Artigos

16 out 2006

É PRECISO ENFRENTAR O MITO


Compartilhe!           

MAIS ESCLARECIDO
Estou absolutamente consciente de que o público alcançado pelo PontoCrítico.Com, tanto na TV quanto pela Internet, é bem mais esclarecido do que a média do nosso povo. Este público considerável, pelo número atual de assinantes, na sua maioria entende o meu raciocínio, embora permaneçam com todo o direito de reagir ou discordar das minhas idéias liberais.
GOVERNANTES DESINTERESSADOS
Por outro lado é preciso compreender que os mais esclarecidos deste país representam cada dia uma parte menor da nossa população. Pior: se o contingente de pessoas despreparadas aumenta vertiginosamente, não se observa o menor interesse dos nossos governantes em tornar esta parcela alienada em seres pensantes, que possam agir com discernimento.
DEMONIZAÇÃO
Isto talvez explique melhor o porquê da demonização, por exemplo, das privatizações neste país. Um povo mal educado e mal orientado precisa entender que produtos e serviços fornecidos por estatais são imprescindíveis. E precisa ficar convencido de que a iniciativa privada, quando se faz concessionária de serviços públicos, só existe para aumentar os preços e funcionar mal. Esta é uma mentira tão estúpida que a existência das mais diversas agências de regulação esclarece. Mas o povo não entende nem sabe que as Agências existem.
MITO
É, pois, profundamente lamentável que todos os candidatos, tanto à presidência quanto aos governos estaduais, pelo mito criado estejam sempre fugindo de falar sobre privatizações. É certo que muitos até não querem privatizar de forma alguma, mas todos estão conscientes de que o simples silêncio sobre o assunto pode tirá-los da disputa.
MEDO DA PERDA
Muitos leitores, aqueles inconformados com as minhas opiniões sobre a necessidade urgente de privatizar todas as empresas públicas, acabam reagindo com argumentos muito fracos, que mais identificam uma falta completa da razão enquanto lhes sobram eternas e inexplicáveis paixões por estatais. Afinal, quem mais precisa da existência de empresas públicas são: os políticos escolhidos para dirigi-las; seus funcionários, que sabem do risco da perda do emprego em caso de privatização; e, naturalmente, o mercado publicitário, que perde as maiores contas de propaganda.
RESULTADO FENOMENAL
Nos casos em que privatizações foram feitas, o número de funcionários foi reduzido à metade. E a oferta de produtos e serviços mais que dobrou e passaram finalmente a existir. Além da grande eficiência, perfeitamente comprovada, foi oportunizada a livre concorrência entre as concessionárias que passaram a existir. Além disto os governos também passaram a arrecadar cada vez mais. E o curioso é que os mais beneficiados foram aqueles que até então estavam impedidos de obter os produtos e serviços. Se hoje lhes sobra tal existência e escolha ainda lhes falta o discernimento para a continuidade do processo.
DEBATE
A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) repete a dose neste segundo turno. No dia 23 de outubro, das 9h30min às 11h30min, Olívio Dutra (PT) e Yeda Crusius (PSDB) se encontram na sede da Associação para novo debate que poderá ser transmitido por todas as associadas da Agert. Mais informações pelo telefone (51) 3226-3383.
PIMES
A CaixaRS Fomento Econômico e Social repassará R$ 9,5 milhões em financiamentos para mais 16 municípios gaúchos através do Programa Integrado de Melhoria Social (Pimes/CaixaRS). A contratação foi aprovada nesta semana, durante reunião entre o Conselho Diretor do Fundopimes e a diretoria da agência de fomento, na Secretaria de Coordenação e Planejamento. Os recursos beneficiarão projetos de melhoria de infra-estrutura urbana e serão aplicados em iniciativas que vão desde obras para construção de sedes administrativas, pavimentação e drenagem de ruas, construção de galerias, até a aquisição de equipamentos rodoviários, como retroescavadeiras e caminhões.
PREGÃO ELETRÔNICO
O Conselho Regional de Contabilidade promoveu, no dia 6 de outubro, o primeiro processo eletrônico de compras. A partir de então, todas licitações efetuadas pelo Conselho serão por meio de pregão eletrônico. Adotado por grande parte dos órgãos públicos, a modalidade de licitação por meio de pregão eletrônico imprime maior eficiência, transparência, rapidez e economia ao procedimento.
100 MAIORES
A Aracruz está entre as 100 maiores companhias de produtos de base florestal do mundo. A companhia é a mais bem classificada entre as empresas brasileiras e está em 64º lugar na lista geral. A pesquisa foi divulgada através do ranking do Global Forest, Paper and Package Industry Survey.
NACIONAL
O supermercado Nacional da Bela Vista, Porto Alegre, vai passar por uma grande remodelação para ser um lugar completo, mais espaçoso e com novos sabores para agradar os clientes. A partir de novembro, quando a obra estará pronta o Nacional Bela Vista quer encher os olhos e dar água na boca.