Artigos

08 dez 2005

A MINISTRA AGITADORA


Compartilhe!           

SÓ ENROLA
A ministra Dilma, para quem a conhece bem como é o caso dos gaúchos, sabe que o seu maior prazer está em fazer agitações. Manifestante nata, deixa de cumprir com suas obrigações para se dedicar a furungar a vida dos outros desde que seja para emperrar as atividades que porventura estejam dando certo. Quando esteve à testa do Ministério das Minas e Energia enrolou, enrolou e não construiu o necessário marco regulatório. Assim, os investimentos no setor elétrico estão sendo protelados e muitos não acontecerão.
PAIXÃO
Enquanto deixou de fazer a sua importante lição como ministra, resolveu ainda se intrometer no Ministério da Fazenda, que de alguma forma está cumprindo um programa efetivo. Dilma é o tipo que não faz e também não deixa que se façam coisas necessárias. Gosta mesmo de agitação. E o Lula, infelizmente, gosta de gente assim.
BALANÇO FEDERASUL
Não sendo diferente das demais entidades, que já mostraram os números de 2005 e projeções para 2006, a Federasul, através de seu presidente Paulo Feijó, foi bem enfática. Culpou, com naturalidade e com correção, que os maus resultados colhidos pelo governo do RS, o lamentável aumento das alíquotas de ICMS sobre telefonia, energia elétrica e combustíveis. A partir de abril, quando entrou em vigor a cobrança do ICMS turbinado, os consumidores gaúchos foram garfados em mais de R$ l bilhão até novembro.
CARGA TRIBUTÁRIA MAIOR
Em outras palavras, a cada compra feita, a renúncia foi grande. Como houve um aumento significativo de arrecadação e uma forte diminuição do PIB, a equação identifica um aumento da carga fiscal insuportável. Tudo para satisfazer 5% da população que trabalha no setor público. Sim, de tudo o que foi arrecadado por todos os gaúchos, mais de 70% foram parar nas mãos dos funcionários ativos e inativos do Estado.
ABUSOS ADQUIRIDOS
Ou seja, para que poucos vivam bem (estes 5% ganham acima da média da população), a grande a maioria (95%) vive mal para poder sustentar a tal minoria. Dizem que são direitos adquiridos quando na verdade são abusos adquiridos. Além disso, os serviços prestados pelos agraciados com tantas vantagens comparativas, são de péssima qualidade. Tanto na segurança, quanto na saúde e educação.
OUTRO ABELHEIRO
Cada vez que faço comentários sobre futebol acirro os ânimos dos torcedores a ponto de ficar claro que eles admitem tudo, menos que se fale de seus clubes. A não ser para elogiar. Porém, como comentei a espírita forma com que o Grêmio conquistou a vaga para voltar a primeirona, não posso deixar de comentar a triste partida final do Internacional. Foi um horror. Jogadores omissos e técnico idem. Resultado: deu a lógica e perderam o jogo para o Coritiba. Coisa suficiente para não comemorar coisa alguma, apesar dos argumentos bem conhecidos. O momento era para provar que havia farinha no saco. Blefaram. Com isso faltou autoridade para reclamar qualquer coisa, pois só a vitória levaria a uma igualdade ao Corinthians. Preferiram a decepção. O técnico Murici só não pode ser considerado um estrategista porque já cometeu muitos erros que não poderiam mais acontecer. Mas a sua estratégia na partida final foi de despedida do Inter. Fez de tudo para não voltar mais aqui. Felizmente. Uma coisa ficou bem clara para todos sem consistir novidade: o tamanho da ingenuidade dos gaúchos é exatamente igual à prepotência e arrogância do Sr. Zveiter. Nós só colhemos o que plantamos. Muita ingenuidade.
PACTO
Amanhã, 9, é o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Aproveitando a data, as entidades Instituto Ethos, Patri Relações Governamentais & Políticas Públicas, Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), Unodc (Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime) e o Comitê Brasileiro do Pacto Global da ONU lançam na sede da Bovespa o início das consultas públicas referentes à minuta do "Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção". O evento começa às 15 horas. O objetivo do "Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção\" é estimular a adesão voluntária das empresas na busca por transparência e ética nas relações público-privadas e com o mercado.
PRÊMIO
O Prêmio Jovem Cientista será entregue dia 12, às 15h30, no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Maior premiação da área será entregue a estudante da UFRGS, Ana Beatriz Gorini da Veiga, na presença do presidente da República, Jorge Gerdau Johannpeter, ministro de Ciência e Tecnologia e presidente do CNPq.
COMPUTADOR PARA TODOS
Fique por dentro para não pagar a mais pela compra de seu computador. Os benefícios deve chegar ao contribuinte. Exija seus direitos. Vá direto ao assunto: http://www.mct.gov.br/legis/decretos/5602_2005.htm . Veja abaixo as empresas credenciadas para fabricar os equipamentos para o Projeto Cidadão Conectado - Computador para todos.
POSSE
A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet, regional do RS (Assespro -RS) fará a posse de sua nova Diretoria Estatutária na próxima segunda-feira, dia 12, às 19h no Centro de Convivência do Tecnopuc.