Artigos Anteriores

VIAGEM À FLÓRIDA

ANO XIV - Nº 007/14 -

FERIADO

Devido ao feriado aí no Brasil, o artigo que publiquei ontem, 21, no site, aqui em Hannover, está sendo enviado hoje, 22, um pouco antes do de hoje. Mesmo com vários assuntos sobre a Feira não posso deixar de fazer um comentário sobre a farra das passagens aéreas, proporcionadas pelos nossos políticos e outros do mesmo tipo. Aí vai:

EM FORMA DE HISTÓRIA

Muitas vezes é melhor escrever um comentário, ou uma opinião, em forma de uma breve história, o que pode ajudar o leitor a ter melhor esclarecimento sobre o assunto abordado. Imaginando que isso funcione proponho que acompanhe o seguinte relato:

CONSULTA FAMILIAR

Uma família comum, composta de marido, esposa e uma filha de 15 anos resolveram, no início deste ano, em legítima consulta familiar, decidir como deveriam gastar as economias feitas no ano anterior.

PRIORIDADES

O marido propôs a troca do carro; a esposa preferiu trocar o refrigerador e o fogão; e a filha disse que queria conhecer a Disney, na Flórida, EUA. Como a poupança não atenderia todos os pleitos, a família empurrou a decisão para mais adiante, embora tenha estabelecido como prioridades aquilo que melhor atendesse aos desejos da família toda.

REDUÇÃO DO IPI

Agora, em abril, com a redução do IPI proporcionada pelo governo sobre veículos, refrigeradores e fogões, o casal entendeu que chegara o melhor momento para comprar o que haviam decidido lá no início do ano.

EDUCAÇÃO

A filha, mesmo com seus quinze anos, mas já mostrando preparo e atenção ao que estava acontecendo no país disse aos pais que, ao fazerem as compras pretendidas, mesmo com a redução do IPI, praticamente a metade daquilo que desembolsariam seria entregue ao governo. E este, por sua vez, entregaria parte desse dinheiro para políticos e ocupantes de todos os Poderes, para gastarem em farras absurdas e incalculáveis. Inclusive na forma de passagens aéreas para amigos, parentes e assemelhados.

A RESPOSTA

Os pais, atônitos diante da correta explicação da filha, perguntaram o que deveriam fazer para não entregarem suas economias para gente tão safada. A resposta da garota foi pronta e imediata: - Ora, o melhor é irmos todos para a Flórida, passando pela Disney. Lá, ao menos, o nosso dinheiro não irá para bolsos de gente tão desonesta. SÍNTESE - A viagem está marcada para o próximo final de semana. Com um detalhe: os melhores lugares do avião já estavam reservados para as famílias de vários políticos. Maravilha.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • MERCOPAR
    A 18ª edição da Mercopar foi lançada ontem, 21, em Hannover, com a assinatura do contrato de cooperação técnica e financeira entre Sebrae-RS, Fiergs e Hannover Fairs do Brasil. Realizada no município gaúcho de Caxias do Sul, focada em subcontratação e inovação industrial, a feira nasceu inspirada na Hannover Messe e acontecerá entre 20 e 23 de outubro.
  • CURSO
    A AGQ realizará no dia 23 de abril, o Curso Mapeamento de Processos. O curso tem como objetivo propiciar aos participantes o desenvolvimento de habilidades e gerar competências que possibilite realizar o planejamento dos processos, identificando melhorias através de indicadores. Inscrições e informações pelo site www.agq.com.br
  • COOPERATIVA
    O Rio Grande do Sul terá a primeira cooperativa industrial de supermercadistas do Brasil. A Rede Unimax de Supermercados e a Coopesa convidam para o lançamento da Coopermax no dia 27 de abril, próxima segunda-feira, às 11h, na Ceasa.
  • LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO
    Nos dias 22 e 23 de abril, empresários, membros do governo e da comunidade acadêmica e científica do Brasil e dos Estados Unidos vão analisar e debater, na perspectiva bilateral, a pesquisa e o desenvolvimento como a semente para a inovação no 1º Laboratório de Aprendizagem em Inovação 2009 realizado pelos dois países. O encontro é o primeiro de uma série de seis laboratórios que a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Conselho de Competitividade dos EUA (CoC) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC), organizarão este ano, alternadamente, no Brasil e nos Estados Unidos. Esta iniciativa tem, como parceiros locais, o Sistema FIERGS, através do Conselho de Inovação e Tecnologia e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Os debates do evento, que acontecem na sede da FIERGS, serão focados em investimentos, talento e políticas voltadas ao estímulo da capacidade de pesquisa no Brasil e nos EUA.

FRASE DO DIA

NÃO PENSE QUE NÃO HÁ CROCODILOS SÓ PORQUE A ÁGUA ESTÁ CALMA

Provérbio Malaio