Artigos Anteriores

TIRANDO AS DÚVIDAS FINAIS

ANO XIV - Nº 007/14 -

BEM PAGOS PARA INFLUENCIAR

A Rede Globo nunca deixou dúvidas quanto à sua persistente e escancarada defesa pelo SIM, no referendo de domingo próximo. Muitos dos artistas e comentaristas globais, como se sabe, até se dispuseram a fazer campanha abraçando a idéia da empresa. Faltava, entretanto, a confirmação de que alguns deles tivessem recebido algum dinheiro para influenciar o povo pelo SIM. Pois, o colunista do DCI ? Diário Comércio Industria & Serviços, de São Paulo, Giba UM, informa que não todos, mas alguns, receberam cachês com valores entre R$ 50 mil a R$ 70 mil. Emissora séria esta, não?

FINANCIADORES DE CAMPANHAS

Eis uma boa pergunta que está sendo feita pela sociedade, quanto ao financiamento das campanhas pró e contra a venda de armas e munição: Afinal, quem está pagando as campanhas pelo SIM e pelo NÃO? Quais os interesses? A resposta é mais do que simples, embora pouca gente saiba. Vejam: Os EUA, por exemplo, só admitem adquirir armas de países em que seja permitida a comercialização das mesmas em seu próprio território. Como o Brasil tem empresas de alta performance na produção de armas de fogo, e isto complica a vida de empresas de fora que se sentem sem capacidade de competir, elas estão financiando o SIM.

EDITORIAL VENDIDO

É importante saber que o dinheiro que está sendo gasto com a tentativa de tirar o Brasil, da condição de vendedor de armas, não é de hoje e não é pouca coisa. O estranho é que as empresas de comunicação que adotaram a causa pelo SIM, não querem saber disso. Não se discute o direito que têm em vender espaços publicitários para quem quer fazer campanhas. Só que o preço que está sendo pago vai muito além: o editorial de algumas emissoras, pelo visto, parece que também foi comprado. Aí é demais.

PRISIONEIROS DO REGIME

Os comunistas brasileiros afirmam que têm compromisso com um socialismo democrático. Na realidade, esta linha ideológica que defendem é muito trapaceira, pois a democracia só é um mero instrumento de ingresso no regime totalitário. A história mostra que todos os regimes comunistas usaram sempre este chavão para chegarem ao Poder e lá permanecerem por muito tempo. Em condições normais de temperatura e pressão, a porta de entrada é mesmo a democracia. Porém, depois de seduzidos, os eleitores acabam prisioneiros.

O EXEMPLO DE CUBA

E passam a enfrentar enormes dificuldades, cada dia mais instransponíveis, para sair da encrenca. Não esqueçam que, desarmando o povo, as rebeliões contra o regime praticamente já não tem chance de existir, sendo bem mais controláveis. Cuba, por exemplo, vive numa ditadura há mais de 45 anos, sem que o povo cubano obtenha a simples liberdade de poder sair do país. Nem para visitar seus parentes que, por alguma felicidade, conseguiram fugir para viver fora da Ilha.

OS MAIS IGUAIS

A igualdade não significa identidade. Produtos que tenham o mesmo tamanho, forma e cor podem ser de materiais diferentes. A prova de que, mesmo se apresentando visualmente iguais, são, na realidade, distintos. Já no caso do ex-ministro, ou deputado José Dirceu, este não se parece fisicamente em nada com Saddam Hussein. No entanto, depois de tantas evidências dos males que ambos os personagens fizeram, a igualdade de seus atos está nos propósitos. A semelhança maior que os dois apresentam é grande quando ambos se declaram inocentes. Aí é o máximo. Fora Zé Dirceu!

FÓRUM

Porto Alegre recebe hoje, 20, o I Fórum CICLO em Logística e Supply Chain na Região Sul, promovido pela empresa paulista CICLO Desenvolvimentos. As palestras acontecem no Sheraton Hotel, das 08h às 18h, com o objetivo principal de trazer à região sul importantes empresas do país para apresentar e debater as novidades do mercado logístico. O Fórum de Logística e Suply Chaim será anual, sendo que cada ano será escolhido um estado da Região Sul. Informações: (51) 30613306

BRAZIL DAY

No dia 14 de novembro a Aracruz participará do Brazil Day 2005, em Nova York. O evento tem por objetivo chamar a atenção dos agentes dos mercados de capitais para o potencial do Brasil e das empresas de capital aberto aqui instaladas. O momento será estratégico para atrair uma parcela expressiva do fluxo internacional de recursos destinados aos mercados emergentes, segundo matéria publicada na edição de setembro da Revista RI.

CONFERÊNCIA

A Câmara da Indústria, Comércio e Turismo Brasil-Uruguai receberá para um Almoço-Conferência, o ex-Chanceler do Uruguai e atual Secretário-Geral da Associação Latino-Americana de Integração-ALADI, Dr. Didier Opertti. Dia 27, quinta-feira, às 12hs30min, no Salão São Rafael do Hotel Plaza São Rafael. O tema da conferência: ALADI e o Ambiente de Livre Comércio.

VARIG

Ao que tudo indica o BNDES vai botar mais dinheiro fora para dar sobrevida à Varig. O tamanho do rombo da empresa é o suficiente para mostrar que montar uma nova empresa é bem mais econômico. Como o dinheiro é público, a coisa se resolve assim. E o povo gosta. É de amargar.

FESTIVAL DE TURISMO

O Festival do Turismo de Gramado realiza hoje, 20, a partir das 19 hs, o lançamento do evento no InterCity Premium Porto Alegre, que contará com a presença de patrocinadores, expositores,personalidades do trade turístico e autoridades.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

A CORAGEM NÃO SE FINGE. É UMA VIRTUDE QUE ESCAPA À HIPOCRISIA.

N.Bonaparte