Artigos Anteriores

TUDO É PRECIFICADO

ANO XIV - Nº 007/14 -

GREVES

Não são poucos os movimentos grevistas, de vários setores, que estão agindo no Brasil todo. Nenhum deles, infelizmente, pleiteia menos corrupção e mais educação (de qualidade), coisas que, por si só, garantiriam ganhos maiores para todos.

PELA ENÉSIMA VEZ

Tomando por base o que acontece hoje no RS, por exemplo, os professores das escolas públicas entraram em greve. Pela enésima vez neste ano. E o curioso é que muita gente pensa, principalmente os pais, que os alunos sairão prejudicados com a paralisação. Nada disso.

TANTO FAZ

Pela má qualidade do ensino público, derivada do enorme despreparo dos professores, tanto faz uma, duas ou dez greves. Havendo ou não aulas, a educação dos alunos não prospera. Não melhora nem piora.

CONTRIBUINTES PREJUDICADOS

Diante desta triste (e incontestável) realidade, quem sai prejudicado com as greves dos professores do ensino público não são os alunos, mas, exclusivamente, os contribuintes. Sim, porque são obrigados a pagar os salários dos professores, pouco importando se as aulas são ministradas. Pode?

REFORMAS

Se os professores, através do seu sindicato (CEPERS), fizessem uma greve para exigir tão somente as reformas da Previdência e a Fiscal, estariam criando condições para pleitear aumento de salários e de conhecimentos. Se fossem minimamente capazes deveriam ensinar os alunos que, quanto menor a carga tributária, mais recursos sobram para os contribuintes investirem em educação. De boa qualidade, certamente.

GASTOS PÚBLICOS

Assim como existe a Lei de Responsabilidade Fiscal deveria haver um sentimento de responsabilidade profissional. Vejam o tamanho da crise que vários países do mundo estão expondo nas suas janelas. Crise provocada pela estupidez dos gastos públicos exagerados.

PRECIFICAÇÃO

Toda irresponsabilidade tem preço, gente. Os índices das Bolsas de Valores e/ou de Mercadorias, através de ordens de compra e venda de ativos, não fazem outra coisa senão precificar as expectativas e as crenças do desempenho da economia. Local e global.Portanto, não adianta dizer que não investindo em ações bastasse para ficar longe do risco. Quando o risco é econômico todos estão expostos. Investidores ou não do mercado acionário.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • MENOS IMPOSTO
    O governo espanhol aprovou a redução de 8% para 4% do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) para a compra da casa nova. O anúncio, feito pelo ministro do Planejamento do país, José Blanco, visa reativar o setor de construção e contribuir para a geração de empregos.
  • GERDAU
    A Gerdau anunciou, hoje, que fará a recompra de ações de suas subsidiárias no exterior, Gerdau Ameristeel U.S. e Gerdau Macsteel. A empresa fará a recompra de mil ações preferenciais, negociadas sob a forma de American Depositary Receipts (ADRs), o que representa cerca de 0,12% dos papéis preferenciais em circulação.
  • SEM COMPETÊNCIA
    A Pasta da Agricultura será ocupada por um ministro neófito. Basta ser amigo e aliado para ser indicado?
  • ÔNIBUS HÍBRIDO
    O transporte coletivo de Porto Alegre contará pela primeira vez com um modelo híbrido de ônibus. O veículo deve chegar à Capital em setembro. Com motores elétrico e a diesel, o modelo consome 35% menos combustível.

FRASE DO DIA

O destino é uma desculpa tola para o fracasso.

Ambrose Bierce