Artigos Anteriores

TEM CHEIRO ESTRANHO NO AR?

ANO XIV - Nº 007/14 -

RECUPERAÇÃO

É inegável a atual recuperação da confiança do Brasil no cenário financeiro internacional. Motivos: a nossa macroeconomia vai bem; a nossa dívida interna está em 46% do PIB, depois do recente recálculo; a dívida pública externa atingiu um patamar irrisório, em torno de 3% do PIB; e as reservas internacionais, já bem maiores do que a nossa dívida externa, beiram hoje os US$ 110 bilhões.

EMBI+

Toda esta incontestável melhora é traduzida, diariamente, de forma transparente e aberta, pelo índice conhecido por: Embi+, que mede o tamanho do Risco dos países em desenvolvimento. O badalado risco-Brasil, que recua dia após dia, já atingiu a marca histórica de 176 pontos-base na última 6ª feira.

OUTRAS RAZÕES

Mesmo sabendo que as contas públicas tem peso muito importante para a definição do valor do risco soberano, não é só isto que se impõe. Outras razões e considerações também se impõem para definir os números que traduzem o risco soberano dos países.

ORDEM E DISCIPLINA

Um item que, doravante, poderá pesar nas avaliações é o compromisso dos governos para com a ordem e a disciplina. Ordem interna, portanto, é fundamental. O papel e o tamanho das Forças Armadas, assim como o respeito que elas devem impor, são de extrema importância para identificar os riscos para os investimentos. Motins, portanto, são vistos como problemas sérios dependendo das soluções e reações apresentadas pelos comandos militares.

PARALISADORES DE VÔOS

O que vem acontecendo nos últimos meses, para ficar só no assunto dos controladores de vôos, virou uma ameaça frontal à nossa democracia, já eivada de fragilidades. Neste período assistimos uma clara manifestação de desordem com o cometimento de crime militar culminando com a greve, ou motim, dos sargentos-patifes da aeronáutica, que se proclamam controladores de vôos.

DESMORALIZAÇÃO

Eles não são controladores de vôos. São, isto sim, paralisadores de vôos. Criminosos. Estou repetindo as palavras do Brigadeiro Mauro Granda, em entrevista em que se mostrou muito aborrecido e frustrado. Desautorizadas por Lula, de punir os amotinados, as Forças Armadas ganharam uma desmoralização complicada.

CHEIRO ESTRANHO

A comprovação clara, e agora impossível de ser desmentida, do desvio de R$ 39,5 milhões de dinheiro público para o VALERIODUTO; a indisciplina, impedida de punição, dos controladores de vôo; a antiga paixão ideológica demonstrada por Hugo Chávez, Evo Morales e Fidel Castro; o firme compromisso com o Foro de São Paulo;...Hummm, que cheiro estranho, não?

DOENÇA CURIOSA

Muito curiosa esta discutida doença apresentada agora pelo rabino Henry Sobel: ela só se manifesta no interior das lojas de grife, como foi o caso da Louis Vuitton. Nas lojas da Canal Street, na Chinatown de New York, a doença tem muita dificuldade para se manifestar. Muito curioso.

FÓRUM DA LIBERDADE

Tudo pronto para a XXª Edição do Fórum da Liberdade, que acontece em Porto Alegre nos dias 16 e 17 de abril, na PUC. A agenda já está fechada e a palestra inaugural, às 17:30h em 16 de abril, ficará a cargo de José Maria Aznar, ex-primeiro ministro da Espanha. Tem muito para nos contar.

TÁ NA MESA

A Coordenadora de Desenvolvimento Social da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, é a convidada da Federasul para a reunião-almoço do Tá na Mesa desta 4ª feira, 04. Tema: Violência, exclusão e desenvolvimento social: o que vamos fazer? Às 12h30, no Salão Nobre (7º andar) do Palácio do Comércio.

ACORDO

A Gerdau Ameristeel Corporation anunciou que chegou a um acordo para um novo contrato de trabalho com o sindicato dos metalúrgicos (United Steelworkers - USW) em sua unidade de Whitby, no Canadá.>

BOURBON

-Os shoppings da rede Bourbon começam a exibir a partir de hoje a sua decoração de Páscoa. Os estilos são temáticos e variados, indo do campo à floresta, incluindo as tradicionais casinhas de coelhos. Ao todo, serão 234 m² de área decorada, onde mais de 40 coelhos de 1m de altura, centenas de ovos coloridos, flores e até uma fonte com água irão compor o cenário para alimentar a imaginação das crianças. O objetivo foi reforçar o caráter lúdico e tradicional da data, valorizando a figura do ?Coelhinho da Páscoa?. Os shoppings que apresentam a ornamentação especial de Páscoa são: Bourbon Shopping Assis Brasil, Bourbon Shopping Ipiranga, Bourbon Shopping Country, Bourbon Shopping São Leopoldo e Bourbon NovoShopping, em Novo Hamburgo.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

O DESGOSTO E A ALEGRIA DEPENDEM MAIS DO QUE SOMOS DO QUE DAQUILO QUE NOS ACONTECE.

Eduard Dekker