Artigos Anteriores

TERREMOTOS E TSUNAMIS

ANO XIV - Nº 007/14 -

JAPÃO E BRASIL

Enquanto o Japão vem sendo atingido por fortes terremotos, como este que ocorreu nesta madrugada (horário brasileiro) em que um tsunami provocou enorme destruição, o nosso pobre Brasil também não para de tremer.

TIPOS DE ABALOS

Se no Japão os abalos são sísmicos, no nosso país os tremores são provocados por incessantes rombos nas contas públicas, corrupção sem limites e um turbilhão de safadezas e muita injustiça.

RARAS OPORTUNIDADES

O interessante é que nas raras oportunidades em que a nossa economia desponta e começa a ensaiar algum ânimo, as forças do mal, misturadas com excesso de ignorância, tratam de agir rapidamente reduzindo os já curtos períodos de crescimento e desenvolvimento.

O NOSSO ABALO

Como se sabe, os terremotos e tsunamis são fenômenos capazes de causar grandes destruições, dependendo das suas magnitudes. Pois, um grande tremor que abalou ainda mais o nosso pobre Brasil, entre tantos já sofridos, aconteceu em 1988, na data da promulgação da nossa Constituição.

DIREITOS E DEVERES

De lá pra cá o solo brasileiro nunca mais parou de tremer. Com isso as contas públicas passaram a ser constantemente arrastadas pelas enormes ondas de excessivos e absurdos direitos (alguns adquiridos), sem uma contrapartida de mínimos deveres (sempre minguados).Tal devastação fez com que o país elevasse estupidamente a carga tributária. A maior do mundo, lamentavelmente, sabido.

REFORMAS

Diante dessa destruição sem fim, a única saída para uma trégua definitiva dos tremores está na realização de pesadas reformas na Constituição.Só extraindo dela alguns enormes tumores malignos, principalmente aqueles situados nas áreas da economia e da política, cujas sementes lá foram colocadas por políticos irresponsáveis, poderão salvar o Brasil desta pesada encrenca.

UM OUTRO TSUNAMI

Ou seja, só um outro tipo de tsunami, de graduação respeitável, porém em sentido contrário, é capaz de fazer do nosso pobre Brasil um país verdadeiramente rico, competitivo e, por consequência, muito feliz.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • ALERTA
    Considerado um dos principais termômetros da confiança dos investidores no mundo todo, o índice EMBI+ do Brasil, calculado pelo Banco JP Morgan Chase, encerrou o dia de ontem aos 173 pontos-base, com alta de 7,45% frente aos 161 pontos de ontem.
  • NOVO HORÁRIO
    A partir da próxima segunda-feira (14) passam a vigorar novos horário de negociação na BM&F Bovespa. No segmento Bovespa, o pregão regular funcionará em sessão contínua das 10h00 às 17h00, com after market das 17h30 às 19h00.Já no segmento BM&F, os contratos referenciados em índices de ações também passarão a funcionar uma hora mais cedo, iniciando às 9h00 e terminando às 17h30.
  • CHINA
    A produção industrial da China cresceu 14,1% nos dois primeiros meses de 2011. No período, a atividade da indústria pesada expandiu-se 14,4% e a indústria leve teve ampliação de 13,3%.No intervalo janeiro-fevereiro, todas as 39 indústrias avaliadas verificaram crescimento em relação a igual período de 2010, sendo que têxteis tiveram elevação de 7,7%, equipamento geral registrou incremento de 22,4% e equipamento de transporte subiu 14,4%.
  • TÁ NA MESA
    O primeiro Tá na Mesa de 2011 vai contar com a participação do governador Tarso Genro. Tema: Preparação do Novo Modelo de Desenvolvimento do RS. O evento inicia às 12h do dia 16, no Palácio do Comércio, no Centro de Porto Alegre.

FRASE DO DIA

Se queres prever o futuro, estuda o passado.

Confúcio