Artigos Anteriores

SOCIEDADE DESPROTEGIDA

ANO XIV - Nº 007/14 -

SEM VIAJAR

Não sei quantos são os brasileiros que jamais viajaram de avião. Pela renda do nosso povo é possível imaginar que mais de 90% nunca teve contato com uma escada ou finger que leva os passageiros às aeronaves nos aeroportos. O interessante, para não dizer dramático, é que estes brasileiros que só vêem aviões pelo lado de fora, no ar, vão acabar pagando os bilhetes de quem optou por viajar pela Varig. Pode?

CONSUMIDORES PROTEGIDOS

Observem o que a ADEP - Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo - e demais entidades de defesa do consumidor, firmaram nota informando aos consumidores do transporte aéreo, em especial aos usuários da Varig, que a Navegação Aérea no Brasil é competência da União Federal.

NA LEI

Ou seja, a proposta é a seguinte, para que todos saibam como funcionam as coisas aqui no Brasil: por ter descumprido as leis, a União Federal deverá responder, em Juízo, pelos danos materiais e morais causados aos milhares de consumidores do transporte aéreo brasileiro.

PURO MERCANTILISMO

Estamos acostumados. A palavra - risco -, em certos negócios brasileiros nem sempre é do empresário. Algumas atividades não admitem e não suportam o capitalismo. Fazem de tudo para ficar no mais puro mercantilismo. Resumindo: quando há resultados positivos os donos recebem dividendos. E quando há prejuízos a sociedade paga. Bom, não?

EXEMPLOS

Atenção: tem gente que pensa que isto é capitalismo. Ao confundir, já quer ver o sistema bem longe daqui. No setor primário o exemplo é suficiente: quando os preços das commodities são baixos, ou alguma peste ou clima impede bons resultados, a conta é enviada à sociedade. Para não chamar tanto a atenção, tudo fica disfarçado em programas de prorrogação de financiamentos de safras, com taxas mínimas. Mesmo assim, nem tudo é pago.

PAGAR A CONTA

O caso Varig é tão impressionante que está na lei, segundo a ADEP e demais entidades, tudo aquilo que protege os consumidores. Não deixa de ser curioso nisto tudo é que a sociedade é tão fraca que não tem quem a proteja. Assim, o que lhe resta é pagar a conta. Sem viajar uma vez sequer de avião. Viva.

UNIVERSO DOS VINHOS

De 29 de junho a 30 de julho, no estacionamento do 1º piso do Bourbon Shopping Country, acontece o Universo dos Vinhos. Das 15h às 22h, diariamente.

ANIVERSÁRIO

O Grupo Gerdau convida para a comemoração dos 20 anos de Operação Integrada da Usina Presidente Arthur Bernardes - Gerdau Açominas, em Ouro Branco. Dia 28, às 15h30, em Ouro Branco, MG.

TREINAMENTO

O primeiro semestre da Alfamídia, maior Centro de Treinamento em TI na Região Sul do País registrou a ampliação da oferta de treinamentosfora de Porto Alegre, com turmas em andamento nas áreas de Web Design, Java e Gerenciamento de Projetos PMI nos municípios de Passo Fundo, Caxias do Sul e Novo Hamburgo, além de projetos para realização desses treinamentos em outras cidades do estado.

DECORAR

Começou neste fim-de-semana (sábado dia 24/6) e segue até 9 de julho o I Decorar DC Shopping, campanha promocional que apresenta móveis, objetos de decoração e peças de design com descontos de até 40%. Tapetes, acessórios para cozinha, puxadores e modulados para escritório, entre muitos outros itens, integram a primeira edição.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

SOMOS AQUILO QUE FIZEMOS REPETIDAMENTE.

Aristóteles