Artigos Anteriores

SOCIEDADE CONFUSA

ANO XIV - Nº 007/14 -

BRASIL PASSADO A LIMPO?

A confusa, ingênua, perturbada e atônita sociedade brasileira, pelo que informam os meios de comunicação de massa, parece que tomou (tardiamente) decisão de exigir que o Brasil seja, definitivamente, passado à limpo.Esta impressão, no entanto, está sendo observada graças ao comportamento inesperado e surpreendente da maioria dos ministros do STF que estão se decidindo pela condenação de quase todos os envolvidos no Mensalão.

ACREDITAR COMO?

Todavia, como a pesquisa Datafolha deu uma informação totalmente diversa, ao considerar, cientificamente, que praticamente metade dos eleitores não vê o julgamento como fator importante e decisivo na escolha dos candidatos às eleições municipais, não há como acreditar que isto seja verdade.

DILEMA

Ainda que seja possível a existência de um pingo de verdade nisso tudo, ao usar o raciocínio lógico chega-se à conclusão de que, neste caso, a sociedade se coloca diante de um dilema perigoso, de cunho amoroso-político. Algo complicado que a leva tomar uma decisão entre as seguintes:

1- LULA ESTÁ ENVOLVIDO!

1- Aceita como verdade que o Mensalão de fato existiu, e desta forma concorda, de uma vez por todas, com as declarações feitas por Marcos Valério de que o presidente Lula está envolvido até o pescoço nos atos de corrupção. E, a partir daí resolve dar por fim ao casamento que manteve até agora com o PT; ou,

2-SOCIEDADE APAIXONADA

2- Por estar totalmente apaixonada, a sociedade resolve aceitar o adultério de forma passiva e alegre, convencida de que esses impressionantes e inegáveis atos de corrupção, devidamente confirmados pelo STF, não mais se repetirão. Mesmo que o amante, em momento algum, declare tal compromisso e/ou estar arrependido.

AVENIDA BRASIL

Como praticamente todo os brasileiros estão de olho no desfecho da novela Avenida Brasil, mesmo que a trama esteja muito chata e irreal ainda consegue mostrar que o povo se identifica com o pobre Tufão. Já Lula e sua turma estão mais para Carminha e Max. Ou seja, nem as provas claras de adultério, roubo e outras safadezas conseguem convencer o traído apaixonado.

FIRME NO PODER

Pois é. Na novela, assim como no futebol, o povo, em massa é intolerante. Na Avenida Brasil exige que Carminha e Max paguem pelo mal que fizeram. E quanto à Nina, Jorginho e Tufão, que sejam felizes.Já na vida real, onde o rigor deveria ser total, aí a sociedade tem se mostrado tolerante com as safadezas, pelo que revela a pesquisa Datafolha. Em outras palavras: entra na conversa dos espertos, que pedem votos para continuar firme no poder, para dar continuidade às barbaridades. Pode?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • PESQUISA
    Na pesquisa espontânea (quando o cidadão não escolhe entre os candidatos previamente informados), o candidato a prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, lidera com 42%. Em segundo vem a comunista Manuela, com 24%. Villaverde, por sua vez, fica em terceiro, com 9%.No item REJEIÇÃO, Manuela D?Ávila lidera com índice de 20%, seguida de Adão Villaverde, com 19% e Fortunati, com apenas 10%, e Roberto Robaina, com 9%. Tá pintando vitória no primeiro turno. Será?
  • FRASE DE NELSON MOTTA
    Se o mensalão não tivesse existido, ou se não fosse descoberto, ou se Roberto Jefferson não o denunciasse, muito provavelmente não seria Dilma, mas Zé Dirceu o ocupante do Palácio da Alvorada, de onde certamente nunca mais sairia. Esta frase, de Nelson Motta, dá o que pensar...
  • EXPOSIÇÃO DE MÁSCARAS
    A Escola Municipal de Artes Pequeno Príncipe, de São Leopoldo, RS, organiza nos dias 24, 25 e 26 de setembro, no Bourbon Shopping São Leopoldo, uma Exposição de Máscaras. Alusiva aos 50 anos da instituição, a mostra reúne 120 máscaras produzidas pelos estudantes em materiais como gesso, balão, papel machê e disco de vinil. O evento acontece no 2º piso do shopping, das 10h às 22h.
  • TÁ NA MESA
    O Tá na Mesa desta quarta-feira, 26, vai receber o presidente do WalMart Brasil, Marcos Samaha. O evento inicia-se às 12h, no Palácio do Comércio, no Centro de Porto Alegre.

FRASE DO DIA

Deve-se aprender lendo mais em profundidade do que em largura.

Quintiliano