Artigos

05 jan 2009

ENCARANDO A REALIDADE DE 2009


Compartilhe!           

SÓ EM MARÇO
Hoje, 5 de janeiro, ainda que de forma precária para muitos brasileiros, começa o ano de 2009. Para todos, como de praxe, tudo inicia mesmo só depois do Carnaval, que neste ano acontece lá no fim de fevereiro. Desta forma, a ficha só vai cair mesmo, seja ela boa ou ruim, no mês de março.
O MERCADO ENCOLHEU
Ainda que, por tradição, esse prazo acabe respeitado é preciso que todos os brasileiros tenham em mente, já, a despeito dos pedidos, oferendas e consumo de lentilha na passagem do ano, que o mercado mundial diminuiu de tamanho. Encolheu.
REGIME
As economias do mundo todo, portanto, queiram ou não, vão desfilar neste ano com modelitos bem mais apertados. A tendência e a obrigação é vestir roupas bem justas. E, para tanto, os consumidores vão se obrigar a fazer um forte regime de gastos, independente do governo, que continuará gordo e esbanjador.
DIMENSÃO
Aos governantes, como é o caso do presidente Lula, só restam os discursos. Todos se declaram sempre positivos, certamente. Esta prática, todavia, não fará o mercado aumentar de tamanho. Por mais que muita gente também queira de volta a dimensão alcançada no primeiro semestre de 2008, isto só seria possível com a formação de várias bolhas.
A BOLHA BRASILEIRA
Aliás, ao que tudo indica, pela forma com que o governo está querendo estimular o consumo, em breve uma bolha brasileira, que já está visível, estará pronta para estourar. Os setores automobilístico e imobiliário, cuja concessão de crédito com prazos a perder de vista, vão propiciar o acontecimento através de um belo calote.
PROPORCIONAL
A nossa bolha, com toda certeza, não será nem um pouco parecida com a bolha americana. Também não será igual à espanhola ou inglesa, países em que o percentual do crédito sobre o PIB, por exemplo, é altíssimo. Mesmo assim, ela vai se apresentar, vai estourar e as conseqüências serão danosas.
MODA DO ANO
É provável que muita gente enxergue exageros neste primeiro Ponto Crítico de 2009. Para este grupo é provável que o ano ainda não tenha começado, não é mesmo? Pois bem, mesmo com eventuais contrariedades estou convencido de que a moda para todas as estações deste ano, no mundo todo, será de roupas justas. Gostem ou não, o ajuste será necessário. Feliz 2009.