Artigos Anteriores

VENDENDO EXPECTATIVA POSITIVA

ANO XIV - Nº 007/14 -

EXPECTATIVA POSITIVA

É pra lá de compreensível o fato do nosso ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ter declarado, tão logo desembarcou em Davos, para participar do Fórum Econômico Mundial, que a EXPECTATIVA sobre o Brasil é muito POSITIVA. 

DESCONFIADOS

Ora, em primeiro lugar, se a expectativa não fosse minimamente positiva, o ministro Meirelles certamente não poria os pés em Davos. Ainda assim, Meirelles sabe o quanto governos e investidores internacionais desconfiam do Brasil. Até porque não foram poucos aqueles que se sentiram enganados pelas grossas mentiras produzidas, ao longo dos últimos 13 anos dos governos -Lula&Dilma-Petistas-, que, como ninguém, além de roubar muito trataram de destruir por completo a economia do nosso empobrecido país.

 

 

VENDER BRASIL

Por óbvio, quem se dispõe a VENDER qualquer produto ou serviço sabe que só obterá êxito se aquilo que está oferecendo é realmente vantajoso e interessante. Da mesma forma, para VENDER BRASIL o ministro Meirelles sabe que para tanto o nosso país precisa ser atraente. Mais ainda quando os CLIENTES POTENCIAIS estão reticentes por terem sido enganados no passado recente.  

LANCE DE MARKETING

A declaração do ministro Meirelles, neste momento, deve ser vista mais como um lance de MARKETING. Afinal, tudo aquilo que pode, efetivamente, gerar BOAS EXPECTATIVAS para o Brasil, não passa, por ora, de propostas, sugestões e vontades. 

CUSTO BRASIL

Vejam que as REFORMAS que Meirelles está usando para atrair investidores, ainda carecem de aprovação. E quem conhece minimamente o nosso país sabe o quanto é difícil mexer -para melhor- em leis PREVIDENCIÁRIAS E TRABALHISTAS. Mais: mesmo que isto venha a acontecer, inúmeros DIREITOS ADQUIRIDOS não vão permitir, no médio e longo prazo, qualquer diminuição do CUSTO BRASIL.

ÚNICO PROPÓSITO

Volto a afirmar: só o fato do PT estar fora do governo já me faz mais confiante. Mais do que sabido, a Matriz Econômica Bolivariana, que o governo Temer nos livrou, felizmente, tinha como grande e único propósito a destruição total e absoluta da economia brasileira. 

DIMINUIR O TAMANHO DO ESTADO

No entanto, para que o Brasil possa crescer e se desenvolver, o que me faria feliz, é preciso DIMINUIR O TAMANHO DO ESTADO NA ECONOMIA. Sem um corte profundo e efetivo, o otimismo não passa de uma fantasia que vai morrer junto com a esperança. 

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • PIB BRASILEIRO, SEGUNDO O FMI

    O Fundo Monetário Internacional está mais pessimista em suas previsões a respeito do desempenho da economia brasileira em 2016 e em 2017. Em relatório divulgado ontem, 16, o fundo ampliou a previsão de queda do PIB de 2016 de 3,3% para 3,5% e reduziu a projeção de alta em 2017, de 0,5% para 0,2%. Para 2018, o FMI projeta um crescimento de 1,5%.

  • MARCAS DE QUEM DECIDE

    O Jornal do Comércio e a Qualidata já estão trabalhando com os resultados da pesquisa Marcas de Quem Decide. Há dezenove anos o mercado recebe o estudo das marcas mais lembradas e preferidas de um público qualificado e exigente, formado por gestores de empresas e altos executivos de negócios do RS.

    Sempre atento às novidades e às tendências do mundo das marcas, a pesquisa está ainda mais multiplataforma. "O mercado está cada vez mais sintonizado. As próprias marcas estão passando por essa transformação", explica Luiz Borges, diretor comercial do Jornal do Comércio. Para ele, é importante para o MDQD acompanhar essas mudanças, uma vez que as empresas estão cada vez mais conectadas.

    A campanha, feito pela agência Vossa Estratégia e Comunicação, mostra a disponibilidade da pesquisa em diferentes plataformas. "Essa característica facilita o acesso ao conteúdo por parte dos diversos interessados na análise e compreensão do comportamento das diferentes marcas em seus respectivos segmentos", afirma Gil Kurtz, diretor da Vossa.

    O caderno especial MDQD, com projeto gráfico inovador e agradável para a leitura dos profissionais interessados e envolvidos com esse mundo das marcas, circulará no dia 27 de março com todas as análises e gráficos dos resultados, artigos de especialistas, matérias especiais e a cobertura da entrega dos certificados aos primeiros colocados. O resultado completo será revelado em um evento exclusivo para executivos e gestores das marcas no dia 7 de março no Centro de Eventos do Plaza São Rafael. Mais informações em www.marcasdequemdecide.com.br.

FRASE DO DIA

Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.

Roberto Shinyashiki