Artigos Anteriores

UMA PRAIA VAZIA, UMA CÂMERA E UM ENREDO...

ANO XIV - Nº 007/14 -

UMA PEÇA TEATRAL

Todo o mundo tem consciência de que as praias do Rio de Janeiro são alvos de arrastões. É por isso que os turistas e os próprios cariocas já têm muito cuidado quando resolvem freqüentar a orla. Portanto, o ataque da gang que atingiu turistas nesta semana até não poderia ser entendido como algo tão surpreendente. Mas, continuo desconfiado deste arrastão. Vejam bem: no exato momento em que as pessoas foram atingidas, lá estava uma câmera da Rede Globo. Montada e esperando pelo arrastão. Incrível, não?

COM HORA MARCADA

Mais incrível ainda é que a praia do Leblon estava vazia, como mostram claramente as cenas mostradas em todos os jornais da emissora. Qual a explicação para que a câmara lá estivesse, apesar do pouco movimento de pessoas na areia? Ora, isto passa uma idéia clara de que tudo foi bem combinado para que a peça teatral fosse gravada e assistida antes do pleito eleitoral. Virou uma peça com início, meio e fim. Só faltou o famoso grito de ?corta? tão logo a cena foi encerrada. Foi, na minha ótica, um programa acertado com hora marcada. Alguém duvida?

ÀS FAVAS

De que adianta a Justiça decidir que uma greve é ilegal se os grevistas não cumprem a determinação e fica tudo por isso mesmo? Pois é, aqui é assim. Se a decisão não convém aos grevistas é só não cumprir e pronto. São situações assim que promovem o descrédito das Instituições e aumentam ainda mais o caos. O caso da grave do bancários é um exemplo desses descalabros, mas os grevistas, nem aí, mandaram a Justiça às favas. Tenho muita pena dos ignorantes que ainda são convencidos de que é bom ter conta corrente no Banco do Brasil e da Caixa Federal. Estes bobos , depois que abrem suas contas, só recebem este maravilhoso tratamento. Maravilha.

OS FORA DA LEI

Como a ilegalidade e a informalidade já representam uma parcela maior das atividades no país, por número de pessoas envolvidas, o governo já entende que é melhor fazer leis que se adaptem a esta realidade ao invés de combater o crime. É a prova que faltava para mostrar o grande remorso do governo pela criação de tantos impostos e elevadas alíquotas. Agora, convencido de que algo precisa ser feito para que os ilegais se tornem formais, o governo está lançando um pacote para microempresas, cujo faturamento é de até R$ 36 mil/ano. Apesar das vantagens muita gente ainda vai preferir ficar informal, ou seja, ilegal.

ESTRÉIA DE LUXO

Mais uma empresa que optou pelo Novo Mercado da Bovespa estreou ontem com suas ações no pregão. Desta vez foi a CPFL Energia, cujo valor de entrada se deu a R$ 17,22/ação. Um sucesso tanto aqui quanto no exterior, onde a procura foi bem maior do que a oferta e fez com que houvesse um rateio de 60% no atendimento das solicitações. Só para entender: para entrar no Novo Mercado é preciso estar melhor do que a lei exige. Só satisfazer as normas da CVM não basta. É preciso ter governança corporativa e outras coisas mais que o investidor prefere e elege.

INTERVENÇÃO

Nunca deixei de admitir que este governo ainda vai cabrestar as empresas e o povo. Está no sangue, no DNA, cultura ideológica do partido de que tudo deve ser decidido pelo Estado. A cada dia, quase que de forma indolor e pouco percebida, a liberdade vai sendo reduzida gradualmente. É gramscismo puro, gente. Portanto, não se surpreendam. Vejam a última: O ministro do Trabalho e Emprego, Ricardo Berzoini, declarou, ontem, que o governo \"poderá propor medidas para restringir as horas extras\", caso perceba uma tendência generalizada da indústria de, ao invés de contratar, adotar horas extras. Quem decide é o governo e tá acabado. Viva!

CONCORRÊNCIA ACIRRADA

Tudo pronto para que as Contas Investimento passem a existir e serem operadas. A partir de amanhã, 01 de outubro, os investidores contarão com a possibilidade de fazerem seus investimentos dentro destas contas, sem o pagamento da maldita CPMF. A concorrência entre bancos e administradores de fundos vai ser acirrada daqui para frente, pois sem o custo do imposto nada mais vai inibir as transferências de dinheiro de uma para outra instituição. Se por um lado é bom, pr outro mostra que este país não toma jeito mesmo. Ao invés de acabar com o monstro, o governo cria formas de mantê-lo como se fosse algo inteligente.

BANRISUL NA FRENTE

O Banrisul, por sua vez, estará operando, a partir desta sexta-feira, a nova Conta Investimento com uma grande vantagem para seus clientes: a isenção na cobrança de tarifas para a abertura e a manutenção da conta. Para os poupadores, o Banrisul criou a Poupança Conta Investimento, com rendimento mensal e datamúltipla. Nas agências do Banco, será distribuído aos clientes um material informativo com explicações sobre o funcionamento do novo produto. A movimentação da Conta Investimento poderá ser feita pela Agência Virtual (www.banrisul.com.br). O extrato estará disponível na Agência Virtual e nas salas de auto-atendimento. Será possível o cadastramento de senha específica para a obtenção do extrato da Conta Investimento nos caixas eletrônicos. Parabéns.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

QUANTO MENOS OS HOMENS PENSAM, MAIS ELES FALAM.

Monstesquieu