Artigos Anteriores

TRAGÉDIAS E ALVARÁS

ANO XIV - Nº 007/14 -

NO ATACADO E NO VAREJO

Para a sociedade brasileira, sempre muito influenciada pelos meios de comunicação, a palavra -TRAGÉDIA- é usada quase sempre para definir atos funestos que acontecem no ATACADO. Já o termo -ACIDENTE- serve para definir as desgraças ocorridas no VAREJO.

JUSTIÇA

Nas TRAGÉDIAS, pelo que é possível constatar, quanto maior for o número de mortos e feridos, mais a sociedade exige, de forma implacável e rápida, o apontamento imediato de todos os culpados. Todos pedem, em coro, que seja feita Justiça.

CONCURSO

Para tanto entra em cena a velha influência da mídia, cuja maioria dos repórteres e comentaristas agem como se estivessem participando de um concurso, onde o vencedor é aquele que aponta o grande criminoso com mais rapidez. E aí, ao invés de promover o máximo de informação, acabam confundindo ainda mais a opinião pública.

ALVARÁ

No triste episódio ocorrido na boate Kiss, em Santa Maria, todos correram atrás do alvará, que no entender equivocado da sociedade brasileira é o documento capaz de definir a correta condição e capacidade de funcionamento de qualquer estabelecimento.

DOCUMENTOS PROTOCOLARES

Ora, considerando que Alvarás e Licenças são fornecidas por entidades públicas/governamentais, o que se pode esperar? Se o povo em geral, assim como a mídia, entende que a grande maioria dos políticos não tem credibilidade e que a incompetência impera por todos os cantos do setor público, Alvarás e/ou Licenças são documentos meramente protocolares.

CONSCIÊNCIA

Vejam, por exemplo, quantos mortos e feridos são recolhidos diariamente nas ruas, avenidas e estradas. Quase todos os motoristas têm licença para dirigir e nem por isso os responsáveis pelas ocorrências (que chamamos de ACIDENTE) deixam de cometer atrocidades. Pergunto: - De que adianta o alvará (carteira), se falta a necessária consciência?

CRIME DOLOSO

Mais: considerando a vontade do povo, de querer a cabeça de culpados pelas tragédias, quem sabe começamos com a presidente Dilma e o governador Tarso (para ficar só com o do RS, cuja sociedade adora tragédias). O que esses governantes estão fazendo com as contas públicas e com a economia é uma verdadeira TRAGÉDIA. Aí estamos diante de crime DOLOSO (com o firme propósito de matar a economia) e não CULPOSO.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • AVALANCHE
    Avalanche, como exigem alguns torcedores do RS, é uma TRAGÉDIA anunciada. Ontem, na Arena do Grêmio, tivemos um pequeno ensaio. Que tal?
  • MENOS LIBERDADE
    O Brasil perdeu nove posições no ranking mundial de liberdade de imprensa de 2013 publicado, ontem, pela organização não governamental Repórteres sem Fronteiras, que tem sede em Paris, na França. De acordo com o levantamento, o Brasil passou da 99ª posição em 2012 para a 108ª posição da lista, que é composta por 179 países. Na lista do ano passado, o país já havia caído 41 posições em relação a 2011.
  • ROMBO
    A Previdência Social que atende os brasileiros de SEGUNDA CLASSE, encerrou 2012 com o déficit (ROMBO) de R$ 42,3 bilhões, 9% maior do que o de 2011, cujo déficit somou aproximadamente R$ 38,8 bilhões. Que tal?
  • BLOG
    Um blog da CDL foi lançado ontem, 30, para reunir mensagens aos amigos e familiares das vítimas da tragédia ocorrida em Santa Maria, no dia 27. O objetivo da página é que todos possam deixar palavras de carinho, fé e esperança, buscando dar um pouco mais de conforto aos envolvidos. O endereço do blog é:www.juntoscomsantamaria.cdlpoa.com.br. Para inserir as mensagens de apoio, é preciso escrever na sessão de comentários da página. .

FRASE DO DIA

O adiamento é a arte de manter o ontem.

Dom Marquis