Artigos Anteriores

SOB O IMPÉRIO DA DESCONFIANÇA

ANO XIV - Nº 007/14 -

MAU SINAL

Depois de um período de euforia, que iniciou em outubro de 2018 com a eleição do presidente Jair Bolsonaro, a DESCONFIANÇA voltou a reinar de forma muito clara e altamente preocupante, como revelam os constantes levantamentos aferidos pelos mais diversos institutos.

CONSUMIDOR E CONSTRUÇÃO

Em março, por exemplo, o índice de CONFIANÇA DO CONSUMIDOR,  elaborado pela FGV, recuou 5,1 pontos em relação a fevereiro (96,1 para 91,0 pontos), o menor valor desde outubro de 2018.

No mesmo período, o índice de CONFIANÇA DA CONSTRUÇÃO, também calculado pela FGV, caiu 2,5 pontos, configurando a MAIOR QUEDA na margem desde junho de 2018 (-2,9 pontos).

Detalhe: o índice de expectativas deste setor teve queda ainda maior, de 7,6 pontos, para 101,4 pontos, o menor valor desde outubro do ano passado (95,3). Que tal?

EMPRESÁRIO INDUSTRIAL

Da mesma forma, no mesmo período (março) o Índice de CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO INDUSTRIAL (ICEI) registrou queda de 2,6 pontos, como informou ontem a Confederação Nacional da Indústria (CNI), com base em pesquisa realizada com 2.508 empresas, entre os dias 1º e 19 deste mês.

Detalhe: o ICEI é um indicador que antecipa tendências da economia. Empresários confiantes têm mais disposição para fazer investimentos, aumentar a produção e criar empregos. Isso é decisivo para o crescimento da economia.

CONFIANÇA NO JUDICIÁRIO

Diante de tantos índices que mostram um crescimento generalizado da DESCONFIANÇA, a cereja do bolo está estampada no Índice de CONFIANÇA NO JUDICIÁRIO, medido pela FGV. Se em 2018 apenas 29% da população confiava na Justiça, atualmente, se for levado em conta as péssimas e comprometidas decisões que vem sendo tomadas pelos ministros do STF, este percentual não vai além de 20%.

CAUSA

Quem leu o editorial até aqui já deve ter percebido, com absoluta clareza, que a CAUSA de tamanha DESCONFIANÇA está na irresponsabilidade dos deputados federais, que nestes quase 90 dias de 2019 ainda não escolheram o relator da PEC da REFORMA DA PREVIDÊNCIA, tida e havida como o REMÉDIO que pode tirar o Brasil da UTI.

100 DIAS DE GOVERNO

Faltando poucos dias para completar os 100 DIAS de governo Bolsonaro, marca que a sociedade brasileira, com forte influência da mídia, considera como vital para imprimir a identidade dos novos governos, já se sabe, infelizmente, que os brasileiros não terão muita coisa para comemorar. 

Assim, não há como contestar o DESENCANTO revelado pelos índices que medem o grau de CONFIANÇA na nossa economia. É uma pena, mas pelo silêncio das ruas tudo indica que a DESCONFIANÇA gera SATISFAÇÃO.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • MARCEL VAN HATTEM NA CIC

    O pensador e deputado federal Marcel van Hattem será o palestrante da reunião-almoço que a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) realiza na próxima segunda-feira, 1º de abril, às 12h. Tema:  “As reformas e o futuro do Brasil”.

  • EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

    O Bourbon San Pellegrino recebe até o dia 29 de março a exposição fotográfica “Ninguém fica para trás”, da Comunidade Down Caxias. Com fotos de Belisa Stedile, a mostra acontece em alusão à Semana da Conscientização da Síndrome de Down, que acontece na cidade de Caxias do Sul durante o período.

    As imagens fazem parte do projeto da Comunidade Down de Caxias e mostram pessoas portadoras da síndrome em momentos lúdicos e do cotidiano, como praticando balé, brincando ou fantasiando com seus personagens favoritos. A mostra busca retratar a importância da inclusão social e o trabalho realizado pela entidade ao auxiliar as pessoas com Síndrome de Down a descobrirem seus talentos e quem desejam ser na vida profissional e pessoal.

    A exposição é gratuita e acontece no primeiro andar do Bourbon San Pellegrino, estando aberta à visitação das 10h às 22h.

    Evento: Exposição Fotográfica Comunidade Down Caxias
    Período: 22 a 29/03/2019
    Horário: Segunda a Sábado das 10h às 22h
    Localização: 1º andar em frente a Renner - Bourbon San Pellegrino

  • FÓRUM DA LIBERDADE

    AS INSCRIÇÕES PARA O FÓRUM DA LIBERDADE ESTÃO ABERTAS!

    Utilize o meu código de desconto e economize 10% na inscrição.

    CÓDIGO DE DESCONTO 10% OFF: pontocritico

    O Fórum da Liberdade, reconhecido pela Revista Forbes como o maior espaço de debate político, econômico e social da América Latina, ocorrerá nos dias 08 e 09 de abril, no Centro de Eventos da PUCRS.

FRASE DO DIA

Somos o que fazemos: nos dias em que fazemos, realmente existimos; nos outros, apenas duramos.

Padre Antônio Vieira