Artigos Anteriores

TECIDO IMPREGNADO

ANO XIV - Nº 007/14 -

A PROLIFERAÇÃO DA CORRUPÇÃO

A enorme onda de corrupção, que vem se traduzindo em nojo misturado com surpresa para quase todos os brasileiros, nestes dois últimos anos, é preciso que se entenda que se trata de algo há muito tempo arraigado no nosso meio. O que vinha faltando, isto sim, era só mais informação, mais notícia.

ENGANADOS E DESINFORMADOS

Portanto, o fato de, tanto a sociedade quanto a imprensa estarem demonstrando esta grande indignação com os inúmeros atos de corrupção, descobertos no ambiente político do país, só identifica o quanto somos enganados e desinformados. E, cá entre nós, houve também grande frustração por parte da imprensa, por ter ficado tanto tempo sem saber das coisas. Esta é, com certeza, a parte mais irritante.

SOCIEDADE CONTAMINADA

Muito longe de propor a absolvição dos espertos e safados de alguma culpa, o fato é que grande parte da sociedade brasileira já se encontra fortemente contaminada pelo vírus da imoralidade. Isto tudo fica muito claro quando se toma conhecimento da publicação recente na edição da Global Ecomomic Crime Survey, com visões abrangentes acerca de percepções, verdades e impactos sobre crimes econômicos - Brasil 2005.

CRIMES MAIS COMUNS

O crime econômico é um problema significativo no Brasil e no mundo: 45% das empresas pesquisadas sofreram algum tipo de fraude nos últimos dois anos. As mais comuns foram a apropriação indevida de ativos, a manipulação das demonstrações financeiras, a falsificação/pirataria, a corrupção e o fornecimento de informações falsas.

PERFIL E RECUPERAÇÃO

A pesquisa é vasta em informações, mas dois aspectos me chamaram a atenção: o perfil do fraudador e a recuperação do valor do prejuízo. Atenção: 82% dos fraudadores brasileiros são do sexo masculino, 88% tem grau universitário e 61% são gerentes e tem entre 31 e 40 anos. Que tal? E quanto à recuperação, 71% dos valores fraudados não voltam para o caixa das empresas.

TECIDO CORROMPIDO

Pelos números apresentados, o nosso tecido social como um todo já está tomado pelo alastramento da grande safadeza e locupletação. É por isto que quase sempre a culpa ou a pena que deve ser imposta aos acusados comprovados sempre tende se abrandar.

MENOS GRAVE

E mais ainda quando eles usam aquela velha máxima de que, se todos praticam um mesmo erro, o crime se torna menos grave ou até passivo de inocência. É o que basta para ninguém ser cassado. Consciências sufocadas impedem o reconhecimento dos crimes.

HONESTO POR UM DIA

Diante de tantas descobertas destas enormes roubalheiras é provável que, usando de alguma criatividade, ainda possamos obter um resultado satisfatório. Bastaria, por exemplo, criarmos uma campanha denominada: ?

Honesto Por Um Dia

-. Seria uma bela chance de tentarmos, ao menos neste dia, a possibilidade de ficarmos livres de furtos e safadezas. Está lançada a sugestão.

PARCERIA

O Grupo Processor, com sede em Porto Alegre, formalizou parceria com a empresa americana CipherTrust, líder mundial em soluções de controle de conteúdo e Anti-spam. Essa parceria visa fornecer a solução que é líder de mercado em segurança mensageira (e-mail e instant messaging) fazendo com que o Grupo Processor possa oferecer o que há de melhor nesse segmento para seus clientes. Os benefícios pretendidos: Com a quantidade do tráfego de e-mails, nos dias atuais se torna impossível controlar as informações que saem da empresa e as que entram através de Spam. Há um desperdício de tempo muito grande para limpar as caixas de entrada. Para tornar a vida empresarial mais simples a CipherTrust agrega soluções de alta performance de mercado corporativo como: Appliance (hardware e softwares integrados) e abordagem bem diferenciada para identificar o Spam com sucesso.

FISO 2006

Começa nesta sexta, 12, FISO 2006 ? Fórum Internacional de Saúde Ocular, no Sheraton Hotel. O FISO 2006 terá várias ilhas temáticas. Entre os temas a serem abordados estão De Olho no Trânsito, De Olho no Futuro, Diabetes e Visão, De Olho no Trabalho, Cirurgia Refrativa, Visão Subnormal e Deficiência Visual, Catarata, Glaucoma, Visão na Melhor Idade e Anatomia do Olho. A programação está disponível em www.fiso.com.br.

ESCOLA DO LEGISLATIVO

As implicações decorrentes das alterações nas regras previdenciárias para os servidores públicos serão abordadas no seminário \\\"Reforma da Previdência no Serviço Público\\\", que acontece amanhã, 12. Promovido pela Escola do Legislativo, o evento se inicia às 9h e prossegue até as 17h, na sala Maurício Cardoso, 3º andar da Assembléia Legislativa. O seminário terá como palestrante o consultor legislativo do Senado José da Mota Filho, e é direcionado para os servidores da Assembléia Legislativa e para demais interessados. As inscrições são gratuitas.

AUTOMAÇÃO

HomeSystems foi a responsável pelo projeto de automação do maravilhoso edifício que a construtora D&M está concluindo na Lucas de Oliveira, em Porto Alegre. É pura tecnologia embarcada em cimento, alumínio e areia. Alem de projetos, a HomeSistem fabrica os equipamentos de automação para atender iluminação, acionamento de cortinas e persianas, portões, ar-condicionado, piso aquecido, biometria e comando de voz.

DIA DAS MÃES

O Novotel Porto Alegre preparou um delicioso cardápio para o Dia das Mães. Entre as delícias preparadas pelo competente chef Ricardo Oliveira, destacam-se os anti-pastos, o ratatouille, o filé recheado com tomates secos e rúcula e o risoto de uvas. No buffet de sobremesas, as tortas são as atrações do dia. Mais informações e reservas pelos telefones 3327-9252 ou 3327-9292.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

O ACASO TOMA GRANDE PARTE NAS NOSSAS DETERMINAÇÕES.

N. Bonaparte