Artigos Anteriores

UM MEGA-CALOTE

ANO XIV - Nº 007/14 -

DUBAI WORLD

Os mercados financeiros do mundo todo estão pra lá de assustados. E não é pra menos, pois a paulada de U$ 59 bilhões, aplicada pelo Dubai World aos seus investidores não é pequena. Trata-se, isto sim, de um mega-calote.

ESPERANÇA

Por enquanto, a empresa de investimentos estatal Dubai World, na tentativa de deixar seus investidores com alguma esperança, informa que a incapacidade de honrar suas obrigações financeiras é temporária, daí o pedido de moratória.

VAI PIORAR

Entretanto, aqui entre nós, o mais provável agora é que no prazo de seis meses as coisas piorem ainda mais. Por dois motivos principais: se a desconfiança já ajuda no enterro das esperanças, some-se aí o sumiço total dos investidores dos imóveis construídos em Dubai. Um horror.

QUAL A PENA?

Diante desta situação tenho uma pergunta que me parece oportuna: considerando que, em Dubai, a inadimplência é punida com prisão e, dependendo do caso a pena de morte é possível, qual a pena que a turma da estatal Dubai vai tomar pelo calote anunciado?

INTERESSE TURÍSTICO

Enquanto a especulação sobre o futuro de Dubai está crescendo, muita gente já começa a apostar que os magníficos investimentos imobiliários podem ficar fechados. O interesse turístico, embalado, principalmente, pelos belíssimos projetos e pelas construções que já estão finalizadas, pode desaparecer. O que não é descartável.

O CUSTÔMETRO

O Impostômetro, aquele relógio que mede o montante que vai sendo arrecadado, minuto a minuto, pelo governo através das dezenas de impostos pagos pela sociedade, é uma obra incompleta. Para completar a informação promovida pelo Impostômetro um outro relógio, bem maior, precisa ser colocado à disposição do povo brasileiro: o Custômetro.

OS EFEITOS - TRIBUTÁRIO E FISCAL

Se o primeiro se propõe a informar o quanto está sendo arrecadado pelo governo, ou seja, o EFEITO TRIBUTÁRIO, o segundo dá a noção exata do quanto ele gasta, o que significa o EFEITO FISCAL. Como de nada adianta querer a redução da carga de impostos, caso não haja uma corajosa redução de despesas, o Custômetro é fundamental para a definição do tamanho do Estado que a sociedade quer.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • CONCURSO BANRISUL
    As inscrições para o concurso público do Banrisul encerram-se nesta segunda-feira (30). São 500 vagas para o cargo de escriturário, com uma jornada de trabalho de 30 horas semanais. A escolaridade mínima exigida é o ensino médio completo. O número de inscritos já supera 75 mil.As inscrições serão feitas somente pela internet no site: www.fdrh.rs.gov.br. A taxa de inscrição, no valor de R$ 48,43, poderá ser paga, preferencialmente, na rede de agências ou nos correspondentes do Banrisul. Os candidatos que são clientes do Banco poderão fazer o pagamento na Agência Virtual (www.banrisul.com.br) na opção Pagamentos/Arrecadação, no Banrifone ou nos equipamentos de autoatendimento na opção Pagamentos/Código de barras. O pagamento deverá ser feito até o dia 1º de dezembro de 2009.
  • SENAC
    Para aqueles que desejam começar o ano de 2010 com novas oportunidades, a Escola de Educação Profissional Senac Comunidade está com inscrições abertas para seis cursos do Programa Senac de Gratuidade. As inscrições podem ser realizadas até o dia 2/12 pelo site www.senacrs.com.br/portal/psg/produtos.asp ou diretamente na escola (Rua Avaí, 219).
  • SMART
    O lançamento da primeira concessionária Smart no RS, a Smart Center Boa Vista, está marcada para 02/12 (quarta-feira).
  • SHERATON PALEGRE
    A criatividade foi a aliada do Sheraton Porto Alegre para enfrentar a crise que assolou o cenário nacional e internacional em 2009. O cinco estrelas conseguiu manter em 36% o seu lucro operacional, mesmo com a queda de 15% da receita consolidada, na comparação com 2008. O resultado foi alcançado graças à política eficaz de redução de custos em todas as áreas do hotel, com maior foco na área de alimentos e bebidas, cujo lucro passou de 25% em 2008 para 35% neste ano.

FRASE DO DIA

O segredo da felicidade está na liberdade; o segredo da liberdade está na coragem.

Péricles