Artigos Anteriores

SUPER SAFRA DE FRACASSOS

ANO XIV - Nº 007/14 -

SEMENTE ENCOMENDADA POR DILMA

Pela espetacular safra de fracassos econômicos que vem sendo colhida, num processo sem-fim, em todos os cantos do país nos últimos anos, fica claro e evidente que a semente encomendada pela presidente Dilma Neocomunista Petista, para fazer o cuidadoso plantio, foi produzida em laboratório de última geração.  

ALTA PRODUTIVIDADE

Se o objetivo da péssima presidente era obter o máximo de retorno possível em 100% da área plantada, ao constatar a magnífica relação -plantio/colheita-, identificada pela impressionante alta produtividade, não deixa dúvida de que dificilmente o Brasil vai colher uma outra safra tão expressiva.  

FRUTOS DO FRACASSO

A semente tem tanta força que não há clima capaz de interromper o crescimento dos maravilhosos FRUTOS DO FRACASSO. Imagino que nem a transgenia mais estudada e apurada conseguiu, em qualquer solo do planeta, uma quantidade tão estrondosa de produção por unidade de área. Loucura, gente. 

SUPER SAFRA

Se os cenários traçados pelos mais diversos institutos já davam conta de que iríamos colher desastres econômicos importantes, de toda ordem e em todos os setores, a vitrine dos frutos do mal que foi montada para anunciar que a safra do período 2014/2015 será muito farta. Mais: vai começar muito cedo. Bem antes do Carnaval, inclusive.

TROFÉUS

Caso estivéssemos diante de uma forte competição, com o propósito de escolher o campeão de fracassos colhidos nos últimos quatro anos, além do Distrito Federal, que já garantiu a Taça da Penúria, o Estado que mais se destaca é, indiscutivelmente, o Rio Grande do Sul. Aí, gente, não tem pra ninguém: o RS vai levar, no mínimo, três troféus: Descaso, Arrogância e Falência. 

ROMBOS

Vejam que sem um único tostão no caixa do Tesouro do Estado, o governo do RS precisa desembolsar só com os aposentados e pensionistas do serviço público, nada mais nada menos do que 36,7% da RCL (Receita Corrente Líquida). Neste ano (2015), considerando apenas os atuais aposentados e pensionistas, a diferença entre o que o Estado arrecada dos servidores e o que gasta com pensões e aposentadorias de 200 mil pessoas já chega a R$ 7 bilhões. Que tal?

MORATÓRIA

Isto deixa claro e inquestionável que a situação do Estado gaúcho consegue ser muito, mas muito pior do que a péssima situação do país. Sem qualquer ponta de desabafo ou ironia, a situação atual permite afirmar que o melhor para o RS é a decretação de uma moratória total.

Mais: ainda é preciso que o interventor escolhido para administrar a massa falida seja razoavelmente inteligente, para propor:

1- todas as reformas que a situação exige;

2- privatizar todas as estatais e/ou o fechamento daquelas que não forem do interesse da iniciativa privada.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • RECESSÃO A GALOPE

    A produção industrial recuou 2,8% na margem em dezembro.  Com esse resultado, a série atingiu seu pior nível desde setembro de 2009. A abertura dos dados de dezembro mostrou que todas as categorias apresentaram contração da produção, com destaque para a forte queda registrada na indústria de bens de capital, -23%.

    Por fim, destaque negativo também para a produção de insumos típicos da construção civil, importante leading para o PIB da construção, que recuou 4,4% na margem em dezembro (com ajuste sazonal próprio), marcando o terceiro mês de queda. 

  • AEROPORTO SALGADO FILHO

    A tão aguardada definição sobre a ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho ficou mais próxima de se tornar realidade depois do encontro entre o prefeito José Fortunati e o presidente da Infraero, Antonio Augusto Matos do Vale, na manhã de hoje.

    O prefeito recebeu a garantia de que a obra é mais do que uma prioridade, uma necessidade para os planos do órgão federal. "A ampliação da pista não é só viável, mas é necessária", destacou o presidente da Infraero, enfatizando que a empresa não trabalha, neste momento, com outra alternativa além da qualificação completa do aeroporto, que já passa por diversas melhorias.

  • PETROBRAS SEM GRAÇA

    As boas e mas línguas estão dando conta de que o tempo de Graça Foster a frente da Petrobras está no fim. Bastou a especulação ganhar força para fazer com que as ações da estatal subissem vigorosamente. Que coisa, hein????

  • SINDILOJAS

    Em fevereiro, o Sindilojas Porto Alegre oferece duas opções gratuitas de capacitação para os lojistas associados à Entidade. O objetivo é qualificar os profissionais do varejo de Porto Alegre e Alvorada, contribuindo assim com a excelência do atendimento e vendas.

    No dia 10 de fevereiro ocorrerá o workshop Criatividade e Inovação: Desenvolvendo seu Potencial Profissional. O encontro acontecerá das 19h às 22h30. Já entre os dias 23 e 26 de fevereiro será realizado o curso Estratégias de Marketing e Posicionamento Mercadológico, das 19h às 22h.

    As aulas acontecerão no Centro de Capacitação do Sindicato (Rua dos Andradas, 1234 - 9º andar) e as inscrições já podem ser realizadas pelo e-mail : cursos@sindilojaspoa.com.br e se encerram no último dia útil antes dos cursos.

FRASE DO DIA

CONTRIBUINTE (OU PAGADOR DE IMPOSTOS) É AQUELE QUE TRABALHA PARA O GOVERNO SEM TER FEITO CONCURSO PÚBLICO.

R. Reagan