Artigos Anteriores

TEMPO DISPONÍVEL PARA RACIOCINAR

ANO XIV - Nº 007/14 -

RECURSOS LIMITADOS

A grande maioria das pessoas do mundo todo, ao atender o apelo -obrigatório ou não- de permanecer o máximo de tempo possível dentro de suas casas para ficar menos expostos ao CORONAVÍRUS, como tem pouco a fazer mas dispõe de muito tempo para refletir, aos poucos vai se dando conta de que os recursos que dispõem para satisfazer suas necessidades, por mais que sejam bem controlados, os mesmos têm limite.

IMPOSTOS

Da mesma forma, imagino, esta grande maioria deve estar se dando conta de que os bilhões que inúmeros governantes estão jogando no mercado para tentar apagar o INCÊNDIO DA RECESSÃO, que já assume contornos de DEPRESSÃO, além de limitados são financiados pelos PAGADORES DE IMPOSTOS (leia-se impostos à vista, em forma de dinheiro vivo; e impostos a prazo, via dívida pública). 

FALECIMENTOS

Pois, na medida em que há muito tempo destinado para RACIOCINAR e ENTENDER o quanto de INJUSTIÇA e FALTA DE SOLIDARIEDADE está embutida no processo, que no nosso empobrecido Brasil é extremamente NOJENTO e ESCANDALOSO, mais os brasileiros entenderão que o NÚMERO DE FALECIMENTOS de pessoas infectadas pelo CORONAVÍRUS será infinitamente menor do que o NÚMERO DE FALÊNCIAS de empresas infectadas pelo CAOS ECONÔMICO produzido pelo já AGONIZANTE CONSUMO.

OTIMISMO

Há quem prefira ver a situação com olhos de OTIMISMO, do tipo que esconde a tristeza quando alguém, no fundo da sala, diz tem muito de EXAGERO e HISTERIA neste tal de CORONAVÍRUS e que, mais dia menos dia, tudo voltará ao normal.

CONSEQUÊNCIAS SÉRIAS

Pois, sem entrar no mérito destas crenças ou sentimentos, o fato é que, dentro da realidade contida, mesmo sabendo que a terrível ONDA -CORONAVÍRUS- acabará passando, há que reconhecer que o imenso estrago provocado pelo enfrentamento da doença deixará, além de muitos CORPOS ENTERRADOS, inúmeras EMPRESAS FECHADAS e muitos países com ROMBOS TERRÍVEIS NAS CONTAS PÚBLICAS.

TEMPO PARA FICAR INDIGNADO

Mais: se o tempo de resguardo for bem utilizado, estou pra lá de convencido de que muita gente utilizará o tempo disponível para fazer comparações importantes. Estou convencido de que muitos ficarão revoltados e/ou indignados quando perceberem, com absoluta precisão, que a maioria dos nossos parlamentares, sem mostrar mínima solidariedade, seguem a despeito da enorme paralisação das atividades, drenando o suado dinheiro dos pagadores de impostos para seus bolsos.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • 77 DIAS DE 2020

    A propósito: hoje, 17 de março, estamos completando 77 dias do ano de 2020, e até agora o Congresso Nacional só se reuniu para derrubar os vetos do presidente JB, impondo gastos públicos ainda mais absurdos. Enquanto a equipe econômica se esforça para fazer o Brasil entrar nos eixos, os congressistas se omitem covardemente, jogando o país as traças. 

    Mais: neste ano ainda não mostraram o mínimo interesse em votar as 19 matérias importantes que poderiam contribuir para amenizar, com a mesma intensidade, a dor dos infectados e o colapso dos prejudicados profissionalmente por falta de consumo.

FRASE DO DIA

É bom ter esperança, mas é ruim depender dela.