Artigos Anteriores

TREINADO PARA DEPOR

ANO XIV - Nº 007/14 -

CUMPRINDO À RISCA

À boca pequena, ou grande quem sabe, dizem que o assessor do presidente Lula, Gilberto Carvalho, foi treinado pelo seu advogado, (ministro) Thomaz Bastos, para mentir no depoimento sobre o caso Celso Daniel, na frente dos irmãos deste. Embora tenha ficado claro que Carvalho cumpriu à risca às orientações de seu advogado, certos detalhes acabaram por deixar o depoente mentiroso de saia justa. O incrível, apesar de não surpreender, é que Lula continua mantendo o suspeito assessor no cargo. É muita lama e muita periculosidade, pois estamos diante de um caso que envolve morte e perseguição. Típicas de país comunista, totalitário.

INVASÃO URBANA

O caso de invasão, promovida pela Via Campesina, na empresa distribuidora de alimentos Standard, de Esteio, RS, é um sinal de elevado perigo e forte desconsideração por parte da Segurança Pública. Pelo tamanho do movimento, que envolveu mais de mil invasores das organizações dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ? MST ? e Pequenos Agricultores ? MPA- , com mais 20 ônibus, não há como explicar que a Segurança Pública do RS não sabia e que foi tomada de surpresa.

UM HORROR

Gente, chegamos, finalmente, à invasão urbana privada. Se até agora as invasões estavam sendo feitas, dramaticamente, nas áreas rurais privadas, e nas áreas públicas urbanas, elas chagaram para valer agora nas empresas privadas. Não demora e estarão chegando, também, às casas particulares. Era para isto que o governo queria o desarmamento. Como não conseguiram, nada afastou o desejo e a vontade de invadir. Estamos mal. Estamos péssimos.

MANIFESTO

Em forma de manifesto, as entidades assim lamentaram o ocorrido: ?A FEDERASUL, FIERGS, FECOMÉRCIO, FCDL e FARSUL, vem à público manifestar o seu protesto e a sua indignação contra a invasão, os saques e atos de vandalismo praticados por movimento clandestino na empresa Standard Logística e Distribuição, em Esteio. Os atos não passam de violação escancarada do patrimônio privado. Através de seus líderes, as entidades reafirmam que a inviolabilidade do patrimônio dos indivíduos se encontra acima de qualquer ideologia ou inclinação política. Estamos diante de um caso de claro desrespeito ao direito de propriedade, crescente em nosso País, que, deixado solto, acabará afetando a própria democracia brasileira. Por esta razão, esperamos uma posição clara, firme e decidida de nosso Governador, do Ministério Público e do Poder Judiciário, para impedir que novas invasões ocorram.? Com a palavra as autoridades, há muito tempo omissas.

FALTA DE EDUCAÇÃO E COMPREENSÃO

Aliás, falando em invasão, vale a pena entender a cabeça pequena dos habitantes da Capital gaúcha. A maioria tem sempre se mostrado contra as privatizações de empresas estatais. Por outro lado, pouco se importam com a notória privatização, já ocorrida, das ruas e avenidas que são, ou eram, públicas. Resumo: O que precisa ser público, ou seja, as vias públicas, já estão definitivamente nas mãos dos camelôs. O que deveria ser privado, para evitar a constante corrupção do dinheiro público, permanece nas mãos do Estado. É muita falta de educação e compreensão.

PURA ESTUPIDEZ

Tenho feito muitas críticas pontuais aos diversos governantes que já passaram pelo RS, pela forma atrasada com que estamos em relação ao mundo. Mas, o que está acontecendo no RJ está no mesmo nível e sujeito às mais duras críticas. É algo tão absurdo que consegue mexer até com a cabeça dos menos privilegiados, pelo inusitado da besteira. Vejam: um deputado dinossauro, que por si só já prova a existência da espécie nos dias de hoje, do PSDB do RJ, conseguiu aparecer para o mundo com um projeto escandaloso que tributa as plataformas de petróleo, com o mais grosseiro dos tributos, o IPVA. A lei ainda não foi sancionada pela governadora Rosinha Matheus, mas é de se esperar que as empresas petrolíferas entrem na Justiça para tentar se livrar da estupidez.

GM

General Motors recebeu ontem à noite intimação da SEC (Securities and Exchange Commission) para a entrega de registros sobre suas práticas contábeis. A intimação estimulou comentários de que a GM seria forçada a entrar em pedido de concordata, o que foi negado pela empresa.

PESSIMISMO

O Índice de Confiança do Empresário Industrial ICEI) gaúcho, medido pela FIERGS, registra no terceiro trimestre deste ano (julho a setembro) que 61% consideram que seus negócios pioraram, principalmente em função da conjuntura econômica do País. Também as suas expectativas para os próximos seis meses estão abaladas: somente 20,5% se mostram confiantes na recuperação do atual quadro.

TOP SER HUMANO

Hoje, 27, a cerimônia de premiação do Top Ser Humano e Top Cidadania 2005, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), na sede Alto Petrópolis do Clube Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

TOP DE MARKETING

Dia 17 de novembro, no Grêmio Náutico União, às 19:30hs, a premiação dos melhores cases do Top de Marketing ADVB. Marca os 50 anos da entidade.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

O MELHOR MEIO DE MANTER A PALAVRA É NUNCA DÁ-LA.

N.Bonaparte