Artigos Anteriores

UMA SAFRA DE BOAS NOTÍCIAS

ANO XIV - Nº 007/14 -

DEZEMBRO A MIL

Depois de um novembro cheio de emoções e muito rico em notícias importantes para a economia brasileira, o mês de dezembro entrou a mil. Indicadores como o Risco Brasil caindo e a Bovespa subindo, mostram o ânimo do mercado dando resposta à divulgação do bom crescimento do PIB. Que dezembro continue com a mesma trajetória, para alegrar mais ainda o Natal dos investidores, consumidores e outros dores.

AS QUASE PRONTAS

Para melhorar o ânimo e acreditar em causas perdidas, temos ainda a vistoria feita pelo governador Rigotto, ontem, as obras da Rota do Sol. Para quem ainda não sabe, é aquela obra interminável, que une duas regiões: o Litoral e o Nordeste. A obra foi inaugurada, pasmem, por Pedro Alvares Cabral, como bem descrito por Pero Vaz de Caminha. Como todas as obras do Estado do RS, está sempre naquela do \"quase pronta\". Ainda não sei qual ficará pronta primeiro, se a BR-101 - trecho Osório Palhoça -, ou a Rota do Sol. É páreo duro.

OBRA DA VERGONHA

Outra obra que certamente foi Mem de Sá quem deve ter lançado a pedra fundamental foi o Terminal Triângulo, na Assis Brasil, em Porto Alegre. Uma das coisas mais vergonhosas que já se teve conhecimento. Pois bem, hoje, finalmente, o terminal de passageiros está sendo inaugurado. E com todo o atraso verificado, ainda tem gente que festeja. Bem, na realidade festeja, finalmente, a possibilidade de uso, bem entendido.

DIREITOS E DEVERES

Em parceria com o CEIC- Centro de Educação e Informação do Consumidor, a Milano Consultoria elaborou uma cartilha com o intuito de orientar e prevenir os passageiros no momento em que irão adquirir um produto turístico, seja uma passagem aérea, reserva de hotel, pacote turístico, pacote estudantil e até mesmo a modalidade de compra pela Internet. Também será dado enfoque para a negociação amigável nas resoluções de problemas e encaminhamentos para orientação jurídica, quando necessário.

PRÊMIO À INCOMPETÊNCIA

Grande parte da metade sul do RS, já há muito tempo comentada em prosa e verso como região de baixíssimo desenvolvimento, tem muito a ver com as administrações caóticas que os eleitores insistem em eleger. Como é possível um município, que não faz qualquer investimento, não apresenta crescimento algum, e ainda assim insiste em manter uma folha de pessoal que leva 65% da sua receita? Inclusive daquilo que recebe do FPM - Fundo de Participação dos Municípios -, onde não contribui com nada mas é beneficiado com os recursos? Como, meu Deus do Céu? Como?

MÓVEIS FLORENSE

Escrevo hoje de Flores da Cunha onde almocei com Gelson Castellan, vice-presidente da Móveis Florense. Mesmo não conseguindo exportar aquilo que gostaria neste ano de 2004, ainda assim a Florense fecha o ano com crescimento superior a 20%. O desempenho melhor se deve ao comportamento do mercado interno, mas as definições das estratégias confirmam que o mercado externo deve responder favoravelmente nos próximos dois ou três anos, quando os resultados deverão se confirmar. Uma das operações de franquias mais respeitadas do mercado, a Florense deve vir com grandes novidades para 2005, embora esteja sendo mantido em segredo, por enquanto.

SALA VIP INTERNACIONAL

Conforto, facilidades, ambiente relaxante e um atendimento especial. Estes são os principais destaques da sala VIP Internacional da TAM Linhas Aéreas, que foi inaugurada ontem, 1º de dezembro, no Aeroporto de Guarulhos/SP. A ampla sala de 292 m2, oferecerá um serviço especial aos passageiros que viajarão nas classes Executiva e Primeira.

SEMINÁRIO BANRISUL

O Banrisul realiza no dia 9/12, a partir das 8h30min, no Prédio 40 da Pucrs o Seminário Banrisul - O Brasil em 2005: Economia e Investimentos Financeiros. Será destinado a empresários, instituições financeiras, associações e entidades empresarias e de classe, estudantes e interessados no tema. Inscrições pelo fone 51 - 32313000 ou no local.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

O homem que sofre antes do necessário, sofre mais que o necessário.

Sêneca