Artigos Anteriores

VENDEDORES DE ESPERTEZA

ANO XIV - Nº 007/14 -

OS DEPENDENTES

Diversas empresas de auditoria se intitulam como independente e assim vendem uma imagem de seriedade e confiabilidade. Porém, na realidade, muitas só se estabelecem para avalizar e ajudar seus contratantes a mentir. Creio que o preço é até bem mais alto para manter o sigilo das negociatas. São, enfim, auditores dependentes da vontade de quem os contrata, omitindo nos seus pareceres, informações ou falcatruas que podem prejudicar os acionistas minoritários.

OS RESPONSÁVEIS PELO MEDO

Como se não bastasse a existência destes maus profissionais, hoje responsáveis pelo grande medo de muitos investidores de entrarem no mercado de ações, temos agora o mesmo procedimento criminoso promovido por várias agências de risco que dizem avaliar empresas e bancos. Tudo parecia que era algo sério até que o Banco Santos sofreu intervenção pelo BC. A partir daí o cheiro de safadeza nas avaliações de risco dos bancos se espalhou. Uma delas chegou ao cúmulo de mudar a sua nota depois de intervenção. Pode? Pois pode.

DESAMPARADOS

Afinal, o investidor deve contar com a ajuda de quem? Gente, o custo para estarem mais protegidos está sendo pago por todos os acionistas, que infelizmente não estão sendo atendidos. Resta, como sempre, o caminho da Justiça que poderá dizer quem é o culpado pelos prejuízos atuais. E futuros, caso outras instituições financeiras bem avaliadas também quebrem.

NOVAS CLASSIFICAÇÕES

Preocupada com a situação e com os rumores e turbulências no mercado, depois da intervenção do Banco Santos, a agência Fitch Atlantic Rating já revela as suas novas classificações de risco para os seguintes bancos, separando em prazo Longo e Curto:

BANCOS AVALIADOS

Bradesco AA (bra) e F1+ (bra) Itaú AA (bra) e F1+ (bra) Santander AA (bra) e F1+ (bra) Votorantim AA (bra) e F1+ (bra) Safra AA- (bra) e F1+ (bra) Unibanco AA- (bra) e F1+ bra) Banco Alfa A+ (bra) e F1 (bra) Nossa Caixa A+ (bra) e F1 (bra) Pactual A+ (bra) e F1 (bra) BMG BBB+ (bra) e F2 (bra) Panamericano BBB+ (bra) e F2 (bra) Bicbanco BBB (bra) e F3 (bra) Merc.Brasil BBB (bra) e F3 (bra) Rural BBB (bra) e F3 (bra) BMC BBB- (bra) e F3 (bra)

CÂMBIO LIVRE

A velha mania de entender que o governo deve fixar preços e fazer intervenções está muito enraizada na cultura dos brasileiros. Isto mostra a razão da enorme falta de liberdade e do entendimento do que é o livre mercado. Todos se acostumaram, desde o periodo do Império, a ir para o ferrolho, como se lá estivessem a salvo das intempéries. Quanta ignorância, meu Deus do Céu. Com o câmbio está sendo assim e, pasmem, o governo petista está dando o melhor exemplo daquilo que o mercado vem propondo. Aliás, quando a nossa moeda é depreciada não se vê empresario entendendo que está ganhando demais. Mas, basta a apreciação do cambio e a casa cai.

PROMOÇÃO

Em comemoração ao aniversário de 10 anos do Cartão de Crédito Banrisul Visa, o Banrisul está lançando, em parceria com a Visa/Visanet, uma promoção exclusiva com sorteio de dez prêmios aos portadores do cartão. Chamada de - 10 Anos Banrisul Visa -, ela sorteará pela Loteria Federal três automóveis VW Gol City 1.0, 8v, 02 portas, gasolina; duas motos Honda CG150 Titan ESD, com partida elétrica, e cinco televisores 29 polegadas Sony.Todos os portadores do Cartão Banrisul Visa que fizerem compras no território nacional, em moeda corrente à vista ou a prazo, no valor a partir de R$ 70,00, no período de 20 de novembro a 28 de dezembro, estarão concorrendo automaticamente aos prêmios, pelo número do código de autorização impresso no comprovante da transação. Atenção: não farão parte desta promoção transações realizadas manualmente, pela Internet, por telefone, por mala-direta ou por correio. O regulamento completo da promoção pode ser encontrado no site www.banrisul.com.br e no verso dos encartes das faturas.

LIVROS

O ranking de vendas da Livraria Virtual do Instituto Liberdade IL/RS está sendo liderado pelos gaúchos. Em relação às vendas em todo o Brasil, o RS tem participação de 34%. Em segundo, com 20%, vêm cariocas e paulistas. Na Livraria Virtual, entre os livros mais vendidos estão ?Quem é John Galt?? e ?A Nascente?, de Ayn Rand, e ?O Caminho da Servidão? de F. A. Hayek. Estas obras lideram o ranking de vendas pelo segundo ano consecutivo. Recomendo a leitura de todos eles. Os livros podem ser adquiridos no site www.institutoliberdade.org.br e o comprador os receberá em qualquer lugar do Brasil, sem sair de casa.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

EXISTEM LIVROS PARA JUSTIFICAR, ALGUNS PARA INGERIR, MAS POUCOS PARA MEDITAR.

Bacon