Artigos Anteriores

UMA DOENÇA PREOCUPANTE

ANO XIV - Nº 007/14 -

PIOR CEGUEIRA

Hoje, a falta de visão já é uma das doenças mais sérias que afeta milhares de brasileiros. Trata-se da pior cegueira, que acomete séria e principalmente àqueles que não querem ver. E a maioria deles é composta por gente tida como mais esclarecida. Ora, se essa turma não consegue enxergar o que há à frente, simplesmente porque se recusam, o que se pode esperar dos acéfalos e menos esclarecidos?

POSSESSOS

Vejam, por exemplo, a reação que muitos empresários e sindicalistas, principalmente, estão mostrando quanto à decisão do COPOM, que aumentou a taxa Selic para 11,25% aa: ficaram, simplesmente, e mais uma vez, possessos. Tudo por total falta de visão.

VALENTES/ COVARDES

Esta doença, decididamente, os oftalmologistas não curam. Quem sabe os psicólogos consigam explicar a razão pela qual esses revoltados mostrem tanta valentia para brigar contra as consequências enquanto se acovardam totalmente para combater as causas.

VISÍVEIS A OLHO NU

O Brasil, segundo diagnóstico pra lá de conhecido, sofre de vários cânceres: alto custo-país; carga tributária absurda; falta total de infra-estrutura; péssima relação custo/benefício entre o que cobra da sociedade e o que oferece pelos serviços; despesa pública ascendente, etc. Todos eles visíveis a olho nu à qualquer distância.

INACEITÁVEL

Pois, quando o Banco Central, responsável pelas medidas macroeconômicas (que fez do ex-presidente Lula um mito, ou ser celestial, de enorme aceitação e popularidade) aplica o único remédio (Taxa Selic) que dispõe para tentar aplacar o apetite do consumo inflacionário, os supostos ?mais esclarecidos- não aceitam.

SOBREVIDA

A cirurgia, dependendo do corte e da retirada dos tecidos apodrecidos, ainda poderia dar alguma sobrevida ao paciente Brasil. Mas, quanto a este necessário e urgente procedimento não vejo qualquer manifestação enérgica. Pode?

DEMÊNCIAS

Enquanto os olhos se mostram cada vez mais fechados para os reais problemas, e os demais sentidos se mostram incapazes de oxigenar o cérebro dos insensatos, as demências vão crescendo sem parar. Um quadro muito triste, gente.

PROGNÓSTICO

Ah, o prognóstico para a inflação medida pelo IPCA deste ano, segundo o Boletim Focus de hoje, subiu para 5,53% contra 5,42% na semana anterior. Confirma-se, assim, as razões para o mercado estar projetando a Selic para o fim deste ano em 12,25%; e no fim de 2012, em 11%. Pena que os dementes não enxerguem.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • FÓRUM DA LIBERDADE
    O XXIV Fórum da Liberdade já está com as datas definidas para a sua realização: 11 e 12 de abril, no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre. O tema desta XXIV edição: A Liberdade na Era Digital.
  • INCENTIVO
    Com o objetivo de incentivar o aumento dos empregos formais no País a presidenta Dilma Rousseff pretende propor redução de contribuição à previdência na folha de pagamento das empresas. Inicialmente seria feito um corte de dois pontos percentuais na taxa de contribuição e, ao longo dos próximos anos, haveria um total de 14% de redução na taxa.
  • MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
    O Banrisul disponibilizou R$ 50 milhões aos produtores rurais para aquisição e reforma de máquinas e equipamentos. O financiamento para as reformas será atendido pela linha de crédito da poupança rural, com taxa de juros de 10,75% ao ano. O prazo é de até três anos, sem carência. Para máquinas e equipamentos novos e usados, o limite máximo por produtor é de R$ 200 mil. A taxa de juros é de 6,75% ao ano, e o prazo para pagamento de dois a cinco anos, sem carência.
  • FERIADO
    Amanhã, 25/01/2011 (terça feira), será FERIADO na cidade de São Paulo/SP. Por este motivo não haverá pregão na Bolsa de Valores de São Paulo ? Bovespa.

FRASE DO DIA

Um desastre vem raramente sozinho.

Provérbio Alemão