Artigos Anteriores

UM PAÍS CONDESCENDENTE

ANO XIV - Nº 007/14 -

CONHECENDO ONDE INVESTIR

Considerando que os leitores/assinantes do ?

VERDADES

O vice-governador Paulo Feijó, por exemplo, tem sido o único político/governante (entre todos), que vem dizendo coisas absolutamente corretas, importantes e necessárias para que o RS comece a sair da crise mórbida em que está metido. E o curioso, embora nada surpreendente, é que o vice de Yeda está recebendo críticas de todos os lados. Como se fosse um mentiroso. Feijó, a cada palavra dita, mais parece um leproso onde todos preferem distância. Aqui, como se vê, tudo pode, exceto dizer verdades.

DEMORADO

O Brasil e o RS, particularmente, vivem situações tão graves que todas as correções já não podem acontecer rapidamente. Os problemas já atingiram proporções tão elevadas que o desmonte levará tempo demais para melhorar um pouco. A coisa está tão preta que algumas gerações já estão comprometidas, mesmo que comecemos a enfrentar tudo imediatamente. Ou seja, precisamos de vários governos com o mesmo propósito (o que não acontece) para que possamos melhorar alguma coisa.

PARA PIOR

Lula, para se ter uma idéia, já desistiu de reformar a Previdência. Viram? Aqui, tudo só muda para pior. Para melhor, nada. Em Porto Alegre, o ano de 2006 fecha com índices fantásticos: é a Capital com a cesta básica mais cara do país; a gasolina está entre as mais caras do país; os impostos (IPTU, ITBI, ISS, ICMS (sobre telefonia, combustíveis e energia, etc), estão nos níveis mais elevados do país. Ainda por cima Porto Alegre tem carroças por todos os lados. E não desenvolveu qualquer produto turístico. Isto é bom? Para investir e morar? Isto sem falar na violência, onde, neste caso prefiro que todos leiam os jornais locais.

NEM ELES...

Depois de tudo isto que foi exposto, e que não tem como ser contestado, é incrível o número de homenagens que estão sendo prestadas aos políticos do RS. Ora, se alguém merece castigo, salvo raríssimas exceções, são os políticos brasileiros. Fazer homenagens a governantes, principalmente no RS, é premiar a incompetência. Será que não há desconfiômetro? Ora, nem os que estão homenageando votaram nos homenageados. Que coisa...

BALANÇOS E PERSPECTIVAS

A safra de balanços e previsões que as entidades fazem nos finais de ano já começou. A CDL - Conf. dos Dirigentes Lojistas - do RS, hoje pela manhã, informou que os volumes físicos de venda serão maiores com menos faturamento. Sinal de redução de preços. No Natal as vendas deverão aumentar graças ao aumento de crédito, embora a inadimplência esteja na ordem de 12%. A minha impressão é que o setor não pode se queixar de coisa alguma. Explico: Se Porto Alegre é a Capital mais cara do país é porque isto tem sentido para o comércio. Se quiserem aumentar as vendas basta baixar os preços nos níveis das demais capitais. Ora bolas...

CIFRA RECORDE

Segundo a ABIEC - Ass. Bras. Ind. Exp. Carne, as exportações de carne bovina do Brasil neste ano devem atingir a cifra recorde de US$ 4 bilhões, com crescimento de quase US$ 1 bilhão frente ao ano passado.

COLETIVA

Diretoria da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul ? FCDL-RS faz coletiva de imprensa de avaliação dos ?Cenários do Varejo 2006/2007?. No dia 14 de dezembro de 2006, às 08h30min, no Ritter Hotel ? Largo Vespasiano J. Veppo, 55 - Porto Alegre/RS.

PRÊMIO

O Grupo Processor, recebe hoje, 04 de dezembro, às 20h30min, na sede da Sociedade Libanesa, em Porto Alegre, da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet regional do Rio Grande do Sul (Assespro-RS) o prêmio de ?Empresa de TI 2006?.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Flores de diversas cores, estilos, perfumes e beleza foram registradas, nos últimos anos, pelo fotógrafo Nilton Santolin. O resultado desse olhar detalhista cheio de cores e nuances pode ser sentido na exposição ?Detalhes em Flores?, com abertura no dia 5/12 (quinta-feira), às 19h30min, no Muffuleta Bar Café, na Rua da República, em Porto Alegre. São 20 fotos coloridas, especialmente montadas no local que ficarão para apreciação do público até o dia 20/12.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

SER OTIMISTA É NÃO ADMITIR A POSSIBILIDADE DE FRACASSO.

Gelson Castellan