Artigos Anteriores

TEMPO ESGOTADO

ANO XIV - Nº 007/14 -

PRAZO VENCIDO

Nas duas últimas semanas, pelas conversas que tive com as mais diferentes pessoas, percebi, claramente, que o tempo de validade do SENTIMENTO DE OTIMISMO dos brasileiros que pertencem à -classe média (pagadores da maior parte da conta)- venceu no dia 31/12/2013.

CHEIRO FORTE

Para pessoas mais esclarecidas, a deterioração da economia brasileira já vinha dando sinais claros e evidentes faz tempo. Sinais estes detectados de duas formas, pelo cheiro forte (e ruim) que vem sendo exalado pelo CORPO BRASIL como um todo: 1- pela absoluta falta de glóbulos I (Investimento); e,2- pelo excesso monumental de glóbulos GP (gasto público).

BLEFADOS

O curioso é que este sentimento ganhou maior força neste ano. Mas, de uma hora para outra, quase que num piscar de olhos, principalmente a partir da semana passada. Detalhe: grande parte daqueles que estavam felizes e otimistas com o Brasil deixaram o otimismo de lado e passaram, finalmente, a entender que foram blefados.

INGÊNUOS

Chega-se a conclusão que todos os desiludidos foram tão tontos, ou ingênuos, quanto os editores da revista britânica -The Economist-. O que não entendo é que a The Economist se deu conta (com atraso) em meados de 2013 enquanto que esses brasileiros só acordaram agora, em 2014...

COISA-BRASIL

Enquanto os mais necessitados (atrofiados pela falta de discernimento) ainda vão continuar felizes da vida (anestesiados) por muito tempo com o populismo petista-enganador, a CLASSE MÉDIA (que abraça todas as causas e paga o grosso da conta) parece ter se dado conta de que a COISA-BRASIL não está boa.

SEQUELAS

Esta sensação que a Classe Média muito recentemente passou a mostrar, de ter chegado à conclusão de que a doença que está se espalhando rapidamente pelo corpo todo do país, é séria e, portanto torna a cura, além de muito difícil extremamente demorada, é um grande passo. Ainda que as sequelas petistas vão dificultar eventuais mudanças.

DUPLA MENTIROSA

O que sempre preocupa é que o governo DILMA-PETISTA não dorme de touca. Com a maior cara de pau (sempre muito costumeira), tanto a presidente quanto o ministro da Fazendo, Guido Mantega, foram a Davos para mentir de forma muito descarada. Só que a plateia parecia vacinada: no painel em que Mantega participou (BRICS) ninguém (ninguém mesmo) dirigiu uma só pergunta ao nosso ministro. Preferiram não ouvir novas mentiras, certamente....Hoje, a equipe que esteve em Davos chega a Cuba. Primeiro, para confirmar que está tomando todas as atitudes socialistas corretas. E, em segundo lugar, para festejar mais um gasto monstruoso de dinheiro dos brasileiros: inaugurar o Porto de Mariel, construído com recursos do BNDES. Pode?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • IMPERDÍVEL
    Hoje, 27, às 22 horas, no programa Roda Viva (TV Cultura), o jornalista Augusto Nunes entrevistará o delegado Tuma Júnior, autor do livro -Assassinato de Reputações-.
  • CLIMA DE INCERTEZA?
    Há quem diga que o clima de incerteza tomou conta dos argentinos. Errado. Lá, como aqui, não há incertezas. Tudo acontece dentro do esperado.
  • CANOA FURADA
    Os governos do Brasil e da Argentina começarão a discutir uma nova política automotiva comum no final deste mês, em reunião paralela à Cúpula do Mercosul, em Caracas. Juntando Brasil, Argentina e Venezuela, o que se pode esperar?
  • NRF BIG SHOW
    Depois de passar dez dias em imersão no que há de mais moderno e importante no varejo mundial, o grupo de CEOs que viajou à Nova York pela CDL Porto Alegre, para participar da NRF Big Show, mostrará o que existe de melhor e mais inovador no setor durante o Zoom Pós NRF Nova York ?. É amanhã, 28, das 8h30min às 12h, no Teatro do Bourbon Country, Porto Alegre.

FRASE DO DIA

TODO MUNDO QUER COMER NA MESA DO GOVERNO, MAS NINGUÉM QUER LAVAR OS PRATOS.

William Faulkner