Artigos Anteriores

UNANIMIDADE MUNDIAL

ANO XIV - Nº 007/14 -

PREVISÕES CONSISTENTES

Não há um estudo econômico sequer, em todo mundo, que não aponte para um crescimento de, no mínimo, 4,5% para o PIB brasileiro em 2010. Mesmo assim são poucos os que admitem números tão tímidos. A maioria dos analistas fazem previsões que chegam a 6,2% de crescimento.

CERTIFICADO DE GARANTIA

Esta confiança mundial, que mais parece um Certificado de Garantia de ótimo desempenho para o Ano Novo, foi conquistada ao longo do segundo semestre de 2009, quando o Brasil ganhou fama de país do momento, de bola da vez.

ABDICAMOS DE 10%

Se o crescimento robusto para o PIB já está garantido para 2010, fato que será muito festejado na noite do Réveillon, é preciso que todos tenham em mente uma outra certeza incontestável: estamos abdicando de uma taxa de crescimento de, no mínimo, 10%, caso o governo tivesse feito, meramente, as reformas da Previdência e a Fiscal.

NO ESTILO

Estou absolutamente convencido de que pouca gente vai dar importância para este comentário. Será considerado como FORA DE HORA, INCONVENIENTE, etc. Afinal, quando a economia vai bem, o que todos querem é comemorar o bom momento. Não é a hora de falar em reformas, certo? Bem no estilo: Em time que está ganhando não se mexe.

PRAZO MÉDIO

No entanto, só para não passar por omisso deixo registrado que, ao invés de nos prepararmos para comemorar décadas de crescimento vigoroso, estamos muito felizes por ter um ou dois anos de crescimento razoável. Aliás, este é o prazo médio da maioria dos Certificados de Garantia, não?

INFRA-ESTRUTURA

Como todos os governos sempre foram péssimos para administrar a Previdência Social, por exemplo, que se transformou numa poderosa fábrica de rombos, nada mais óbvio de que farão o mesmo com a economia do país. A prova disso está estampada na falta de infra-estrutura, que impede maior crescimento.

COMPETITIVIDADE DENTRO DE CASA

Ah, não posso esquecer de um detalhe que julgo importante: muitas empresas estão investindo grandes somas para atingir altos índices de produtividade e competitividade. Quando seus produtos saem da fábrica, e esbarram na péssima infra-estrutura e no excesso de burocracia, percebem que a suada competitividade foi totalmente para o brejo. Resultado: a culpa é o real valorizado.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • CAIS MAUÁ
    O plano de revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre, foi apresentado, ontem, a bordo do barco Cisne Branco pelo Guaíba. Durante aproximadamente uma hora, o vice-prefeito José Fortunati, o coordenador do projeto, Edemar Tutikian, vereadores da Capital e o secretário estadual da Copa 2014, Paulo Odone, estiveram atentos aos detalhamentos do projeto para o Cais. Agora vai?
  • ADELI SELL
    O vereador Adeli Sell foi eleito presidente do PT-Porto Alegre, para o período 2010-12. Com o Adeli dá para conversar. Tem uma cabeça arejada. Parabéns.
  • INTERNET E RÁDIO
    Pesquisa divulgada no começo do mês mostra que o rádio e a internet lideram em credibilidade, na frente da TV, jornais impressos e revistas. Para especialistas, o amadurecimento do público da web, a modernização e integração entre os dois meios são responsáveis pelo resultado. O estudo Vox Populi, encomendado pela empresa de comunicação Máquina da Notícia, apontou que, em uma escala de 1 a 10, o rádio teve nota 8,21, quase empatado com a internet que somou 8,20, seguidos pela TV com 8,12; jornal impresso com 7,99; revista com 7,79 e redes sociais com 7,74.
  • BANRISUL
    O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, acompanhado da governadora do Estado, Yeda Crusius, anuncia hoje à imprensa o volume de recursos que o Banco disponibilizará em 2010 nas suas respectivas linhas de crédito. Além disso, Lemos, juntamente com a diretoria da instituição, apresentará as perspectivas econômicas para o próximo ano.
  • FORMATURA
    O Senac Passo D?Areia realiza, no dia 21 de dezembro, uma formatura inédita de 1.350 alunos do Programa Senac de Gratuidade (PSG). O evento acontece às 19h30, no Ginásio Tesourinha (Av. Erico Veríssimo, s/n), e conta com a presença autoridades como o Prefeito Municipal, José Fogaça.

FRASE DO DIA

HOJE EM DIA, DIZER IMPOSSÍVEL É FICAR ENTRE OS QUE PERDEM.

W. von Braun