Artigos Anteriores

UM PERFIL CONSTRANGEDOR

ANO XIV - Nº 007/14 -

APAIXONADOS

O Brasil é um país muito pouco entendido. Tanto pelos próprios brasileiros quanto por estrangeiros, que se entusiasmam muito pelas praias, pelo clima e pela natureza, imaginando que por aí tudo acabará dando certo.

PATRIOTISMO

Esta paixão desmedida, que muita gente confunde com patriotismo, tem se revelado como um sério obstáculo quanto ao esclarecimento das razões que fazem do Brasil um país cheio de dificuldades para chegar ao patamar de primeiro mundo.

LENTOS E RÁPIDOS

O curioso, para não dizer lamentável, é que, da mesma forma com que os nossos governantes hesitam e/ou são muito LENTOS para tomar decisões importantes e necessárias, que poderiam fazer o país crescer e se desenvolver, são extremamente RÁPIDOS para criar impostos e aumentar despesas.

PROVAS DO ENEM

Se alguém está curioso e disposto a entender porque no Brasil a ficha leva muito tempo para cair, não precisa perder muito tempo. Basta ler nos jornais recentes o resultado das provas do ENEM. Nada poderia ser tão claro e transparente, gente.

FUTEBOL E CARNAVAL

Essa dificuldade para enxergar os problemas e agir no sentido de solução rápida, não pode ser vista como uma característica do povo alegre que gosta de futebol e carnaval. É fruto, isto sim, de uma educação deficiente. Ruim, para ser bem claro.Note-se que as melhores notas obtidas pelas instituições de ensino, mesmo sendo privadas, estão muito abaixo do razoável. As públicas então nem se fala.

POUCO CONFIÁVEL

Imaginem o seguinte: se o povo brasileiro fosse embalado para ser vendido no mercado em forma de extrato, o preço seria muito baixo. Menor do que o preço das formigas e gafanhotos em época de safra. Essa triste lentidão e/ou a falta de enfrentamento imediato dos problemas explica o porquê do Brasil ser um país de custo muito alto, limitado no crescimento, fortemente injusto e, por consequência, pouco confiável.

SEM PUDOR

O efeito dessa mistura de baixo nível educacional e comportamento ideológico atrasado, já virou uma triste tradição nacional. Além da teimosia para ficar no atraso, a indecisão já se identifica com soberba, presunção e arrogância. É como se o Brasil fosse um país fora da curva. Uma ilha de tranquilidade eterna sem o menor risco de vir a ser contagiado por problemas vividos pelo mundo existente ao seu redor. De novo: o mais curioso e revoltante é que os nossos governantes mostram lentidão e/ou inércia só para o bem. Para o mal são rápidos e certeiros.Sem pudor algum, ao invés de promover reformas para reduzir o fantástico custo-país, são insistentes e precisos para criar despesas públicas e aumentar impostos. Além, é claro, do prazer que nutrem pela corrupção.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • COPA 2014
    Como não haverá faturamento suficiente para retornar o dinheiro que o Brasil vai gastar com a Copa de 2014, é bom que todos saibam que a dívida precisará ser ressarcida. Naturalmente, pelos contribuintes do país todo. Independente do ambiente mais favorecido pelas obras.
  • DESPESAS NOTURNAS
    Segundo a FGV, nos últimos doze meses, ficou claro como o dia que as despesas noturnas ficaram acima da inflação no período, de 7,10%. A inflação da -night- subiu mais que o IPC e registrou aumento real. Vários são os destaques de despesas com preparativos e com serviços, como o show musical (13,09%), Teatro (11,61%), bares e lanchonetes (9,35%). Para quem bebeu demais e não quer arriscar dirigir, a despesa com o táxi ficou em 9,30%.
  • FITABES 2011
    Porto Alegre sediará a Fitabes 2011 (IX Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental), que acontece de 25 a 28 de setembro. Sendo um dos maiores eventos da América Latina com esse foco, esta Feira conta com 9 mil visitantes, 265 expositores dos segmentos de: água, esgoto, resíduos sólidos, equipamentos, controle e proteção ambiental.Paralelamente com a Fitabes 2011 acontecerá o 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental que receberá palestrantes internacionais para um público de 5 mil participantes, sendo o 3º do mundo no setor e 1º na América Latina. Ele irá tratar dos temas que têm inquietado o mundo no que toca a questão desenvolvimento x sobrevivência humana.
  • CAIS MAUÁ
    Comprometida com a celeridade na tramitação do projeto de Revitalização do Cais Mauá, a prefeitura de Porto Alegre devolverá em até 30 dias a primeira etapa do Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) aos empreendedores responsáveis pela obra. O anúncio foi feito pelo prefeito José Fortunati, ontem, em solenidade em que a empresa Porto Cais Mauá Brasil entregou os primeiros documentos técnicos para tramitação no município.

FRASE DO DIA

Todo homem é o arquiteto de seu próprio destino.

Salústio