Artigos Anteriores

VIAGENS DE APRENDIZADO

ANO XIV - Nº 007/14 -

TURISMO

Os nossos políticos adoram viajar. Principalmente quando é às custas do dinheiro do povo. Por receberem diárias polpudas, os deputados e senadores se sentem muito estimulados a fazer turismo. Mesmo que sejamos contrários a estas práticas absurdas, ainda assim sugiro que ao menos visitem lugares que poderiam inspirá-los a melhorar as nossas vidas.

SEM RISCOS

Um dos lugares que deveria ser visitado, com urgência, é a Noruega, onde a nossa seleção até jogou nesta semana. Lá, por exemplo, também existe a previdência social pública. E a mesma paga um salário bem razoável aos seus aposentados. Só que os gastos com a previdência deles não oferecem riscos aos cofres do governo.

POVO INTELIGENTE

Tudo porque o povo norueguês é inteligente. Que entende e pratica muito bem o planejamento familiar. Lá, todos, com certeza, com a renda auferida poderiam ter até cinco ou dez filhos. Mas, por serem educados e inteligentes sabem perfeitamente que não devem ter mais do que dois.

PRESSÃO NO CAIXA

Esta é a consciência que falta no Brasil. Aliás, neste aspecto social-educacional estamos falhando brutalmente desde sempre. Resistimos fortemente às reformas que a Previdência Social exige e ainda não provemos a mínima educação ao povo sobre planejamento familiar, para que no futuro haja menor pressão no caixa da previdência.

INGLÊS FLUENTEMENTE

Quanto ao aspecto sócio-cultural, a Noruega precisa ser copiada: como a língua local só é entendida no país, todos os noruegueses falam inglês fluentemente. A escola cuida disto com naturalidade. Museus? Há mais de cinqüenta só na capital, Oslo. Além disso, o norueguês lê quatro jornais por dia. Isto chega?

E AS DIÁRIAS?

Para concluir: viagens não são necessárias para conhecer a realidade da Noruega ou de qualquer país deste mundo. O acesso às informações estão muito facilitados hoje em dia. O que precisamos entender, no entanto, é que entrar na Internet e buscar as informações que poderiam melhorar as nossas vidas não dá direito à diárias. A não ser que....

MOSTRA DE ARTES

Durante a Mostra de Artes da Fundação Projeto Pescar, que ocorre até amanhã, 19 de agosto, no Centro Cultural CEEE- Érico Veríssimo (Rua dos Andradas, 1223), os alunos das unidades da Fundação têm recebido a visita de renomados artistas plásticos que emprestam experiência e sensibilidade aos jovens através de depoimentos sobre suas vivências no mundo da criação.

REINAUGURAÇÃO

No ano em que completa 5 anos de atividades, a Maxim Peugeot, concessionária Peugeot no RS, reinaugura suas instalações no próximo dia 22 de agosto (terça-feira) com novo padrão estrutural e de comunicação visual. A revenda é a primeira da Grande Porto Alegre a adotar o conceito mundial Blue Box Peugeot.

DIA DO MAÇOM

A Câmara Municipal de Porto Alegre realiza hoje, 18, às19h, uma sessão solene em homenagem ao Dia do Maçom. O diferencial destasessão é que o Legislativo se reunirá no interior do Templo Maçônico,localizado na Rua Jerônimo Coelho nº 116

MIX DE LOJAS

O Bourbon Shopping Country incrementa seu mix de lojas com o salão de beleza Les Amis Coiffure, recém inaugurado. Localizado no 2º andar do shopping em uma área de 40 m2.

VÔOS

A nova empresa de transporte aéreo do RS já pode iniciar os vôos comerciais e estará comercializando as passagens a partir desta segunda-feira, 21. A portaria da ANAC, que autoriza o início das operações já foi publicada no Diário Oficial da União.Com isso, a NHT anuncia para o dia 28, os vôos regulares, inicialmente de Porto Alegre para Santa Maria, Pelotas, Rio Grande, Santa Rosa e Horizontina e também entre Pelotas e Rio Grande e de Santa Rosa e Horizontina para Santa Maria. A partir de hoje os bilhetes estarão a venda nas agências de viagens, no site www.voenht.com.br e pelo telefone 0300-1434343.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

A UNANIMIDADE É A OPINIÃO DAQUELE QUE MANDA.

Luiz Agell - Humorista peruano