Artigos Anteriores

UMA SEMANA SUJA

ANO XIV - Nº 007/14 -

BALANÇO

Em tese, mesmo que nem todas as atividades da semana se encerram na sexta-feira, para a maioria ela marca o início do final de semana. O momento certo para fazer um balanço das atividades e dos acontecimentos que marcaram o período.

SALDO RUIM

Olhando para trás, o resultado obtido na semana, ficando somente na área econômica, não foi nada bom, infelizmente. Mesmo com a existência de algumas boas notícias, aqui e ali, dois acontecimentos acabaram por determinar um saldo muito negativo para nós brasileiros.

IOF

Um dos acontecimentos foi, indiscutivelmente, a infeliz decisão do governo, de tributar a entrada do capital internacional, com a alíquota de 2% de IOF. Um absurdo e tanto, já fartamente mencionado e criticado aqui, depois que saiu a má notícia.

PREVIDÊNCIA

O outro acontecimento, cujo peso econômico é muito sério, apesar de impressionante não foi considerado como algo inesperado, trata do magnífico rombo da Previdência, que de janeiro a setembro já acumula déficit de R$ 39,12 bilhões.

ROMBO CRESCENTE

Este interminável e crescente rombo é mostrado mesmo levando em consideração os parcos proventos que os aposentados, individualmente, recebem da Previdência Social. Imaginem se os valores pagos fossem maiores.

CÂNCER

O interessante nisso tudo é que o governo Lula ainda tem olhos voltados para proteger bandidos e golpistas, como é o caso de Zelaya, do MST, do diabo, etc. E descuida totalmente da Previdência, considerada o maior câncer das contas públicas do Brasil.

DRAMÁTICO

Se as reformas -Trabalhista e Fiscal- são extremamente necessárias, a reforma da Previdência é para ontem. Por mais que os ministros que passam a ocupar a Pasta tentam dizer que as coisas vão melhorar, o certo é que mês a mês o rombo se apresenta cada vez mais dramático.

O ATESTADO

Este sério problema, que um povo medianamente inteligente exigiria um ataque frontal e imediato, aqui no Brasil serve para mostrar o atestado de ignorância do povo. Tanto é verdade o despreparo e enganação da sociedade, que ela elege Paulo Paim para senador, só porque este político jura de pés juntos, que a Previdência é superavitária.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • JOGO ON LINE
    O Jogo da Vida Banrisul, que já é sucesso entre os alunos de várias escolas do Estado, agora está disponível também pela internet, no site www.jogodavidabanrisul.com.br. Com a utilização das facilidades do mundo virtual, o Banco lançou a versão on line do game para falar a mesma linguagem dos jovens e estimular a responsabilidade financeira em crianças e adolescentes. O site contempla uma competição, com distribuição de brindes a cada mês, para o primeiro e o segundo colocados no percurso Mesada Eletrônica e Conta Jovem. O participante deverá responder questões de raciocínio e, de acordo com as respostas e o tempo usado para respondê-las, passará a ocupar uma posição num ranking.
  • TECNOPLAST 2009
    Os interessados em participar da Tecnoplast 2009 devem ficar atentos em relação ao prazo para cadastro, que encerra no dia 30 de outubro. Os mesmos devem ser feitos pelo email convite@feiratecnoplast.com.br. Dúvidas e esclarecimentos pelo telefone 51 3338 0800.
  • NOMEAÇÃO
    A governadora Yeda Crusius assinou o ato de nomeação do ex-secretário Extraordinário de Relações Institucionais, Celso Bernardi, para o cargo de diretor de Planejamento no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A nomeação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta, 23. Ele substituirá Otomar Vivian, que deixou o Banco para assumir a chefia da Casa Civil do governo do Estado.
  • LANÇAMENTO
    Rodrigo Constantino estará lançando o livro : Economia do Indivíduo - O Legado da Escola Austríaca. Dia 4 de novembro no Studio Clio, Rua José do Patrocínio, 698.
  • NOVAS LOJAS
    Três novas operações chegam ao Bourbon Shopping Country, diversificando e elevando para 95 o número total de lojas no shopping de Porto Alegre. Acabam de inaugurar Quadrinhos S/A, Barred?s e UZ Games.

FRASE DO DIA

AS ESCOLHAS QUE UM HOMEM FAZ SÃO DETERMINADAS PELAS IDÉIAS QUE ELE ADOTA.

Ludwig von Mises