Artigos Anteriores

UM DITADOR A MENOS

ANO XIV - Nº 007/14 -

DESCANSO

Com a morte de Hugo Chávez, ocorrida, ou divulgada, ontem (?) quem descansou mesmo não foi o ditador comunista da Venezuela, mas aqueles que clamam pelo retorno da democracia naquele pobre país.

FALTA DE TRANSPARÊNCIA

O mundo não foi (e parece que não será) informado a respeito da hora, dia ou mês do falecimento de Chávez. Ora, diante da falta de transparência, ninguém pode reclamar da principal especulação de que o ditador já estava morto antes de sair do hospital cubano para retornar à Venezuela.

PÉSSIMA MONTAGEM FOTOGRÁFICA

Quanto à imagem do ditador, já no hospital de Caracas, ladeado por suas filhas, que a imprensa do mundo todo publicou, o descuido na arte de montagem fotográfica foi total: Chávez aparece na foto com cabelos escuros, quando todos sabem que, por força da quimioterapia, a sua cabeça já estava totalmente raspada.

RESPONSÁVEL

Esta é a marca que caracteriza os tiranos, gente: eles mostram que a mentira precisa sempre estar presente, pouco importando o tamanho ou qualidade dos detalhes. Isto, no entanto, não mexe nem afeta a cabeça dos apaixonados. Eles acreditarão, piamente, que o grande responsável pela morte de Hugo Chávez é os EUA.

DISFARCES

Se vários governantes mundo afora usam o velho e surrado expediente POLITICAMENTE CORRETO para manifestar os sentimentos pela morte de Chávez, aqueles que compõem o grupo Bolivariano (Brasil, Argentina, Cuba, Equador, Nicarágua e Bolívia, principalmente) não usam disfarces: choram copiosa e sinceramente pela perda do ditador.

VOZ EMBARGADA

A presidente Dilma e o ex-presidente Lula, por exemplo, estão de luto fechado. Considerando o que Dilma disse ontem, depois de receber a notícia, ela mostrou o quanto ficou chocada. Com a voz embargada, a presidente disse que - essa morte deve encher de tristeza todos os latino-americanos e os centro-americanos.

ME SINTO MELHOR

Pois, para deixar bem claro, em momento algum fiquei triste. Pelo contrário, quando um agente venenoso, que ataca o sistema, se vai me sinto aliviado. Sei, no entanto, que só a saída de Chávez do ambiente latino-americano não basta. Mas, de qualquer forma, já me sinto bem melhor sem Chávez. É um ditador a menos...

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • SURPRESA
    A Petrobrás anunciou ontem à noite um inesperado aumento de 5% no preço do diesel, em vigor a partir de hoje. Este movimento pode causar uma surpresa positiva e irá reduzir (apesar de não igualar) a defasagem entre os preçosinternacionais e os da Petrobrás referentes ao diesel.
  • SELIC
    Hoje, os investidores voltam suas atenções para o fim da reunião do COPOM, que vai anunciar a manutenção ou não da taxa de juros básica (Selic), hoje em 7,25%. O mercado, no entanto, espera a manutenção da taxa.
  • FAZER O DIABO
    Ontem, na viagem que fez à Paraíba, a presidente Dilma Rousseff afirmou que na hora da eleição se pode FAZER O DIABO. Ora, mas não é isto mesmo que ela e seu partido estão fazendo?
  • CORREÇÃO
    A respeito do editorial de ontem, o leitor Odilon Rocha faz uma correção: A EsPCEx, Escola Preparatória de Cadetes, localizada em Campinas, SP, há muito só funciona com o 3º ano, ou seja, apenas um ano. E não conta mais como tempo de serviço para a aposentadoria. Somente a AMAN, Academia Militar das Agulhas Negras, Resende, RJ, é que conta seus 4 anos como tempo de serviço. O oficial já sai com 4 anos computáveis para a aposentadoria.

FRASE DO DIA

Fui um bom profeta. Pelo menos, melhor que Marx. Ele previra o colapso do capitalismo; eu previ o contrário, o fracasso do socialismo.

Roberto Campos