Artigos Anteriores

UFANISMO E ARROGÂNCIA

ANO XIV - Nº 007/14 -

AGOURENTO

Neste momento, o sujeito que ousar dizer que a economia brasileira já começa a enfrentar dificuldades passa a ser muito mal visto. Passa a ser tratado com antipatia e chamado de agourento, pessimista e, por consequência, do tipo que torce para que tudo dê errado.

O FUTEBOL COMO EXEMPLO

Isto prova o quanto nós brasileiros somos ufanos e arrogantes. O futebol explica muito bem este tipo de comportamento, de soberba. Para mostrar o quanto isto é uma verdade basta insinuar que um outro país, qualquer que seja, está jogando um futebol melhor do que o nosso. A casa, simplesmente, cai em cima do insinuante.

PAÍS DO PRESENTE

Desde o início de 2009, segundo as agências de notícias locais e internacionais, o Brasil deixou para trás o velho rótulo de País do Futuro. A crise mundial acabou por torná-lo o País do Presente, ocupando lugar de destaque na lista das grandes Nações mais confiáveis economicamente.

GRANDE CAMPEÃ

Com o corpo e a mente da maioria do povo cada vez mais cheios de arrogância, de soberba e ufanismo, já entendemos que não bastava ser melhor no futebol e no carnaval. A nossa economia, pelo que as manchetes mundo afora diziam, também deveria desfilar na passarela como grande campeã.

REFORMAS

Como o presente é o que realmente importa para os afobados, assim como entramos no ciclo da fartura de produção e de consumo movidos pela abundância de moeda e crédito, vamos encurtar o período de festas. Tudo devido à arrogância, que impede a realização das necessárias reformas. Reformas que poderiam dotar o país da pobre infraestrutura, além de torná-lo realmente competitivo.

TERCEIRO MUNDO

Se a crise mundial foi quem nos colocou em situação de destaque, na medida em que ela vai sendo debelada, sem as reformas o Brasil será jogado para o lugar onde sempre esteve: terceiro mundo. E, como sempre, vamos procurar os culpados fora das nossas fronteiras. Como primeira culpada teremos a China, já muito comentada. Mas, certamente, não faltarão aqueles que sempre culpam os EUA por tudo que deixamos de fazer.

PERDENDO FORÇA

Mesmo que venha a ser chamado de pessimista, ao menos serve de alerta a informação dada hoje pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), de que a recuperação econômica do Brasil perdeu força em janeiro, mês em que a economia mundial confirmou os sinais de retomada mostrados antes. O chamado indicador composto avançado, que serve sobretudo para marcar pontos de inflexão no andamento da conjuntura econômica, aumentou 0,8 ponto em janeiro em relação ao mês anterior no conjunto da OCDE, ficando 11,3 pontos acima da situação de um ano antes. No caso do Brasil, o indicador piorou 0,2 ponto frente a dezembro, mas se manteve 14,2 pontos acima do nível mostrado em janeiro de 2009.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • IMAMA
    Entre os dias 8 e 12 de março, o IMAMA ? Instituto da Mama do RS e o Banrisul promovem a Semana da Mulher Banrisul, ação educativa sobre saúde da mama em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A iniciativa, aberta ao público, acontecerá no saguão da Agência Central do Banrisul (Rua Capitão Montanha, 177, na capital), sempre das 10h às 16h. Na ocasião, voluntárias do IMAMA distribuirão materiais e prestarão informações, desmistificando o câncer de mama e ressaltando a importância do autocuidado, do exame clínico de rotina e da mamografia anual a partir dos 40 anos.
  • TALK HOUR
    O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Capítulo Sul, promove na quarta-feira, 10, o Talk Hour que, na primeira edição de 2010, abordará A Tecnologia da Informação e a Governança Corporativa. O tema tem atraído cada vez mais atenção, uma vez que a área da tecnologia da informação passou, gradativamente, a assumir papel muito importante na implementação e controle de práticas de Governança Corporativa. Das 8h às 10h30, na sede da AmCham ? American Chamber of Commerce (Rua Dom Pedro II, 861 ? 8º andar). Entrada gratuita. Mais informações e inscrições pelo telefone (51) 3328 2552 ou pelo e-mail ibgcsul@ibgc.org.br .
  • SEMINÁRIO
    O Banrisul promoverá, no dia 10 de março, no Teatro do CIEE (Rua Dom Pedro II, nº 861), em Porto Alegre, a partir das 9h, o 1º Seminário Estadual de Segurança Bancária, que reunirá especialistas brasileiros dos setores público e privado para uma grande troca de experiências sobre o cenário atual da segurança nos bancos. O objetivo do seminário é enfatizar o compromisso das instituições financeiras com a segurança dos seus colaboradores e clientes.
  • PARA ELAS
    O Sheraton Porto Alegre , em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, criou uma promoção com descontos de mais de 40% com direito a espumante e uma fina seleção de chocolates para receber as damas em alto estilo neste final de semana (dias 06 e 07 de março). Ainda é possível um upgrade para apartamentos de luxo, sem custo adicional, de acordo com a disponibilidade do hotel. Mais informações no site www.sheraton-poa.com.br.

FRASE DO DIA

QUANDO NADA É CERTO, TUDO É POSSÍVEL.

Margareth Drabble