Artigos Anteriores

UM TEMPO PARA O PAPA

ANO XIV - Nº 007/14 -

PROGRAMA MAQUIAVÉLICO

Enquanto os brasileiros dão um tempo às manifestações de rua para poder ver e ouvir o Papa Francisco, que pela sua simpatia e simplicidade está encantando o Brasil como um todo, o governo Dilma segue com o seu programa petista-maquiavélico: acelera o pensado projeto petista que objetiva levar a economia brasileira ao fracasso.

FÉ E ORAÇÕES

Muita gente, motivada pela presença do Papa, acredita que com fé e orações os políticos brasileiros vão ser mais éticos e acabarão por optar pelo bom caminho. Pois, mesmo correndo o risco de vir a ser considerado um estraga prazer, informo que com fé e orações não há como ser otimista. As chances de melhora dependem, exclusivamente, do movimento e da pressão nas ruas.

CLASSE MÉDIA

Hoje já se sabe que os motivos que levaram os brasileiros às ruas são muitos. Entretanto, como informam as pesquisas, grande parte dos manifestantes pertencem à classe média. E como representa o segmento que mais tem viajado ao exterior, a dedução é lógica: a revolta dessa turma se explica pela comparação entre os preços e serviços praticados aqui e fora daqui.

CONSUMISTA INVETERADO

Quem viaja a qualquer lugar do mundo, no momento do desembarque já observa, com total nitidez, o quanto o Brasil é estupidamente caro. No caso de produtos de consumo diário, as vitrines das lojas falam por si. Só este fato já torna qualquer brasileiro um consumista inveterado de produtos estrangeiros.

NEW YORK TIMES

Portanto, o que saiu no jornal New York Times nesta semana não surpreendeu os brasileiros de classe média que já experimentaram as viagens ao exterior. Todos sabem muito bem que os preços de aluguéis, passagens de ônibus, celulares, pizza, etc., como foi noticiado, são escandalosos no Brasil.

PREÇOS ABSURDOS

O jornal americano citou alguns tipos de produtos que fazem parte do sonho de consumo de qualquer cidadão deste mundo: é o caso, por exemplo, de um telefone celular Galaxy S4, que custa o dobro no Brasil; e/ou de um berço, que na Tok & Stok custa seis vezes mais do que na loja americana Ikea.

ABRINDO OS OLHOS

Eu poderia citar dezenas ou mesmo centenas de exemplos para mostrar o quanto o Brasil é excessivamente caro. Como o espaço é curto proponho que deixemos de lado as mercadorias para entrar no tema -CIDADANIA-. É perceptível o quanto inexiste a CIDADANIA no Brasil. Este, no meu entender é um dos maiores motivos que está levando a classe média às ruas. Este importante segmento percebeu, enfim, que os deveres são muitos; e os direitos, minguados. Pelo menos, o enorme gasto dos brasileiros no exterior está resultando em bons frutos. As viagens estão servindo para abrir os olhos de muita gente.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • DIFA
    A CDL Porto Alegre, o Movimento Lojista, a AGV e a Federasul, afirmam que, em meio à luta pelo fim da cobrança da DIFA - Diferença de Alíquota do ICMS para micro e pequenos empresários, não teve entre seus objetivos criar conflito com outros segmentos da economia do RS.
  • CLIMA AZEDO
    Nossa principal meta, explica a CDL, é estancar a sangria a que estão submetidos os pequenos lojistas gaúchos. Portanto, com a certeza de agir por uma grande causa e com propósitos limpos e claros, não criou embate de interesses com a FIERGS, assim como acredita que a FIERGS não deseja entrar em rota de colisão com o varejo gaúcho.
  • EXPOAGAS
    Na próxima segunda-feira, dia 29 de julho, às 10h, a AGAS apresenta a programação da 32ª Convenção Gaúcha de Supermercados ? EXPOAGAS 2013. Durante a coletiva, serão apresentados os detalhes desta edição da EXPOAGAS 2013, que acontece entre os dias 20 e 22 de agosto, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.
  • PASSAGEM DE NÍVEL
    Se os atrasados de plantão permitirem, a partir das 9h deste sábado, 27, terão início as obras para construção de passagem de nível da avenida Cristóvão Colombo sob a rua Dom Pedro II (Terceira Perimetral), na zona Norte de Porto Alegre.

FRASE DO DIA

SE O CONHECIMENTO É PODER, NO BRASIL SE PRATICA O CONTRÁRIO: PODER SEM CONHECIMENTO.