do último concerto do ano da Série Concertos Comunitários Zaffari (Ano XVIII). No Concerto de Natal, que acontece domingo, a partir das 20h, no Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre, a participação especial fica por conta do MPB4 e Banda. O quarteto irá trazer ao espetáculo sucessos do show MPB4 em Recital, que vem sendo realizado este ano em comemoração aos 40 anos de carreira do grupo.
SUPER SIMPLES
Precisamos pressionar os Deputados Federais para votação e aprovação do projeto do SUPER SIMPLES ainda em 2005. ENTENDA PORQUE o projeto do SUPER SIMPLES é importante: Ele AMPLIA o atual SIMPLES, diminui a carga tributária, simplifica a burocracia (um único documento para todos impostos) e inclui novas atividades e prestadores de serviço. Clique para saber mais sobre o SUPER SIMPLES.SAIBA COMO PARTICIPAR: O abaixo assinado do SEBRAE, em papel, colheu 200 mil assinaturas e o da internet, rapidamente, 70 mil apoios. MANIFESTE O SEU APOIO: AÇÃO 1 - Clique em www.sebrae-rs.com.br e procure "ABAIXO ASSINADO" na capa, ou vá direto em www.leigeral.com.br/abaixoassinado. AÇÃO 2 - Envie seu texto ou Repasse este mail para a LISTA DE DEPUTADOS FEDERAIS (volume impressiona políticos).