Artigos Anteriores

TRÉGUA PARA ORGANIZAR AS IDEIAS

ANO XIV - Nº 007/14 -

ESCLARECIMENTOS

Aproveitando a -trégua- das inúmeras maldições que nos últimos dias produziram efeitos pra lá de danosos na frágil expectativa que reinava nas mentes da maioria do sofrido povo brasileiro desde o momento em que saiu o resultado das eleições de 2018, é por demais importante prestar alguns ESCLARECIMENTOS com o propósito de ORGANIZAR as ideias sobre a situação do Brasil.

ROMBO ORÇAMENTÁRIO

De imediato é importantíssimo que todos tenham em mente, com absoluta clareza, que o ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO referente a 2019, aprovado no dia 13 DE DEZEMBRO DE 2018 pelo CONGRESSO NACIONAL (deputados e senadores) já previa um DÉFICIT PRIMÁRIO DE R$ 139 BILHÕES para o primeiro ano da gestão de Jair Bolsonaro. Tal ROMBO, vale lembrar, equivale à meta fiscal estabelecida para o mesmo período.

DÉFICIT SERIA MANTIDO

Por mais que os eleitores de Bolsonaro queiram,  o fato é que qualquer REFORMA, ainda que hipoteticamente viesse a ser aprovada no dia 01/01/2019,  coisa absolutamente impossível, seria capaz de alterar substancialmente o DÉFICIT previsto no Orçamento Geral da União para este ano.

ROMBO PREVIDENCIÁRIO

Volto a afirmar, mesmo que muitos se recusem a entender, que a REFORMA DA PREVIDÊNCIA projeta uma boa melhora nas CONTAS PÚBLICAS para os próximos DEZ ANOS. Como, aliás, está muito claro no Projeto -PEC da NOVA PREVIDÊNCIA, que informa que a aprovação da proposta assim como está projeta uma ECONOMIA , ou REDUÇÃO DO ROMBO PREVIDENCIÁRIO, na ordem de R$1,2 TRILHÃO.

PREVIDÊNCIA SOCIAL

Como a PREVIDÊNCIA SOCIAL, independente daquela que atende a miserável SEGUNDA CLASSE  (formada pelos aposentados da iniciativa privada) ou da privilegiada PRIMEIRA CLASSE (formada pelos servidores públicos) é responsável por um ROMBO EXTRAORDINÁRIO das CONTAS PÚBLICAS, o fôlego só será sentido no longo prazo, ou seja, muito além de 2019 e 2020, por exemplo.

PASSAPORTE

Portanto, antes de tudo é preciso que todos entendam que a aprovação da REFORMA DA PREVIDÊNCIA representa a grande e importante MUDANÇA DE EXPECTATIVA quanto ao futuro do nosso empobrecido Brasil.  As demais REFORMAS que se seguirão, desde que aprovada a da PREVIDÊNCIA, servirão para melhorar, de fato, a vida  do País.

O passaporte para sair da UTI é a REFORMA DA PREVIDÊNCIA. O tratamento, no entanto, deve seguir por muito tempo, com todo cuidado.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • ESPAÇO PENSAR+

    Eis mais um texto do pensador Roberto Rachewsky sobre as inequívocas vantagens do LIBERALISMO:

    Peça para um liberal um exemplo de país latino-americano onde o livre mercado funcionou.

    A resposta será sempre: o Chile.

    - Como pôde um país dirigido por um ditador se tornar um país livre?

    - Pôde porque economistas e políticos liberais protegeram a população da sanha de planejamento e controle central da qual o tirano se nutria.

    Fica claro no caso do Chile que os economistas e políticos liberais impediram um fascista de empobrecer a sua população como já haviam feito os socialistas.

    No Brasil, temos os economistas e políticos liberais mas não temos um tirano como Pinochet. AINDA BEM!

    Nosso problema se assemelha ao que Pinochet encontrou no Chile quando depôs Allende através de um golpe de estado utilizando-se a força das armas.

    Aqui no Brasil, Bolsonaro não precisou dar um golpe de estado, se elegeu democraticamente presidente pela força das urnas.

    Aqueles que elegeram Bolsonaro para promover as mudanças necessárias, devem apoiá-lo nas medidas liberalizantes.

    Os economistas e políticos liberais chilenos não apoiaram Pinochet. Pinochet tinha poder ilimitado.

    Na realidade, o que acabou ocorrendo no Chile foi o contrário. Pinochet entendeu que só se livraria do comunismo e tiraria seu povo da miséria, através do livre mercado.

    Bolsonaro deve ser estimulado a fazer o mesmo no Brasil, liberalizar a economia, fortalecer a república federativa e o estado de direito, sem violar os direitos individuais como ousou fazer Pinochet.

  • FOODBIKES

    Quem for ao Zaffari Hípica na próxima sexta-feira (24) e no sábado (25) poderá contar com opções gastronômicas de foodbikes, além de música ao som de DJ’s, e oficinas de desenho livre e de slime para crianças. As atrações acontecerão das 18h às 22h, no mall do empreendimento, em área localizada próxima ao hipermercado.
    Crianças de 2 a 12 anos podem participar gratuitamente das oficinas, que acontecem de hora em hora.

  • CIDADÃO DE PORTO ALEGRE

    Hoje, dia 21,  as 19hs, em sessão solene a Câmara Municipal de Porto Alegre outorgará ao pensador Percival Puggina o título de Cidadão de Porto Alegre, proposta pelo vereador Ricardo Gomes.

FRASE DO DIA

O que vai gerar a riqueza das nações é o fato de cada indivíduo procurar o seu desenvolvimento e crescimento econômico pessoal.

Adam Smith