Artigos Anteriores

SOMOS COVARDES

ANO XIV - Nº 007/14 -

SUBUTILIZAÇÃO DOS SENTIDOS

Se a Copa do Mundo já é passado e deixou de ser manchete, a reação de Zidane ainda se mantém nos noticiários. Ontem, ao querer encerrar o assunto Copa do Mundo, que ninguém mais agüenta, opinei sobre a importância que o povo dá muito mais ao que vê e quase nada ao que ouve. Uma subutilização dos sentidos, certamente.

A MÍDIA ESTIMULADORA

A mídia em geral, sabedora da sua capacidade de influenciar o povo futebolista, há muito tempo que provoca, diariamente, times e jogadores que vão se confrontar. Os repórteres, para mostrarem serviço, tratam sempre de acirrar os ânimos de todos os envolvidos dizendo, desde o início, que o próximo encontro já será uma guerra. E depois de atingir o objetivo ainda extraem declarações preocupantes que mais estimulam brigas e desentendimentos generalizados.

NÃO HOUVE COVARDIA

Por só ter sido mostrada a agressão feita por Zidane, pela TV, o mundo foi levado, por antecipação, a condenar só o craque. Sem argüir ou admitir o grau das ofensas proferidas pelo zagueiro Materazzi, também ou até mais culpado. A reação de Zidane, de frente, pode ter sido exagerada, nunca indevida. Mais: Zidane, apesar de tudo, não foi covarde.

CONHECIMENTO PLENO

Trazendo esta realidade para o caso ?mensaleiros-, no Brasil, fico pasmo. O povo brasileiro inteiro, ao tomar conhecimento ? completo -, tanto por imagens feitas quanto por gravações telefônicas, sobre os atos de corrupção de vários políticos, não reagiu. Resultado: os bandidos acabaram absolvidos. Faltou um Zidane por aqui.

NA RUA SOMOS COVARDES

Esta nossa constante atitude pacífica mostra que somos indignados encolhidos. Falamos alto dentro de casa. Nas ruas somos muito covardes. É curioso este nosso comportamento. Gostamos de julgar a atitude dos outros povos quando pecamos pela falta de um mínimo de discernimento para os nossos problemas. Sequer temos reações que surtam bons efeitos.

OS DONOS

Para fechar, um outro assunto: o que os funcionários da CEEE têm a ver com a aprovação da desverticalização das atividades da empresa? Gente: eles são pagos para trabalhar e não para decidir o que a empresa precisa fazer para sobreviver e ser mais competitiva.

PRIVATIZADA

Agindo como se donos fossem estamos certos de que a empresa foi privatizada. Não é mais pública, mas de seus funcionários. Sendo assim, que ao menos nos paguem o valor dela e não se apoderem do que não lhes pertence. Somos covardes.

PALESTRA

O presidente da Associação dos Escritórios de Arquitetura do RS, Joaquim Haas, irá promover a palestra \"AsBEA-RS e o Ambiente Construído da Cidade de Porto Alegre\". O Encontro será para apresentar suas novas diretrizes e propostas de alteração da Legislação Urbana para a Prefeitura de Porto Alegre. O tema central será o Plano Diretor e o impacto que gera na Cidade. O evento acontece dia 18 de julho, às 12h, no British Club.

FESTA COLONIAL

As casas temáticas , os fornos, portal de entrada já estão tomando forma na Praça João Corrêa. É o clima de Festa Colonial chegando em Canela, RS, uma cidade que vive basicamente do turismo e do empenho da comunidade para a realização de eventos que fortaleça ainda mais o seu nome no calendário turístico do país, procura nos mínimos detalhes fazer com que a tradição alemã , do meio rural esteja bem caracterizada. A Festa Colonial será realizada de 21 de julho a 06 de agosto e terá entrada gratuita.

PRÊMIO

Estão abertas as inscrições da quinta edição do Prêmio Abimaq de Jornalismo para reportagens veiculadas no período de 1º de novembro de 2005 até 31 de outubro de 2006. Neste ano, os jornalistas inscritos concorrem a prêmios de R$ 13 mil em suas quatro categorias: Reportagem Jornalística, que abrange jornais e revistas, Reportagem e Artigo de Revista Especializada, Reportagem on Line e Reportagem em Rádio e Televisão. Os trabalhos devem ser enviados por correio ou entregues diretamente na Assessoria de Imprensa em sete vias - uma delas o original publicado - com o nome do veículo e a data da edição. É importante anexar a cópia da inscrição, que pode ser feita pelo site da entidade (www.abimaq.org.br), ou página de rosto com os dados do concorrente e trabalho.

NOVO INTEGRANTE

A Tecnocred, empresa porto-alegrense especializada em soluções de Tecnologia da Informação para Cooperativas de Crédito, é a mais nova integrante da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação do RS -Assespro-RS.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

QUANDO ESTAMOS FORA, O BRASIL DÓI NA ALMA. QUANDO ESTAMOS DENTRO, DÓI NA PELE.

Satanislaw Ponte Preta