Artigos Anteriores

UM HÁBITO MUITO MALANDRO

ANO XIV - Nº 007/14 -

O PEDIDO DE DESCULPAS - 1

Os povos se diferenciam muito pelas atitudes e costumes. Em casos de arrependimento por atos cometidos, e que não correspondem aos princípios da sociedade, também há diferenças importantes nas reações das pessoas. Em alguns países, por exemplo, o fato de alguém pedir desculpas por erros cometidos, não o transforma em mito ou sujeito a benefícios pelo reconhecimento do erro.

O PEDIDO DE DESCULPAS - 2

No Brasil já é bem diferente. Quando alguém quer ganhar notoriedade, posar como herói em programas de televisão e servir de bom exemplo para o restante da sociedade, basta cometer alguns erros ou crimes e vários desvios possíveis. Uso de drogas, acusações destemperadas, espertezas políticas em época de eleição, etc... são alguns exemplos de como se comportar por algum tempo. Tão logo este comportamento seja de domínio público basta reunir a imprensa e dizer que está arrependido.

O PEDIDO DE DESCULPAS - 3

É a hora do pedido de desculpas. Pronto. Vira herói imediatamente. E passa a ser o mais digno de todos os cidadãos. Por ter tido a experiência do fracasso, vira exemplo para todos. Os casos mais recentes registrados pela arte de pedir desculpas e ganhar o maior apoio, ficam por conta do ministro José Dirceu e do presidente Lula. Depois de cometerem erros que precisariam ser reparados na justiça deixaram muita gente compadecida só pelo fato de pedirem desculpas. Isto não funciona em países onde o povo é mais esclarecido. Junto com o pedido vem a penalidade. Sem compadecimentos.

CBS ARRASADA

A emissora de televisão americana, CBS, anda passando por péssimo momento. Depois de sofrer a multa pesada por exibir, ao vivo, o seio da cantora Janet Jackson, está enfrentando agora a desmoralização por ter apresentado no seu consagrado programa -60 Minutes ? uma série de documentos falsos sobre a vida de Bush. O apresentador do programa pediu desculpas, mas lá isso não é suficiente. A situação anda muito complicada para a CBS.

A COLETIVA DO PRESIDENTE - 1

Gostei das posições defendidas por Lula na coletiva de imprensa, nesta manhã. Mostrou conhecimento dos assuntos que foram questionados e usou de grande habilidade política nas respostas. Manteve, assim, uma boa dose de entusiasmo em quem aposta no nosso crescimento econômico. Neste aspecto cito algumas importantes informações: 1- O cumprimento do orçamento de 2004 e a preocupação constante e objetiva de usar recursos disponíveis para fazer abatimentos na pesada dívida brasileira. Excelente e digna de elogios tanto aqui quanto no exterior. Promove, assim, a redução do risco e a confiança nos investidores;

A COLETIVA DO PRESIDENTE - 2

2- A obra de duplicação da BR-101 foi confirmada e deverá ser iniciada em fins de outubro próximo com a presença do próprio Lula, o que confere notoriedade e confiança de que desta vez vai acontecer mesmo; 3- Para a região nordeste, a decidida transposição das águas do rio São Francisco, que vai representar, sem dúvida, um marco importante na valorização das terras e aumento da produção, além de resolver o problema da falta d?água na região. Parabéns.

JÓIAS

Nos dias 27, 28 e 29 de setembro, a Casa Masson estará recebendo experts europeus em avaliação de jóias, membros da Bolsa de Diamantes da Antuérpia e proprietários da La Gemme, tradicional joalheria radicada em Livorno, Itália, há 54 anos. Eles estarão à disposição dos interessados para avaliação gratuita e eventual compra de diamantes, jóias e relógios antigos, baseada nos valores dos principais mercados internacionais. No Moinhos Shopping, Porto Alegre.

PROJETO PESCAR

O Colégio Anchieta, de Porto Alegre, é a primeira instituição de ensino fundamental e médio a aderir à rede do Projeto Pescar. Hoje, na sede da Fundação Projeto Pescar , o presidente da entidade, José Portella Nunes, e representantes do Anchieta formalizaram a adesão da escola. Nessa unidade, 20 jovens em situação de risco farão o curso para Auxiliar de Informática. A previsão é que as aulas tenham início na primeira quinzena de outubro.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

AQUELE QUE TUDO ADIA, NÃO DEIXARÁ NADA CONCLUÍDO NEM PERFEITO.

Demócrito