Artigos Anteriores

UMA ENTREVISTA IMPORTANTE

ANO XIV - Nº 007/14 -

SEM FRONTEIRAS

Assisti, ontem, o programa Sem Fronteiras, na Globo News, que teve como entrevistado o ex-secretário da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld. Imperdível. Além de BASTANTE esclarecedora, a entrevista colabora para tirar dos ombros do ex-presidente George W. Bush, um pouco da responsabilidade que lhe foi atribuída por todos os males dos EUA. Percepção aliás, só para quem admira aquele país.

TEXANO

Por ser um texano, Bush sempre foi taxado de grosso e trapalhão. O perfil preferido para quem gosta de fazer chacota e manifestar desprezo. Daí este sentimento popular de que Bush é um mau sujeito e tem o incrível dom para cometer erros.

SEM SORTE

Como se isso não bastasse, Bush ainda foi um presidente com muita falta de sorte. Até porque foi no seu mandato que os EUA sofreram o pior ataque terrorista do planeta. Mais: precisou enfrentar os terroristas sem saber ao certo quem eram eles e muito menos onde se encontravam.

PONTOS POSITIVOS

Mesmo sem nutrir grande simpatia por George W. Bush ainda assim não o desprezo. Mesmo sabendo que muita gente detesta o ex-presidente, reconheço alguns pontos positivos no seu governo. Por exemplo:1- Bush não é tão estúpido como muita gente pretende;2- Foi corajoso para enfrentar inimigos declarados, tanto dos EUA quanto do mundo todo;3- Arcou sozinho com as consequências das invasões no Afeganistão e no Iraque;

RESULTADO

O resultado disso, embora poucos admitem, é que: 4- Os americanos estão, comprovadamente, bem mais seguros hoje, quanto a novos ataques terroristas;5- Já se passaram dez anos do fatídico 11 de setembro de 2001 e depois daquele ataque os EUA não sofreram nenhum outro; 6- Mesmo que tenha sido importante para o mundo a captura de Saddam Hussein, para os iraquianos foi ainda melhor;7- Depois que o Iraque foi invadido, o tirano Kadafi, bastante preocupado, pediu que as Forças da ONU destruíssem as armas nucleares da Líbia; 8- Recentemente, como estamos assistindo, o povo líbio e vários povos vizinhos se encheram de coragem para tentar afastar seus ditadores.

HISTÓRIA

Sei que é praticamente impossível argumentar a favor de George W. Bush. Muito menos retirar o rótulo de mau que o persegue. Esta tarefa cabe, agora, exclusivamente à história. Isto se a sorte lhe sorrir. Para tanto é preciso que seus críticos levem em conta algo de bom que restou de seu governo.

CONDOLEEZZA RICE

A minha resistência, confesso, começou a se desfazer depois que li - Bush em Guerra -, livro de autoria de Bob Woodward, o repórter do Washington Post que denunciou o caso Watergate, que acabou na renúncia de Nixon.O livro, todo documentado, além de mostrar o lado desconhecido de Bush, também mostra uma outra figura, esta sim extraordinária: a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice. Uma mulher e tanto.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • IPC-S
    O IPC-S de 15 de agosto de 2011 apresentou variação de 0,17%, 0,18 ponto percentual (p.p.) acima da taxa registrada na última divulgação.
  • ZONA DO EURO
    O PIB da zona do euro cresceu 0,2% no segundo trimestre deste ano em comparação com o primeiro, a menor taxa desde a queda de 0,2% registrada no segundo trimestre de 2009, que também foi o último de uma série de cinco trimestres consecutivos de declínio.
  • PETROBRÁS
    De abril a junho, a Petrobrás obteve lucro líquido de 10,94 bilhões de reais, contra 8,3 bilhões de reais um ano antes. O resultado financeiro garantiu 2,8 bilhões do lucro (crescendo 32%) , sendo 1,3 bilhão de reais de impacto cambial sobre a dívida da estatal e o restante gerado em aplicações financeiras.
  • LOJAS RENNER
    A Lojas Renner encerrou o segundo trimestre com lucro líquido de 113,5 milhões de reais, alta de 24,8 por cento sobre o ganho apurado no mesmo período do ano passado.

FRASE DO DIA

O segredo da felicidade é liberdade e o segredo da liberdade, coragem.

Thucydides